Aparecer

Aparecer

“Quem tem telhado de vidro não atira pedra no do vizinho”

“Quem tem telhado de vidro não atira pedra no do vizinho”

Siga-nos no instagram

sábado, 23 de julho de 2016

Rui diz que eleições "começam agora" Rui Costa admitiu que os partidos de sua base terão de fato as três chapas desenhadas



Embora ainda procure mostrar certa distância das decisões sobre os partidos que fazem oposição ao prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), o governador Rui Costa (PT) já começa a falar em público sobre as eleições municipais deste ano.

“Agora é que as coisas começam a acontecer mais efetivamente, e todo mundo até aqui testou seus nomes em várias cidades. Os acordos começam a acontecer, e até o dia 5 (de agosto) teremos tudo definido. As coisas estão caminhando bem. Em Salvador foi o que nós prevíamos, de ter três candidaturas da nossa base. Vai ser um debate importante na cidade”, disse Rui na cerimônia em que anunciou a inauguração da Agroindústria de Processamento de Frutas da Cooperativa Agropecuária Familiar de Canudos (Coopercuc).

O governador, contudo, não quis comentar sobre as negociações com o PCdoB, que tem a candidatura da deputada federal Alice Portugal a prefeita de Salvador.  Brigam pela vaga de vice na chapa que será encabeçada pela comunista o PT, que sequer lançou pré-candidato, e o PSB, que decidiu retirar a pré-candidatura da senadora Lídice da Mata, em prol da ‘união das oposições’ para enfrentar ACM Neto.

“O candidato tem que ter autonomia para compor a sua vice, ninguém externamente deve impor ao candidato. Vai da sensibilidade dele”, disse o comandante do Executivo baiano em entrevista coletiva. Rui Costa admitiu, contudo, que os partidos de sua base terão de fato as três chapas desenhadas até então pelas pré-candidaturas.

Além do PCdoB de Alice Portugal, terão candidatos o PDT, do deputado estadual Pastor Sargento Isidório, e o PP (partido do vice-governador, João Leão), que tem como candidato o ex-secretário da Superintendência de Controle e Ordenamento do Uso do Solo do Município (Sucom) Cláudio Silva. Para o governador, porém, o que ainda não foi acertado precisa ser decidido “em horas” e não mais “em dias”. 

“Agora eu diria que começa de fato a reta de chegada. Todo mundo até aqui chegou com seus nomes. A partir daqui, os acordos começam a acontecer em horas e não mais em dias. As coisas estão caminhando bem, o quadro é o que nós precisamos”. E o governador ainda fez mistério. “Pode até ter novas candidaturas (na base dos partidos de oposição ao prefeito”, disse o petista.  “O que nós tínhamos que fazer está feito. Agora é fechar a estratégia das chapas proporcionais. 

Isso ainda vai sofrer acomodações, mas eu acho que o essencial está definido”, enfatizou o governador, que sofreu críticas por não ter conduzido o processo de perto. Vaga de vice deve ficar com o PT Nos bastidores, conforme apurou a Tribuna, a vaga de candidato a vice-prefeito na chapa do PCdoB deve mesmo ficar com um nome do PT. Entre os cotados estão a presidente do partido em Salvador, ex-vereadora Marta Rodrigues, e os deputados federais Afonso Florence (líder do PT na Câmara Federal), Jorge Solla e Valmir Assunção.

O vereador Gilmar Santiago também teve seu nome disponibilizado pelo PT, mas declinou da missão. Ele se colocava como pré-candidato do partido. No PSB, os nomes disponíveis são do vereador Silvio Humberto e do ex-deputado estadual Capitão Tadeu. O partido também cogitou a deputada estadual Fabíola Mansur, mas ela também não aceitou a indicação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Rua principal de Jucuruçu - Bahia, 3 de março de 2024.

Jucuruçu - Bahia. Pedaço bom do Brasil.