Aparecer

Aparecer

“Quem tem telhado de vidro não atira pedra no do vizinho”

“Quem tem telhado de vidro não atira pedra no do vizinho”

SÍTIO RIVERSIDE RANCH, UM SONHO REALIZADO COM MUITO SACRIFÍCIO E LUTA, A HISTÓRIA DE OZILENE HERLAN

Siga-nos no instagram

terça-feira, 22 de julho de 2014

Eleições terão Lula 'anti-Dilma', 7 Tiriricas, 3 Obamas e 5 papais noéis


Os eleitores poderão optar pelo Barack Obama fluminense (à esq.), pelo Tiririca do Amapá (centro) e pelo Lula 'da oposição' no DF
Os eleitores poderão optar pelo Barack Obama fluminense (à esq.), pelo Tiririca do Amapá (centro) e pelo Lula 'da oposição' no DF


Tio Lula, Mestre Lula, Lula Defensor, Lula da Van, Lula do Lava-Jato, Lula de Zé da Sopa, Doutor Lula. Esses são apenas alguns dentre os 13 candidatos nas eleições deste ano que resolveram incorporar o apelido do ex-presidente petista Luiz Inácio Lula da Silva em seus nomes de urna.

A prática, que busca atrair votos usando o nome de políticos e celebridades conhecidos, é comum no país. O levantamento foi feito com base nos dados divulgados pelo TSE nesta segunda-feira (21).

Horácio Moreira de Moura, 58, conhecido como "Lula", faz neste ano sua estreia nas urnas disputando uma vaga de deputado distrital pelo PT do B do Distrito Federal.

Sobre o fato de ter se filiado a um partido que faz oposição ao governo do PT, ele não vê contradição: "Não sei se ele ficaria chateado, eu acho que não. Ele nem me conhece. Eu o vi uma vez de longe".

"Eu sempre fui fã do Lula. Quando as pessoas falavam mal dele, eu o defendia. Aí todo mundo aqui de Santa Maria (DF) começou a me chamar de Lula, e o apelido pegou", afirmou.

O candidato diz que, caso eleito, irá denunciar casos de corrupção independentemente do partido envolvido: "Até se fosse um caso como o mensalão. Mas acredito que o Lula não estava no meio de toda essa patifaria, não. Ele foi mal assessorado. Mas, se ele fosse [envolvido] e eu fosse deputado, denunciaria também! E aí o cristal ia quebrar, a admiração acabaria. A corrupção mata mais do que guerra".

O Lula do DF decidiu entrar na política após convite do deputado distrital Olair Francisco (PT do B-DF), para quem já fez "muito serviço". "Ele [Olair] falou: 'Lula, você é muito popular, vou te colocar como candidato'. Não tenho muita expectativa de ganhar a eleição, vou mais para ajudar o pessoal."

Outro nome escolhido por aspirantes a político é o do deputado federal Tiririca (PR-SP). Em 2014, os eleitores poderão escolher entre o Tiririca do Amazonas, o Tiririca do Amapá, o Tiririca de Aracaju, o Jaja Tiririca, o deputado federal Tiririca (PR-SP), que busca a reeleição, entre outros homônimos do palhaço.

O "genérico" do Amapá, José Arnoudo Alves de Amorim (PPS-AP), diz que imita o Tiririca desde 1995, "na época da música 'Florentina'. Sou fã dele! É o maior palhaço que tem".

Sobre o nome, ele afirma que "é uma forma de chamar a atenção das pessoas". "Nós não temos muito dinheiro [para a campanha], e quem não tem dinheiro precisa chamar a atenção de alguma forma."

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, foi lembrado por três candidatos brasileiros que buscam uma vaga na Câmara Federal.

Um deles, Claudio Henrique dos Anjos (PT-RJ), diz ser um grande admirador do presidente americano e afirma que o apelido surgiu em 2010. "Eu ia disputar eleições em Belford Roxo (RJ), e tinha projetos inovadores, queria mudar a cidade. Amigos começaram a associar o meu nome ao do Obama, que também tinha a mudança como mote da campanha", diz.

"Em um primeiro momento aconteceu de as pessoas não me levarem a sério. O nome do Obama chama a atenção para que as pessoas conheçam os projetos, e as elas acabam votando nos projetos, nas ideias, não pelo nome", afirmou.

O candidato do PSDB à Presidência da Republica, Aécio Neves, também foi homenageado: os mineiros podem votar em Aécio Di Neves para deputado federal. Esse foi o nome de urna adotado por Aécio Tadeu Ferreira Santos, do PPS.

Ex-jogadores de futebol também foram homenageados no pleito deste ano. São três Pelés e um Neymar. Xuxa, a rainha dos baixinhos, foi lembrada por cinco candidatos.

Eleitores do Mato Grosso do Sul, do Ceará e do Rio Grande do Sul poderão escolher o Papai Noel nas eleições deste ano. São cinco políticos que optaram por usar o nome do bom velhinho nas urnas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Rua principal de Jucuruçu - Bahia, 3 de março de 2024.

Jucuruçu - Bahia. Pedaço bom do Brasil.