Aparecer

Aparecer

“Quem tem telhado de vidro não atira pedra no do vizinho”

“Quem tem telhado de vidro não atira pedra no do vizinho”

SÍTIO RIVERSIDE RANCH, UM SONHO REALIZADO COM MUITO SACRIFÍCIO E LUTA, A HISTÓRIA DE OZILENE HERLAN

Siga-nos no instagram

quarta-feira, 25 de maio de 2022

Bahia: pesquisa aponta vitória de ACM Neto no governo no primeiro turno


A nova pesquisa da Real Time Big Data sobre as eleições estaduais da Bahia, divulgada nesta terça-feira, 17, aponta a vitória de ACM Neto (União Brasil) no primeiro turno. O ex-prefeito de Salvador tem 55% das intenções de voto, contra 18% de Jerônimo Rodrigues (PT), apoiado pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e 10% do ex-ministro da Cidadania, João Roma (PL), apoiado pelo presidente Jair Bolsonaro. 

Uma eventual vitória de ACM Neto representaria o fim da hegemonia petista no estado, que já dura desde 2006, quando Jaques Wagner (PT) derrotou o carlismo, corrente política liderada pelo avô do prefeito de Salvador, o ex-senador Antonio Carlos Magalhães. Desde então, Wagner se reelegeu em 2010 e depois fez o seu sucessor, Rui Costa (PT), que também está no segundo mandato. 

Apesar de ainda não conseguir emplacar Rodrigues, Rui Costa conta com 55% de aprovação dos eleitores da Bahia, segundo a mesma pesquisa. O candidato petista, por outro lado, é rejeitado por 29% dos consultados – acima de Roma (28%) e ACM (17%). Outro nome com alto porcentual de rejeição é Kleber Rosas (PSOL), pré-candidato que tem 26% no critério e apenas 1% das intenções de voto. 

Outros 9% declaram voto branco ou nulo, e 7% não sabem ou não responderam.

No Senado, quem lidera a pesquisa é o atual senador Otto Alencar, com 30% da preferência dos eleitores entrevistados – ele é apoiado por Lula e pelo PT. A médica bolsonarista Raíssa Soares (PL), conhecida por defender remédios ineficazes contra a Covid-19 durante a pandemia, aparece com 10%, o deputado federal Cacá Leão (PP) tem 6% e Tâmara Azevedo (PSOL) pontua 4%. Leão, no entanto, deve ser o vice da chapa de ACM no governo. 

No senado, 28% dos consultados não sabem ou não responderam. Outros 22% declararam voto branco ou nulo. 

A pesquisa ouviu 1.500 pessoas entre 14 e 16 de maio, tem margem de erro de 3 pontos para mais ou para menos e foi registrada no TSE sob o número BA-06101/2022./veja

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Rua principal de Jucuruçu - Bahia, 3 de março de 2024.

Jucuruçu - Bahia. Pedaço bom do Brasil.