Aparecer

Aparecer

“Quem tem telhado de vidro não atira pedra no do vizinho”

“Quem tem telhado de vidro não atira pedra no do vizinho”

SÍTIO RIVERSIDE RANCH, UM SONHO REALIZADO COM MUITO SACRIFÍCIO E LUTA, A HISTÓRIA DE OZILENE HERLAN

Siga-nos no instagram

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2019

Biometria: o que é verdade e o que é mentira acerca do recadastramento?





Desde o ano de 2008, a Justiça Eleitoral tem adotado a tecnologia da biometria, visando dar mais segurança na hora da identificação de cada eleitor. O procedimento de coleta das digitais, assinatura e foto tem sido feito gradativamente nas diferentes zonas eleitorais.

Como qualquer novidade, o recadastramento biométrico gera muitas dúvidas e diversos boatos inundam as redes sociais – alguns deles preveem consequências como a perda de benefícios sociais, descartadas pela Justiça Eleitoral.

Em Teixeira de Freitas, a 183ª Zona Eleitoral, as atividades seguem a todo vapor em diversos pontos da cidade, além do Fórum da cidade, no Memorial Legislativo da Câmara de Vereadores (de segunda a sábado) e no Salão do Júri, do Juizado Especial.

Leia também: Biometria: eleitores de Teixeira de Freitas ganham duas novas opções de atendimento - O objetivo do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) é recadastrar o maior número de eleitores até o próximo dia 22 de fevereiro, data em que encerra a revisão biométrica na região e em mais 33 municípios.

Mas quem não fizer o recadastramento terá seu CPF cancelado?

Segundo o TRE-BA, quem não se recadastrar até o fim do prazo anunciado pela zona eleitoral terá o título eleitoral cancelado e não poderá votar nas eleições seguintes. Não se aplica a outros documentos. Todavia, o cidadão permanece sujeito às implicações previstas pelo Artigo 7º, do Código Eleitoral [Acesse aqui].

Perdi o prazo e o meu título foi cancelado. E agora?

Se o título foi cancelado porque o eleitor não compareceu em tempo hábil para cadastrar a biometria, é possível fazer a regularização. Ele deve se dirigir ao Cartório da Zona Eleitoral correspondente, que irá informar oficialmente sobre os procedimentos a serem adotados, bem como as datas precisas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Rua principal de Jucuruçu - Bahia, 3 de março de 2024.

Jucuruçu - Bahia. Pedaço bom do Brasil.