Aparecer

Aparecer

“Quem tem telhado de vidro não atira pedra no do vizinho”

“Quem tem telhado de vidro não atira pedra no do vizinho”

SÍTIO RIVERSIDE RANCH, UM SONHO REALIZADO COM MUITO SACRIFÍCIO E LUTA, A HISTÓRIA DE OZILENE HERLAN

Siga-nos no instagram

quarta-feira, 22 de março de 2023

Sete prefeitos do Extremo Sul pedem a substituição da coordenadora da 8ª COORPIN Valéria Chaves: “A Polícia Civil precisa mostrar serviço”


Teixeira de Freitas: A reportagem do Liberdade News apurou nesta semana, que 07 dos 13 prefeitos da região Extremo Sul pediram a exoneração da atual coordenadora da Polícia Civil (8ª COORPIN), Drª Valéria Chaves. Dos 13 prefeitos da região, 10 apoiaram o atual governador Jerônimo Rodrigues nas últimas eleições. Destes 10 prefeitos, 07 assinaram o documento, solicitando a troca no comando da Polícia Civil da região Extremo Sul. O documento é assinado pelos prefeitos de Caravelas, Itanhém, Prado, Vereda, Alcobaça, Ibirapuã e Lajedão, que totalizam mais da metade dos prefeitos da região. 

O Ofício de número 03.2023 foi encaminhado à Secretaria de Segurança Pública do Estado da Bahia, e foi feito pelo prefeito de Caravelas, Silvio Ramalho, presidente do Consórcio Público Interfederativo de Saúde do Extremo Sul (Consaúde), e os demais prefeitos dos municípios acima citados, acompanham o presidente do CONSAÚDE com suas respectivas assinaturas. Segundo levantamento realizado pelo Liberdade News, os prefeitos estão insatisfeitos com o trabalho apresentado pela delegada, que está há 06 anos comandando a região, e muito pouco tem feito para solucionar crimes, e diminuir a sensação de insegurança. 

Os prefeitos alegam que estão sendo cobrados pelas suas bases e pela comunidade, pois, muitos são os casos sem soluções. “Parece que a Polícia Civil não investiga nada. Tudo parado. E as cidades menores, que eram tranquilas, viraram um pandemônio, especialmente, Alcobaça. A criminalidade está crescendo, ficando cada vez mais ousada, pois sabe que a Polícia Civil não investiga, cruza os braços. Estamos assustados com tanta violência. A Polícia Militar faz a parte dela, mas as investigações são departamento da Polícia Civil, e quase não se fala em solução de homicídios. Nem digo os assaltos e arrombamentos, que isso eles não investigam mesmo”, disse um morador de Alcobaça. 

Em reunião, os prefeitos discutiram depoimentos como esse e outros. “Várias famílias da região procuram diariamente a imprensa, os vereadores, prefeitos, lideranças, e pedem socorro. São inúmeras pessoas, jovens em sua maioria, que estão desaparecidas em Teixeira e região, e no entanto, não estamos vendo uma resposta da Polícia Civil. Somos pressionados. Imagina uma mãe que há meses não tem notícia do seu filho. Muitas dessas mães já tem certeza que seu filho foi assassinado e seu corpo enterrado no meio do mato, outras têm esperanças, mas, o que se vê é a Polícia Civil, e sua coordenadora de braço cruzados. A Polícia Civil precisa mostrar serviço”, disse um dos prefeitos que assina o Ofício do Consórcio. 

Os prefeitos acreditam que está na hora de mudar, de haver uma troca de comando para oxigenar a Polícia Civil. “esta instituição é digna de muito respeito. Tem muito serviço prestado à comunidade, mas é preciso sangue novo, é preciso alguém que se preocupe com o cidadão que está em perigo, com o criminoso que não foi alcançado pela Justiça, com a mãe que procura desesperada pelo seu filho desaparecido. A Polícia tem obrigação de dar uma resposta à sociedade. Não estamos perseguindo ninguém, só queremos ver o trabalho sendo realizado. A Polícia não tem bola de cristal, nem sempre vai conseguir solucionar todos os crime, mas, é preciso mostrar serviço, e isso não estamos vendo nesta coordenação”. 

O Liberdade News vem há tempos chamando a atenção para esse problema. O site, e também o Jornal Liberdade da Rádio Eldorado FM, vem sempre recebendo denúncias de populares que já perderam seus entes queridos, que sabem que a vida não volta mais, mas apenas queriam dormir a noite sabendo que a pessoa que ceifou essas vidas, estivesse presa, que a Justiça fosse feita. E todos falam a mesma coisa, “se não confiarmos na polícia para solucionar os crimes e prender esses criminosos, a quem vamos recorrer?” 

Por conta dessas cobranças, a equipe de reportagem do Liberdade News vem sendo perseguida pela coordenador, Drª Valéria Fonseca. Mas, a imprensa é livre, e não deve temer a ninguém. O Liberdade News vai continuar cobrando da Coordenação, respostas sobre esses inúmeros homicídios sem solução, sobre essa enorme quantidade de pessoas desaparecidas, cujas investigações estão engavetadas. O Liberdade News é cobrado, é provocado, e sua equipe, através dos meios de comunicação, faz valer a voz do povo. Que o secretário de Segurança Pública dessa nova gestão olhe para esse problema e busque uma solução. Só podemos confiar no bom senso e nas boas intenções dessa nova gestão estadual./Edvaldo Alves/Liberdadenews

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Rua principal de Jucuruçu - Bahia, 3 de março de 2024.

Jucuruçu - Bahia. Pedaço bom do Brasil.