Aparecer

Aparecer

“Quem tem telhado de vidro não atira pedra no do vizinho”

“Quem tem telhado de vidro não atira pedra no do vizinho”

Siga-nos no instagram

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

Intercâmbio cultural foi destaque durante passagem do Projeto Expresso Cultural do Extremo Sul pela cidade de Lajedão


O município de Lajedão,  918 quilômetros de Salvador, recebeu no último final de semana (de 30/01 a 01/02), a caravana do Projeto Expresso Cultural do Extremo Sul, composta por 30 artistas e oficineiros que realizaram ações de intercâmbio, capacitação e atividades culturais naquele que, segundo o IBGE, é o segundo menor município da Bahia.


A comitiva do projeto chegou em Lajedão ainda na sexta feira (30/01) na parte da manhã. Já às 14 horas, iniciaram as oficinas de Teatro, Percussão e acordeon. À noite, uma grande estrutura foi montada na praça central da cidade, onde ocorreram exibições de filmes, feira multicultural com a exposição de obras de Arte Sacra do Ateliê de Nilva Viana, artigos artesanais dos programas da Secretaria de Assistência Social, além de uma grande variedade de produtos da gastronomia local. Ainda na primeira noite, o publico acompanhou a abertura oficial do evento e na sequencia a apresentação do espetáculo Expresso Cultural, um show que reúne música, dança, capoeira e teatro, mostrando a pluralidade da cultura baiana.


A noite ainda contou com a apresentação do grupo de Zumba da professora Lu, e do grupo de Reisado “Viver a Vida”, que cantou e encantou os presentes com as canções que são entoadas durante os festejos da folia de reis do município. O grupo, formado por senhoras da comunidade, se apresentou acompanhada pelo solo musical da Banda do Expresso Cultural, que tornou apresentação única e especial para as integrantes e todos os presentes.


A abertura do evento contou ainda com a presença de diversos vereadores, da presidente do Conselho Municipal de Cultura, Lizete Caires, do Secretário de Educação e Cultura, Raimundo Neto, além da militante cultural e também vereadora, Lidiane Alves.


Para Lidiane, o evento serviu para fortalecer a cultura local, pois a capacitação oferecida vai ajudar a alavancar os grupos locais, em especial o de teatro. “Espero que Lajedão possa receber outros projetos como este, foi extremamente gratificante para o o município.” Afirmou Lidiane.
Já o Secretário de Educação e Cultural, Raimundo Neto, parabenizou os idealizadores da ação e disse que espera realizar mais atividades como esta no município: “Na conferência de cultura desse ano iremos realizar mais atividades para movimentar a cultura de Lajedão.


O Representante da SecultBA, Junieques Santos, agradeceu o empenho e dedicação dos gestores municipais e destacou os avanços alcançados em Lajedão:”Este município, mesmo sendo o segundo menor da Bahia e não tendo grande arrecadação, tem sido destaque Estadual no que se dize respeito à implantação e consolidação das políticas públicas culturais. Já conseguimos criar lei municipal de cultura, o conselho foi eleito e empossado, a SecultBA capacitou servidores e doou acervo para a biblioteca, e agora está apoiando financeiramente um projeto que vem oferecer intercâmbio e capacitação aos moradores de Lajedão. Desse jeito que deve ser: O município fazendo sua parte e o Estado também, assim o povo sai ganhando.” Finalizou Junieques.
Resultados


Tennyson Souza, participante da oficina de Teatro, disse ter ficado muito satisfeito com o resultado dos cursos oferecidos. Segundo ele, foi emocionante presenciar pessoas que possuíam certa dificuldade de falar em público, que após quatro horas de oficina teatral, com técnicas do Professor Rai Alves, já conseguiam se apresentar desenvoltura e descontração.

Já o senhor Lindonor Rodrigues (83 anos), disse que se sentiu grato por ter tido a oportunidade de participar da sua primeira aula de acordeon. Lindonor contou que comprou seu primeiro acordeon aos 75 anos de idade, e nunca havia tido aula com um professor. Belêu Machado, oficineiro de acordeon se emocionou com a dedicação e o amor que seu aluno demonstrou pelo instrumento: “Exemplos como esse nos fazem ter mais vontade de ensinar.” Disse Belêu.


Josimar de Jesus, coordenador do projeto disse que a próxima cidade que será visitada é o município de Vereda, de 06 a 08 de Fevereiro, e disse que a equipe já está pronta para realizar um excelente trabalho. “A cada cidade que passamos nos sentimos mais motivados e felizes em realizar essa caravana cultural pelo Extremo Sul.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Rua principal de Jucuruçu - Bahia, 3 de março de 2024.

Jucuruçu - Bahia. Pedaço bom do Brasil.