Aparecer

Aparecer

“Quem tem telhado de vidro não atira pedra no do vizinho”

“Quem tem telhado de vidro não atira pedra no do vizinho”

Siga-nos no instagram

sábado, 9 de fevereiro de 2019

Socorro: Córrego do chumbo vive seu pior momento de poluição sua água chegou parar





Depois da enchente em 3 de dezembro que aconteceu o represamento do córrego do chumbo a água está represando deixando assim a água represada e com um forte mau cheiro muita gente está reclamando dos maus tratos do córrego do chumbo dá pra ver nas imagens sua verdadeira situação de abandono.

O pessoal que mora e os que trabalham perto do mesmo reclamam bastante do mau cheiro constante.

Infelizmente, o Brasil cuida pouco da qualidade da água de seus rios nas últimas décadas. O forte crescimento das cidades sem planejamento urbano adequado despejou em grande parte dos rios brasileiros uma grande quantidade de lixo, esgoto urbano doméstico e resíduos industriais. O resultado disso foi à poluição de vários rios.


Diversos rios brasileiros têm sofrido as consequências da poluição. O maior exemplo disso é o rio Tietê. — Gostaríamos que houvesse um trabalho de conscientização da população em geral, porque não são só as pessoas das comunidades carentes que jogam lixo no rio. A prefeitura também precisa manter a limpeza constantemente, porque uma coisa não funciona sem a outra. Se deixarmos assim, os próximos passos serão o aumento das doenças e, no futuro, a falta de água limpa —

As fontes de água doce são vitais para os seres humanos, mas recebem um grande número de poluentes. O lançamento de resíduos orgânicos, acima da capacidade de absorção pelos organismos decompositores e o de resíduos inorgânicos não biodegradáveis, muitos inclusive tóxicos e cumulativos, nos rios córregos, lagos e mares, ameaçam a sobrevivência de todos que dependem da água para sobrevivência.

Causas


As fontes de poluição dos rios estão dispersas pela superfície terrestre. Embora o fenômeno seja mais concentrado e mais visível nos complexos sistemas urbanos, surge também nos ecossistemas naturais e agrícolas. Nas grandes aglomerações urbanas, o problema da poluição das águas assumem proporções catastróficas.

São as cidades que concentram os maiores contingentes populacionais e a maioria das indústrias, reunindo uma infinidade de fontes poluidoras, tanto na forma de lixo, esgoto doméstico como de efluentes industriais. A atividade agrícola com o uso indiscriminado de agrotóxicos (pesticidas, herbicidas e inseticidas) e de fertilizantes utilizados pela agricultura moderna é a grande vilã da poluição.

O córrego do chumbo como tantos outros pedem socorro, pois as pessoas não os receitam e lançam sobre os mesmos objetos que só fazem o mau. É triste e doloroso ver um rio morrer pela a mão das pessoas que não tem noção e nem compaixão de uma água pura e saudável que todos possam saciar sua sede, por isso o nosso córrego do chumbo pede socorro me deixa viver e transitar livremente sem poluição.

Opinião de um internauta: O córrego do chumbo seria lindo se fosse bem cuidado, mas hoje se encontra numa posição de total abandono, com os esgotos a cair diretamente no seu leito, sem qualquer tratamento, num total descaso das autoridades locais. Agoniza e sobrevive por força da natureza, apenas.

O córrego do chumbo está agonizando por falta de ação da população nas épocas de pouca chuva que espera pelos governantes e estes por acreditarem ser caro recuperar o Rio. Mas já foi o tempo em que tínhamos vários caiaques rodando e várias pessoas pescando. Quem vier com boas idéias será mito bem vindo.


É um absurdo o que o Poder Público faz com o córrego do chumbo jogando os esgotos da Cidade sem tratamento no córrego. A indústria joga resíduos, e os Cidadãos também são responsáveis, pois nele despejam lixos e entulhos.

O córrego do chumbo já teve seus dias de muita beleza há muitos anos atrás, hoje sobrevive ao desmatamento e aos esgotos que são lançados no mesmo. Quando é período chuvoso ele ainda dá um show.

Um comentário:

  1. Feio mesmo tá lá na fazenda de Dinho o rio tá mais parecendo um esgoto, só Deus na causa mesmo.

    ResponderExcluir

Rua principal de Jucuruçu - Bahia, 3 de março de 2024.

Jucuruçu - Bahia. Pedaço bom do Brasil.