Aparecer

Aparecer

“Quem tem telhado de vidro não atira pedra no do vizinho”

“Quem tem telhado de vidro não atira pedra no do vizinho”

SÍTIO RIVERSIDE RANCH, UM SONHO REALIZADO COM MUITO SACRIFÍCIO E LUTA, A HISTÓRIA DE OZILENE HERLAN

Siga-nos no instagram

domingo, 5 de dezembro de 2021

Vereda realiza 6ª Conferência Municipal de Saúde, sendo o primeiro município do Extremo Sul a garantir esse direito a população em 2021

 

Vereda:  Na última quinta-feira (02/12), a prefeitura de Vereda, através do Conselho Municipal de Saúde e da Secretaria Municipal de Saúde, realizou a 6ª Conferência Municipal de Saúde. “A Saúde é um direito e o SUS uma conquista”. Pela Manutenção desta conquista se faz necessárias as conferências de saúde. Nas conferências reúnem-se os representantes da sociedade (que são os usuários do SUS), do governo, dos profissionais de saúde, dos prestadores de serviços, parlamentares e outros para “avaliar a situação da saúde e propor as diretrizes para a formulação da política de saúde” nos municípios, nos estados e no país.

 

A Gestão do Prefeito Manrick Teixeira, entendendo o quão valoroso é a garantia desse direito a população veredense não mediu esforços para que a Conferência que teve como tema: Os Desafios do SUS Durante e Pós Pandemia ocorresse no primeiro ano de governo, como é recomendado, uma vez este foro municipal aberto a toda sociedade pudesse garantir a avaliação da situação da saúde, de acordo com os princípios e as diretrizes do Sistema Único de Saúde – SUS previstos na Constituição Federal e assim definir diretrizes para plena garantia da saúde como direito fundamental do ser humano e como política de estado, condicionada e condicionante do desenvolvimento humano, econômico e social; tendo como produto final a definição diretrizes e propostas que possibilitem a confecção do Plano Municipal de Saúde, para o quadriênio 2022-2025. 

Em um plenária cheia de emoções a Presidente do Conselho de Saúde Vereda Jamille Nonato, ao declarar aberta a Conferência lembrou dos desafios trazidos pela pandemia e a importância do envolvimento da sociedade. 

Após a conferência ter sido oficialmente a aberta na plenária de abertura que contou com diversas autoridades, a mesma foi consagrada ao Senhor através de lideres religiosos da Igreja Católica, da Igreja Assembléia de Deus e da Igreja Primeira Batista. 

Em sua fala o representante da SESAB o Coordenador Técnico do Núcleo Regional de Saúde Extremo Sul, o Drº Hebert Chagas parabenizou o município de Vereda por em 2021 ser o primeiro município da Região a realizar a Conferência de Saúde como etapa primordial para planejar as ações em saúde que impactarão a toda sociedade. 

Lembrando a missão recebido por todos aqueles que compõem a gestão do Prefeito Manrick, de ofertar serviços públicos de qualidade aos veredenses o Secretário de saúde Interino Josué Pinto, parabenizou aos trabalhadores de saúde por de fato estarem construindo um novo tempo e uma nova história na saúde de Vereda. 

Emocionado o Prefeito de Vereda Manrick Teixeira, expressou sua confiança em Deus ao assumir a missão de gerir o município, juntamente com o vice-prefeito Salvador Nonato, lembrou das ações desenvolvidas no enfretamento a COVID-19 que quando foi identificado o primeiro caso da variante Delta da Bahia em Vereda, o município já havia tomado medidas que contiveram seu avanço, Manrick citou os avanços já alcançados pela saúde de vereda, como a melhoria dos indicadores do Previne Brasil saindo 12ª posição da região paro o quinto lugar, relatou o aumento de mais 350% da oferta de exames e consultas especializadas comparado ao ano de 2020, a implantação de equipe técnica, ofertando de serviços mais próximo da comunidade. 

Manrick expressou sua gratidão a Deus pela Secretária anterior Maria José que montou a equipe da saúde, uma equipe dedicada, agradeceu ao secretário de Finanças Josué, ao citar a dificuldade para governar a cidade pequena, com pouca arrecadação, mas junto ao secretário de finanças realizaram um planejamento e tem obtido um bom resultado, citando que a suplementação de recuso próprio na saúde chegando a 32%, o dobro do mínimo obrigatório, garantindo os pagamentos do trabalhadores e fornecedores em dia. Finalizando relatou possamos viver dias de luta e de gloria, e que muito mais está por vir em 2022. 

A conferência seguiu com a ministração da Palestra Magna pela Enfermeira, referência técnica do NRS de Extremo Karine Carvalho, que de forma brilhante incentivou a todos os conferencistas a participarem de forma ativa desse espaço conquistado a base de muita luta social. 

Explanando sobre os o SUS, apresentando desafios e mecanismos para enfretamento dos mesmo. De forma emocionada Karine relembrou que fomos levados a lutar contra a covid-19 desarmados e hoje temos a imunização como nossa principal armas.

 

Avaliada como muito produtiva pelos presentes, a conferência que teve momentos de relaxamento com atividades laborais conduzidas pela Fisioterapeuta Veronica Silveira, a mesma foi encerradas após aprovação das propostas formuladas nos dos três eixos de debate, que comporão o relatório final da conferência e o plano de saúde para o próximo quadriênio./focodenoticias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Rua principal de Jucuruçu - Bahia, 3 de março de 2024.

Jucuruçu - Bahia. Pedaço bom do Brasil.