Aparecer

Aparecer

“Quem tem telhado de vidro não atira pedra no do vizinho”

“Quem tem telhado de vidro não atira pedra no do vizinho”

SÍTIO RIVERSIDE RANCH, UM SONHO REALIZADO COM MUITO SACRIFÍCIO E LUTA, A HISTÓRIA DE OZILENE HERLAN

Siga-nos no instagram

domingo, 26 de novembro de 2023

Após 11 dias de incêndio, fogo é controlado no Parque Nacional e Histórico do Monte Pascoal, na Bahia


O incêndio que atingiu o Parque Nacional e Histórico do Monte Pascoal, em Porto Seguro, no extremo sul da Bahia, foi controlado após 11 dias. A informação foi divulgada na tarde desta sexta-feira (24/11) em uma rede social do equipamento, no entanto, o parque não detalhou a data em que as chamas foram controladas. 

Até a última terça-feira (21/11), cerca de 700 hectares do parque e da Aldeia Boca da Mata haviam sido destruídos. 

Apesar de ter sido controlado, o momento ainda é de atenção, já que há pontos quentes nas áreas queimadas próximo às florestas, o que, segundo o parque, pode reacender as chamas. 

O trabalho de monitoramento, extinção e resfriamento continua sendo realizado pelos combatentes do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), do Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo/Ibama), Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA) e Brigadistas Voluntários da Terra Indígena Barra Velha. 

O problema surgiu no dia 14 de novembro, por suposta ação humana – não há perícia que aponte a situação, nem pistas do suspeito de atear fogo. Apesar dos esforços de 80 pessoas, entre voluntários e brigadistas do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), as queimadas na área ganharam maior proporção. 

Além disso, o combate se tornou ainda mais complicado, porque o fogo avançou para pontos de mata fechada, onde a entrada das equipes não é possível. Equipamentos e veículos de grande porte, incluindo um trator cedido por uma empresa da região, têm ajudado nos trabalhos. 

O local abrange a primeira porção de terra do Brasil avistada pelos colonizadores portugueses, o que faz dele um marco para o país. Ainda hoje, é o primeiro e único Parque Nacional e Histórico brasileiro, além de fazer parte do Patrimônio Mundial Natural, reconhecido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). 

Criado em 29 de novembro de 1961, o equipamento tem mais 22 mil metros hectares e abriga, além de grande diversidade de plantas e animais, além de algumas comunidades indígenas, entre elas a Aldeia Boca da Mata, onde as chamas começaram./G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Rua principal de Jucuruçu - Bahia, 3 de março de 2024.

Jucuruçu - Bahia. Pedaço bom do Brasil.