Aparecer

Aparecer

“Quem tem telhado de vidro não atira pedra no do vizinho”

“Quem tem telhado de vidro não atira pedra no do vizinho”

SÍTIO RIVERSIDE RANCH, UM SONHO REALIZADO COM MUITO SACRIFÍCIO E LUTA, A HISTÓRIA DE OZILENE HERLAN

Siga-nos no instagram

sábado, 6 de novembro de 2021

Exclusivo: Oposição festeja congelamento de ICMS na Bahia e alfineta governo: “contra vontade de Rui Costa, foi o Confaz que ordenou”

 


O líder da Oposição na Assembleia Legislativa da Bahia, o deputado estadual Sandro Régis (DEM) comemorou a notícia do congelamento da base de cálculo do ICMS na Bahia, publicada no Diário Oficial do Estado nesta sexta-feira (5). 

O oposicionista vê no ato uma confissão de culpa do governo Rui Costa (PT) e avalia que a iniciativa já poderia ter sido feita no início dos pedidos da Oposição, ainda em 2020. 

Foi uma decisão do Confaz, contra vontade do governador. Ele poderia ter adotada isso quando a gente começou a cobrar. Foi a Confaz que fez com que o governador se mexesse”, afirmou Sandro ao OFF News. 

O vereador Claudio Tinoco (Democratas) também criticou a demora do governador Rui Costa (PT) de agir quanto ao aumento expressivo dos combustíveis nos últimos meses. 

“Estávamos certos em admitir que o governo do estado poderia tomar medidas para reduzir esse aumento absurdo no valor dos combustíveis nos últimos meses. Infelizmente a decisão do governador é no sentido de apenas congelar o preço, e não de abrir mão de parte da receita e destinar a quantia para baixar o valor da gasolina, como eu havia proposto em 18 de agosto. 

Ainda temos o governo que é uma caixa preta e não nos responde quando pedimos informações, mesmo por Lei de Acesso à Informação”, lamentou Tinoco, que sugeriu que o governador vá além e reduza o valor arrecadado, já que o aumento de receita do estado com o crescimento do valor dos combustíveis é significativo”, criticou Tinoco. 

A medida do governo do estado atende uma decisão tomada pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) na última semana. 

O Confaz é um órgão composto por secretários de Fazenda dos estados e do Distrito Federal. 

Na decisão, o objetivo é colaborar com a manutenção dos preços nos valores vigentes em 1º de novembro de 2021 até 31 de janeiro de 2022. 

Segundo a publicação no DOE, excepcionalmente, no período, a base de cálculo do ICMS será a mesma obtida em 1º de novembro de 2021, em função da Margem de Valor Agregado – MVA ou do Preço Médio Ponderado a Consumidor Final – PMPF constantes de Atos COTEPE vigente naquela data, o que for maior, ficando inalterado o valor do imposto nesse período./bahiaextremosul

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Rua principal de Jucuruçu - Bahia, 3 de março de 2024.

Jucuruçu - Bahia. Pedaço bom do Brasil.