Aparecer

Aparecer

“Quem tem telhado de vidro não atira pedra no do vizinho”

“Quem tem telhado de vidro não atira pedra no do vizinho”

SÍTIO RIVERSIDE RANCH, UM SONHO REALIZADO COM MUITO SACRIFÍCIO E LUTA, A HISTÓRIA DE OZILENE HERLAN

Siga-nos no instagram

sábado, 18 de março de 2023

GRANDE VITÓRIA para os brasileiros que moram de aluguel

Excelente notícia para os brasileiros que desejam sair do aluguel, LULA volta com Minha Casa Minha Vida. Imagem: Ricardo Stuckert

Excelente notícia para os brasileiros que desejam sair do aluguel. Acontece que o programa habitacional Minha Casa, Minha Vida está de volta, e com ele, mais famílias poderão realizar o sonho da casa própria. As alterações trazidas com o relançamento beneficiam aqueles que se enquadram na Faixa 1 da iniciativa. 

Cabe salientar que essa faixa do Minha Casa, Minha Vida compreende as famílias mais vulneráveis, isto é, que possuem a renda mais baixa. Dessa forma, a novidade se refere ao aumento no valor máximo das unidades habitacionais destinadas para este público. 

Faixa 1 do Minha Casa, Minha Vida 

Como mencionado, neste relançamento, o foco é a Faixa 1, composta pelas famílias com renda bruta mensal de até R$ 2.640. Para este público também foi estipulado um teto para o financiamento, correspondente a 95% do valor do imóvel. 

Desse modo, a volta da Faixa 1 do programa habitacional conta com vários benefícios. Inclusive porque o governo assume entre 80% a 95% do valor do imóvel, restando para as famílias o pagamento do valor não financiado. 

Dessa forma, o valor máximo nas áreas urbanas passou de R$ 96 mil para R$ 140 mil. Nas áreas rurais, a mudança foi de R$ 36,6 mil para R$ 60 mil. Contudo, além da Faixa 1, o programa tem outras duas faixas que atendem as famílias com renda mais alta. 

Retorno das obras paradas 

Ainda este ano, o governo pretende retomar as obras das casas. No total, são 186 mil unidades habitacionais não concluídas na Faixa 1. Desse total, 170 mil são nas modalidades empresas, entidades urbanas e entidades rurais, e mais 16 mil na modalidade de oferta pública.

Segundo a pasta, o intuito agora é de concluir, legalizar e entregar as unidades que estão com as obras paradas. Lembrando que os recursos utilizados são do Fundo de Arrendamento Residencial (FAR) e do Fundo de Desenvolvimento Social (FDS). 

Quem pode participar do Minha Casa, Minha Vida?

Confira as faixas de renda a seguir:

Áreas urbanas:

•     Faixa Urbano 1: renda da família por mês até R$ 2.640;

•     Faixa Urbano 2: renda da família por mês de R$ 2.640,01 a R$ 4,4 mil;

•     Faixa Urbano 3: renda da família por mês R$ 4.400,01 a R$ 8 mil.

Áreas rurais: 

•     Faixa Rural 1: renda da família por ano até R$ 31.680;

•     Faixa Rural 2: renda da família por ano de R$ 31.680,01 até R$ 52,8 mil;

•     Faixa Rural 3: renda da família por ano l de R$ 52.800,01 até R$ 96 mil. 

Como se inscrever no Minha Casa Minha Vida

Os interessados podem fazer a inscrição no programa presencialmente em uma agência da Caixa Econômica Federal. Na ocasião, será preciso levar os seguintes documentos: 

•     Carteira de Identidade (RG);

•     Certificado de Pessoa Física (CPF);

•     Comprovante de estado civil;

•     Comprovantes de renda;

•     Extrato do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS).

Origem do Minha Casa, Minha vida

 

O programa habitacional foi criado em 2009 pelo presidente Lula e deixou de existir em 2020. Sob a gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), o projeto que facilita o acesso de moradias a população em situação de vulnerabilidade passou a ser chamado Casa Verde e Amarela. Contudo, não foi apenas o nome que mudou. Houve alterações nos critérios e regras de participação./noticiasconcursos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Rua principal de Jucuruçu - Bahia, 3 de março de 2024.

Jucuruçu - Bahia. Pedaço bom do Brasil.