Aparecer

Aparecer

“Quem tem telhado de vidro não atira pedra no do vizinho”

“Quem tem telhado de vidro não atira pedra no do vizinho”

SÍTIO RIVERSIDE RANCH, UM SONHO REALIZADO COM MUITO SACRIFÍCIO E LUTA, A HISTÓRIA DE OZILENE HERLAN

Siga-nos no instagram

sexta-feira, 5 de maio de 2023

Deputada propõe criação de categoria do Bolsa Família para comunidades indígenas na Bahia

Segundo Cláudia Oliveira, medida tem como objetivo prolongar período de saque do benefício para famílias indígenas, além de abranger mudança do calendário de pagamentos

A deputada Cláudia Oliveira (PSD) apresentou uma indicação na Assembleia Legislativa endereçada ao governador Jerônimo Rodrigues para que lute junto ao Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome e Ministério dos Povos Indígenas pela criação de uma categoria específica do programa Bolsa Família para as comunidades indígenas. 

Segundo a deputada, a medida tem como objetivo prolongar o período de saque do benefício para as famílias indígenas, além de abranger a mudança do calendário de pagamentos, que atualmente é vinculado ao Número de Identificação Social (NIS) dos beneficiários. A ideia é que o saque possa ocorrer de forma independente do dia previsto no calendário. 

De acordo com Cláudia Oliveira, a Bahia precisa ser pioneira e estar à frente desse processo, uma vez que é um dos estados com mais localidades de povos originários no país, contando com 134 localidades indígenas em 39 municípios, conforme dados do IBGE de 2022. 

“Acesso às políticas públicas ainda é um problema dentro das comunidades indígenas no Brasil e os benefícios implementados em favor da população não alcançam, muitas vezes, as comunidades indígenas. Dessa forma, mesmo aquelas famílias que recebem este benefício, por questão de localização da aldeia, demoram dias e até meses para sacá-lo”, disse a deputada. 

Cláudia Oliveira afirmou ainda que é necessário que o governo leve em consideração as particularidades dessas comunidades e encontre soluções para garantir o acesso aos direitos sociais. A proposta apresentada busca justamente garantir que as famílias indígenas tenham acesso ao Bolsa Família sem precisar se deslocar por longas distâncias para sacar o benefício. 

Com essa iniciativa, a deputada espera contribuir para a redução da desigualdade social e para a garantia dos direitos das comunidades indígenas da Bahia. A proposta agora será analisada pelo governador e, caso seja aprovada, poderá trazer grandes benefícios para as famílias indígenas do estado./Radar News

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Rua principal de Jucuruçu - Bahia, 3 de março de 2024.

Jucuruçu - Bahia. Pedaço bom do Brasil.