Aparecer

Aparecer

“Quem tem telhado de vidro não atira pedra no do vizinho”

“Quem tem telhado de vidro não atira pedra no do vizinho”

SÍTIO RIVERSIDE RANCH, UM SONHO REALIZADO COM MUITO SACRIFÍCIO E LUTA, A HISTÓRIA DE OZILENE HERLAN

Siga-nos no instagram

terça-feira, 30 de abril de 2019

Vereda realiza sua V Conferência Municipal de Saúde






Com o tema- Democracia e Saúde: Saúde como Direito e  Consolidação e Financiamento do SUS, a cidade de Vereda realizou nesta segunda-feira, 29 de abril, na Quadra João Gobira que fica localizada na Rua São Sebastião, a sua V Conferência Municipal de Saúde.

A abertura contou com a presença do vice-prefeito Flávio Borges, do vereador Sisin, dos secretários –Zeunice Carvalho (assistência social) e Nilton Santos (saúde), da presidente do Conselho Municipal de Saúde, Geane Jesus Silva, da diretora da policlínica regional de Teixeira de Freitas, enfermeira Lisandra Amin, de servidores da saúde, alunos do município e moradores.

A presidente do Conselho Municipal de Saúde, Geane Santos, falou dos avanços conquistados e das dificuldades enfrentadas no dia a dia. A presidente chamou a atenção da população que não compareceu ao evento para discutir os problemas que são de todos, mas usam as redes sociais para reclamar.


Durante a conferência foram debatidos os problemas da saúde do município, o fortalecimento do SUS e a busca por soluções. As decisões tomadas e aceitas pelos delegados eleitos, serão transformadas em documentos e serão apresentadas nas Conferências Estadual e Nacional.

Para o prefeito Dinoel Carvalho, a Conferência é de grande importância para o melhoramento e direcionamento da saúde do município “há um debate entre a sociedade, os gestores e as pessoas voltadas para a questão da saúde, que são os administradores, é de grade fundamento, de grande importância, porque a população vai mostrar as suas carências, as suas necessidades e a secretaria de saúde de alguma maneira vai tentar encontrar uma solução para os casos existentes em nosso município. Eu sei que não está sendo fácil, porque a saúde é cara, a saúde não pode esperar, tem que ser imediata, e hoje o tratamento do SUS está complicado, a policlínica está atendendo, mas não está suprindo nossas demandas. Porque no caso do município de Vereda, por exemplo, nós só temos uma ressonância por mês, e se tivermos mais pedidos, fica para o próximo mês, então vira uma bola de neve. Então eu acho que a policlínica está ajudando, mas não está aliviando a questão da saúde”.


O prefeito disse que sabe que há muita cobrança por parte da população, “eu sempre priorizei a saúde, eu chego a gastar até 20% por ano com a saúde, nosso limite é 15%, mas nós gastamos mais 5%, porque não dá, são gastos exorbitantes que nós temos e nosso município é um município difícil de administrar, porque nós temos 06 distritos, e todos são carentes, então eu sempre recomendo que quando a questão for de saúde que seja tratada em primeiro plano. Eu sei que nós temos ainda muito o que fazer, mas eu acredito que nós atingimos de 80 a 90% da demanda” afirmou Dinoel.

O prefeito aproveitou para falar de mais uma conquista para a saúde do município, um aparelho de Raio X que ele conseguiu através de uma emenda do deputado federal José Carlos Araújo, que vai amenizar um pouco os problemas da população que precisa vir a Teixeira de Freitas quando precisa do procedimento.

Nilton Santos, Secretário de Saúde disse que a conferencia é muito importante para a população trazer suas ideias, suas críticas construtivas, para assim, a secretaria buscar as solicitações na medida do possível. O secretário afirmou que muitas demandas discutidas na conferência de 2017, quando ele assumiu o cargo, foram executadas.

Para o secretário a principal dificuldade enfrentada por sua secretaria e o pouco recurso. Nilton disse que o município é pequeno, e para manter o hospital a folha de pagamento e os gastos com medicamentos e manutenção chega a quase 150 mil mensal, as AIH que o governo disponibiliza não chega a 10 mil reais, o resto é bancado com recursos próprios.

Após almoço, os participantes formaram grupos para debater os problemas debatidos e elaborar propostas que serão apresentadas nas conferências Estadual e Nacional.


As propostas aprovadas em plenário serão apresentadas nas etapas da Conferências Estadual e Nacional de Saúde, que será realizada em agosto, em Brasília./bahiaextremosul

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Rua principal de Jucuruçu - Bahia, 3 de março de 2024.

Jucuruçu - Bahia. Pedaço bom do Brasil.