Aparecer

Aparecer

“Quem tem telhado de vidro não atira pedra no do vizinho”

“Quem tem telhado de vidro não atira pedra no do vizinho”

SÍTIO RIVERSIDE RANCH, UM SONHO REALIZADO COM MUITO SACRIFÍCIO E LUTA, A HISTÓRIA DE OZILENE HERLAN

Siga-nos no instagram

quarta-feira, 5 de dezembro de 2018

Chuvas fortes provocam mortes e prejuízos no sul e extremo sul da Bahia



Chuvas fortes provocam mortes e prejuízos no sul e extremo sul da Bahia

As fortes chuvas que caem na região nesses últimos dias vem provocando prejuízos, deixando desabrigados e até pessoas mortas. Em Coaraci, sul baiano, três jovens morreram após o carro em quem eles estavam ser arrastado pela enxurrada. Os corpos foram encontrados na manhã desta terça-feira (4) e as vítimas foram identificadas como Roniele Silva dos Santos, Josemilton de Jesus Martins e Edvan Oliveira de Carvalho.

Segundo a Polícia Civil, uma quarta pessoa, que não teve a identidade revelada, estava no carro e conseguiu se salvar.

Em Itabuna, a situação também é crítica, segundo a Defesa Civil, onde as chuvas já deixaram 60 famílias desabrigadas ou desalojadas. Deslizamentos de terra, alagamentos e muitos prejuízos foram registrados em pontos diferentes da cidade

Na cidade de Ilhéus, segundo o último levantamento da Defesa Civil, 14 famílias estão desabrigadas e foram alojadas em prédios de escolas públicas. De acordo com Jondre Nere, coordenador municipal da Defesa Civil, o número de desabrigados por aumentar pois está chovendo muito nas cabeceiras dos rios que passam pela cidade.

Em Jucuruçu o rio do mesmo nome invadiu casas da área mais baixa
 Em Jucuruçu o rio do mesmo nome invadiu casas da área mais baixa

No extremo sul as cidades mais castigadas pelas chuvas é Itamaraju e Jucuruçu, onde lojas e casas já foram invadidas pela água. Houve um deslizamento de terra na BR-101 próximo ao trevo da cidade de Itamaraju, mas a pista já foi liberada. Há pontos de alagamentos nos bairros Marotinho, Itatiaia, Beira Rio e São Bernardo.

Em Jucuruçu a água das chuvas invadiu toda a parte baixa da cidade e até duas pontes que dão acesso à cidade, ficaram alagadas. Moradores tiveram suas casas invadidas pela água e o rio Jucuruçu atingiu um nível não visto há vários anos. A rodovia BA-284, mesmo na parte asfaltada, está com trechos praticamente intransitáveis devido aos deslizamentos dos barrancos.

Moradores e comerciante de Jucuruçu tiveram suas casas e lojas invadidas pela água e lama
 Moradores e comerciante de Jucuruçu tiveram suas casas e lojas invadidas pela água e lama

Maior volume de chuvas do Brasil

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), registrou 121 mm de chuva em Itamaraju, entre às 9 horas da segunda-feira (3) e 9 horas desta terça-feira (4). Foi o maior volume de chuva do Brasil no período.


Os municípios de Itamaraju e Jucuruçu devem decretar estado de calamidade ou emergência nos próximos dias./TN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Rua principal de Jucuruçu - Bahia, 3 de março de 2024.

Jucuruçu - Bahia. Pedaço bom do Brasil.