Aparecer

Aparecer

“Quem tem telhado de vidro não atira pedra no do vizinho”

“Quem tem telhado de vidro não atira pedra no do vizinho”

SÍTIO RIVERSIDE RANCH, UM SONHO REALIZADO COM MUITO SACRIFÍCIO E LUTA, A HISTÓRIA DE OZILENE HERLAN

Siga-nos no instagram

sábado, 20 de janeiro de 2024

Devoção a São Sebastião comove grande multidão em Jucuruçu

 


Neste sábado (20) é celebrado o Dia de São Sebastião. Padroeiro de Jucuruçu, que o leva no nome, a devoção ao santo chegou ao Brasil ainda no século XVI. Nesta época, a fama do santo era grande em Portugal, apontado como o responsável por curas e proteções.

 Durante a guerra com os franceses que levou à fundação do Rio de Janeiro, Portugal tinha como monarca Dom Sebastião I, que ganhou este nome por ter nascido no dia 20 de janeiro de 1554. A cidade também ganhou o nome por influência dele, que tinha grande popularidade. 

As festas em homenagem a São Sebastião acontecem outras várias cidades do país, que tem São Sebastião como padroeiro. Entre elas estão Suzano e Presidente Prudente, em São Paulo; Boa Vista, em Roraima; e Xapuri, no Acre. 

A fé no santo remonta a fundação da cidade. 

“O povo jucuruçuense é um povo de espiritualidade. Temos expressões religiosas fortes em que buscamos respeitar e caminhar juntos. Isso faz parte da vivência da fé. Não é um povo frio, mas que expressa a alegria de viver, como no carnaval. Por isso que tem essa beleza”. 

“Nós nos preparamos bem, desde a primeira sexta-feira do ano. Nós, os freis, vamos nos preparando, rezando e com um preparo mesmo. É desgastante, exaustivo, mas é muito bom. Os freis vão chegando de outras partes, de outras localidades, quando compomos um grupo para atender nas missas e confissões. 

Os religiosos são os guardiões das relíquias da fundação da cidade: 

"Quando as pessoas estão doentes, elas fazem promessa para São Sebastião, que ele protege. O fato de a imagem ser dele preso em um tronco cheio de flechas assimila a Oxóssi porque ele é o Deus da caça. A flecha que Oxóssi carrega se chama ofá, a comparação é essa”, completa ele. 

História de fé e martírio 

Sebastião nasceu na França, em meados do século II. Com a família, ele se mudou para a Itália e passou a integrar a guarda do Império Romano. Convertido à fé cristã, despertou a ira do imperador Diocleciano. 

Após afirmar diante do imperador ser temente à Cristo, Sebastião foi amarrado a um tronco e atacado com flechas pelos arqueiros da guarda romana. A cena é a maneira como passou a ser representado. 

Dado como morto, Sebastião teve o corpo abandonado no local, mas foi salvo por uma mulher, que foi reconhecida pela Igreja Católica como Santa Irene. Ela percebeu que o jovem estava vivo e cuidou dele. 

Recuperado, Sebastião voltou a professar a sua fé e, diante do imperador, novamente reafirmou a própria fé. Diocleciano determinou a execução dele. 

Morto a pauladas, Sebastião teve o corpo jogado em uma vala. Atualmente, seus restos mortais estão enterrados na catacumba que leva seu nome, em Roma. 

Pedir bênçãos 

"São Sebastião, glorioso mártir de Jesus Cristo e poderoso advogado contra a peste, defendei a mim, minha família e todo o país do terrível flagelo da peste e de todos os males, para que, servindo a Jesus Cristo, alcancemos a graça de participar de vossa glória no Céu. Amém!". 

Fortalecer a fé "Ó glorioso São Sebastião, que numa sociedade pagã vos conservastes fiel a Cristo, dando por Ele a vida, alcançai-nos a graça de sempre testemunharemos, no mundo de hoje, por palavras e atos, o nosso amor a Deus. Amém." 

Prece a São Sebastião 

"Ó, glorioso São Sebastião, que pelo martírio derramastes vosso sangue por causa do Evangelho de Cristo, sede um protetor e intercessor junto a Deus Pai por todos aqueles que sofrem nas prisões. Concedei-lhes a graça do reconhecimento de seus erros para que se proponham a caminhar para a verdade e a libertação. Retira a venda de seus olhos para que, saindo das trevas, vejam a luz verdadeira que é Jesus. 

Olhai com carinho para a família desses irmãos para que perseverem na fé de terem seus familiares soltos e livres dos pecados. São Sebastião, por vossa intercessão, olhe por todos nós para que nos distanciemos do mal. Amém."

Oração ao Santo: 

"São Sebastião, rogai por nós. Ó glorioso mártir São Sebastião, Vós que derramastes Vosso sangue e destes a Vossa vida em testemunho da fé, em Nosso Senhor Jesus Cristo. Ó glorioso mártir São Sebastião, alcançai deste mesmo Senhor, a graça de sermos vencedores dos nossos verdadeiros inimigos, o ter, o poder e o prazer. 

Ó glorioso mártir São Sebastião, protegei com a Vossa intercessão, livrai-nos de todo o mal, de toda a epidemia corporal, moral e espiritual. Fazei que se convertam para Jesus aqueles que se perderam na fé, ajudai que o justo persevere até o fim na fé.

Para ver mais fotos clica aqui.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Rua principal de Jucuruçu - Bahia, 3 de março de 2024.

Jucuruçu - Bahia. Pedaço bom do Brasil.