Aparecer

Aparecer

“Quem tem telhado de vidro não atira pedra no do vizinho”

“Quem tem telhado de vidro não atira pedra no do vizinho”

SÍTIO RIVERSIDE RANCH, UM SONHO REALIZADO COM MUITO SACRIFÍCIO E LUTA, A HISTÓRIA DE OZILENE HERLAN

Siga-nos no instagram

terça-feira, 5 de outubro de 2021

O município de Jucuruçu vive um triste momento de estiagem e um forte calor

 

O jucurunet vem conscientizar a população jucuruçuense  e  proprietários de terrenos e residências  aos fazendeiros a não fazerem queimadas em seus espaços. 

É triste de se vê como está os arredores da cidade de Jucuruçu, pois há vários dias que não chove em nossa região, estamos vivendo uma forte estiagem, tanto que é de cortar o coração a situação do nosso Rio Jucuruçu, tem local dele que a água da na canela. 

Mas também é muito grande a preocupação nas queimadas conhecidas acidentalmentes, causadas normalmente por caçadores fumantes, pois muitas vezes de forma despercebida o mesmo joga a guimba de cigarro acessa ai que está o grande perigo. 

Em época de estiagem é maior a preocupação com incêndios devido à baixa umidade e às altas temperaturas, criando condições ideais para a propagação das chamas, podendo causar grandes prejuízos à fauna e a flora da região. 

As queimadas podem alcançar grandes áreas, levando a morte de animais silvestres, esterilizando a camada superficial do solo, destruindo o sub-bosque das florestas e sua regeneração natural. Além disso, ainda pode atingir residências, rebanho de animais e outras estruturas! Importante: 

Na Lei de Crimes Ambientais (lei nº 9.605/1998, artigo 41), há previsão específica de penalidade para quem provocar incêndio em mata ou floresta: reclusão, de dois a quatro anos e multa. Assim como, causar incêndio expondo a vida, integridade física ou patrimônio de outro a perigo, sujeita o infrator à reclusão de três a seis anos (artigo 250 do Código Penal). 

COMO EVITAR? 

- Não queime o lixo;

- Não jogue cigarro próximo à vegetação;

- Não faça fogueira em áreas verdes;

- Não solte balões;

- Procure outros métodos para limpeza de terreno e renovação de pastagem! 

QUAIS AS PRINCIPAIS CONSEQUÊNCIAS DAS QUEIMADAS? 

- Emissões de gases tóxicos que prejudicam o meio ambiente;

- Problemas de saúde como infecções do sistema respiratório e desordens cardiovasculares; 

- Efeitos psicológicos e custos econômicos; - Redução da produtividade!

FONTE: Artigo “Efeitos das queimadas na saúde humana”, publicado no Scielo. 

A Divisão do Meio Ambiente lembra que até a queima de folhas provenientes da varrição de calçadas ou da limpeza de jardins também é considerada crime ambiental e passível de multa. 

No meio ambiente, as queimadas causam degradação do solo e poluição do ar. Na saúde humana, provocam principalmente doenças respiratórias, o que promove o aumento do fluxo de atendimentos em unidades de saúde. 

Seja um cidadão consciente; onde há fogo, não há vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Rua principal de Jucuruçu - Bahia, 3 de março de 2024.

Jucuruçu - Bahia. Pedaço bom do Brasil.