Aparecer

Aparecer

“Quem tem telhado de vidro não atira pedra no do vizinho”

“Quem tem telhado de vidro não atira pedra no do vizinho”

SÍTIO RIVERSIDE RANCH, UM SONHO REALIZADO COM MUITO SACRIFÍCIO E LUTA, A HISTÓRIA DE OZILENE HERLAN

Siga-nos no instagram

sábado, 2 de dezembro de 2023

Prefeitura de Medeiros Neto divulga últimos resultados de análise da água do rio Itanhém e faz nova visita a Nova Lídice


A Prefeitura de Medeiros Neto, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, informa à população que recebeu o resultado das últimas análises da amostra de água coletada no trecho do Rio Itanhém atravessa Nova Lídice. A equipe também realizou nova visita ao distrito. 

As coletas foram feitas após o recebimento de denúncia de mortandade de peixes e coloração esverdeada dessa água, o que deixou gerou preocupação entre moradores da região e autoridades. 

Os laudos apontaram a presença de um grande número de cianobactérias, caracterizando uma floração de Cylindrospermopsis sp. 

As causas das florações dessas bactérias fotossintetizantes, estão relacionadas a um crescente enriquecimento artificial do ecossistema aquático (eutrofização), geralmente causado por uma série de fatores, como: 

1) lançamento de esgoto in natura, 

2) fertilizantes na agricultura, 

3) destruição da mata ciliar, 

4) elevação da temperatura, secas prolongadas e 

5) grandes captações de água ao longo do rio. 

Tudo isso favorece a multiplicação excessiva das cianobactérias, que formam uma camada verde na superfície da água, impedindo a penetração da luz solar e a realização de fotossíntese. 

Entre os efeitos, está também a diminuição da quantidade de oxigênio dissolvido, o que provoca a mortandade de peixes. 

Conforme a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), a água fornecida aos moradores da área urbana, após o tratamento, está dentro dos padrões de potabilidade para o consumo humano. 

ATUALIZAÇÃO 

A Secretaria de Meio Ambiente de Medeiros Neto informa ainda que realizou nova vistoria na região do distrito de Nova Lídice. 

Na ocasião, foi observado que a coloração da água já retornou à normalidade e não foi verificada a presença de peixes mortos. 

A equipe, a curto prazo, continuará monitorando o resultado de novos testes realizados pela Embasa e também tem intensificado os trabalhos de recomposição de nascentes e matas ciliares ao longo de trechos do rio Itanhém. 

Grandes usuários de água têm sido solicitados que promovam a redução das vazões de captação neste período de longa estiagem e diminuição da lâmina d’água do rio Itanhém. 

Ações a longo prazo também estão sendo definidas, destacando que o cuidado com a natureza deve ser um esforço entre Poder Público, o setor particular e a comunidade em geral./Bahiaextremosul/Ascom

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Rua principal de Jucuruçu - Bahia, 3 de março de 2024.

Jucuruçu - Bahia. Pedaço bom do Brasil.