Aparecer

Aparecer

“Quem tem telhado de vidro não atira pedra no do vizinho”

“Quem tem telhado de vidro não atira pedra no do vizinho”

SÍTIO RIVERSIDE RANCH, UM SONHO REALIZADO COM MUITO SACRIFÍCIO E LUTA, A HISTÓRIA DE OZILENE HERLAN

Siga-nos no instagram

sábado, 14 de setembro de 2019

Setembro Verde: aumenta o número de captação de órgãos no HMTF






O Setembro Verde é uma campanha nacional que ganhou força em Teixeira de Freitas. O objetivo da campanha é sensibilizar a sociedade e familiares de pacientes potenciais doadores – diagnosticados com morte encefálica, internados sob cuidados intensivos – conforme autorização consentida prevista em lei. Isso é fundamental, pois um das maiores dificuldades enfrentadas na captação de órgãos para transplante no Brasil é a negativa familiar. Falta de conhecimento sobre o tema, estado emocional, medo e até mesmo, questões culturais, são alguns dos motivos das pessoas não doarem.

A campanha motivou os funcionários do HMTF à levar para o desfile cívico o tema : “Doe órgãos, doe Vidas.“, que fez com que a população conhece o serviço realizado no HMTF.

Na Bahia, segundo dados do Sistema Estadual de Transplantes, apenas 30% das famílias entrevistadas dizem sim à doação. Porém, em Teixeira de Freitas, através do ponto de capação de órgãos instalado no Hospital Municipal de Teixeira de Freitas, o momento é de um mudança nesta realidade.

A OPO – Organização de Procura de Órgãos -, teve um aumento na captação de órgãos. Em 2018 captou 30 órgãos e 20 córneas, e este ano, somente até o mês de setembro, foram captados 40 órgãos e 30 córneas. O que já coloca Teixeira de Freitas como a primeira cidade do interior da Bahia em número de captações, ficando atrás apenas de Vitória de Conquista e Salvador.

Segundo a enfermeira de referência da OPO, Paula Farias o setor realiza a sensibilização com as famílias de possíveis doadores o ano inteiro, intensificando ações durante o Setembro Verde. “Este ano levamos para o desfile de sete de setembro transplantados que já foram beneficiados pela doação de órgãos, conseguimos mostrar para a população que doando órgãos, você pode salvas vidas. Nesse processo de doação de órgãos, o principal fator é a humanização, o acolhimento.” Explicou a coordenadora./ bahiaextremosul

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Rua principal de Jucuruçu - Bahia, 3 de março de 2024.

Jucuruçu - Bahia. Pedaço bom do Brasil.