Aparecer

Aparecer

“Quem tem telhado de vidro não atira pedra no do vizinho”

“Quem tem telhado de vidro não atira pedra no do vizinho”

SÍTIO RIVERSIDE RANCH, UM SONHO REALIZADO COM MUITO SACRIFÍCIO E LUTA, A HISTÓRIA DE OZILENE HERLAN

Siga-nos no instagram

terça-feira, 4 de dezembro de 2018

Jadson Ruas e Davi da Caixa sofre nova derrota no TRE que manteve inelegibilidade de 08 anos para ambos





A inadmissão do recurso especial é mais uma tentativa frustrada de reformar a sentença no Processo Eleitoral N.º 188-05.2012.6.05.0202, que condenou Jadson  Silva Ruas e Neuvaldo David de Oliveira (conhecido como ‘David da Caixa’), candidatos à prefeito e vice-prefeito, respectivamente, pela prática de abuso do poder político e econômico nas eleições municipais do ano de 2012.

Os dois ainda respondem à outros processos por irregularidades no mesmo pleito eleitoral, com Ações de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) para apurar propaganda eleitoral antecipada e abuso de poder político e econômico.

ENTENDA O CASO: No ano de 2012, quando ocupava o cargo de Prefeito de Caravelas, Jadson Silva Ruas, segundo o processo, autorizou a contratação de 188 servidores municipais, visando cooptar votos e apoio político, em desrespeito ao princípio constitucional do concurso público e das condutas vedadas aos agentes públicos no período eleitoral.

Em maio deste ano, o Juiz Eleitoral da 112ª Zona Eleitoral de Caravelas, Dr. Leonardo Coelho dos Santos, condenou Jadson  Ruas e ‘David da Caixa’ pelos crimes de abuso de poder econômico e abuso de poder político.

Em setembro, acórdão do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE/BA) julgou improcedente o recurso apresentado, mantando a sentença do juiz de primeira instância, na íntegra.

Ao julgar recurso especial, no dia 27 de novembro, o TRE/BA inadmitiu a subida de recurso.

Com a decisão órgão colegiado, Jadson  Ruas e ‘David da Caixa’ se tornam inelegíveis, independente da apresentação de novos recursos, nos termos do art. 1º, alínea “j”, da Lei Complementar nº. 64/90, com a redação dada pela Lei da Ficha Limpa (Lei Complementar nº. 135/2010).

O caso é similar ao do ex-presidente Lula, que teve a candidatura indeferida nas eleições eleitorais de 2018, em razão de quadro igual ao dos dois políticos caravelenses./bahiaextremosul

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Rua principal de Jucuruçu - Bahia, 3 de março de 2024.

Jucuruçu - Bahia. Pedaço bom do Brasil.