Aparecer

Aparecer

“Quem tem telhado de vidro não atira pedra no do vizinho”

“Quem tem telhado de vidro não atira pedra no do vizinho”

SÍTIO RIVERSIDE RANCH, UM SONHO REALIZADO COM MUITO SACRIFÍCIO E LUTA, A HISTÓRIA DE OZILENE HERLAN

Siga-nos no instagram

quarta-feira, 16 de abril de 2014

Veja algumas curiosidades sobre o bacalhau

1. A Igreja recomenda que os fiéis se abstenham de carne durante a Quaresma, período de 40 dias entre a Quarta-Feira de Cinzas e o Domingo da Páscoa, pois a prática evocaria o sacrifício de Cristo pela humanidade. Segundo a Bíblia, Ele teve sua carne imolada para salvar os pecadores. Hoje, porém, as pessoas costumavam evitá-la apenas na Sexta-Feira Santa.

2. Não se sabe muito bem como o bacalhau virou o prato oficial da Páscoa, já que a Igreja permite o consumo de qualquer tipo de peixe. A maioria dos pesquisadores acredita que isto ocorreu por se tratar de um alimento que se conserva por mais tempo. Por isso, é possível transportá-lo para regiões mais distantes.

3. Na verdade, o bacalhau, que é o processo de salgar a carne, batiza quatro tipos diferentes de peixes: imperial, saithe, zarbo e ling.

4. Acredita-se que tenha sido o explorador italiano Pietro Querini o responsável por apresentar, em 1432, o bacalhau aos europeus.

5. Os portugueses conheceram o peixe por volta de 1497, quando chegaram à América do Norte. Sua "descoberta" resolveu um problema sério das expedições marítimas: a conservação dos alimentos durante a viagem.

6. O bacalhau foi trazido para o Brasil no século 19 pela corte de D. João VI.

7. O peixe vive 20 anos e chega a atingir 1,80 metro, e a pesar 20 quilos.

8. O Jornal do Brasil noticiou certa vez que Machado de Assis comia bacalhau todos os domingos.

9. O bacalhau corresponde a cerca de 10% da indústria de peixes do mundo.

10. Uma porção de bacalhau contém 13 gramas de proteína e 58 calorias (das quais, apenas 4 provêm de gorduras). O alimento também é fonte de vitamina C, D, B6 e B12.

A Noruega está tentando preservar e manter os estoques de bacalhau. Mesmo assim, entidades ambientais prevêem que, em virtude do largo consumo, esse tipo de peixe pode desaparecer em poucos anos. Isso significa… Adeus, bolinho de bacalhau!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Rua principal de Jucuruçu - Bahia, 3 de março de 2024.

Jucuruçu - Bahia. Pedaço bom do Brasil.