Há dois anos o último Volkswagen Fusca foi produzido no mundo. Ele saiu de linha (pela terceira vez!) em 2019 sem deixar sucessores. Agora, o Besouro pode voltar ao Brasil, mas com algumas diferenças. Em vez do nome Fusca, o chame de Ballet Cat. A fabricante não é a Volkswagen, mas a chinesa Great Wall. E o famoso motor a ar virou um propulsor elétrico.
Apresentado no Salão de
Xangai deste ano, o Ballet Cat, que até pouco tempo era conhecido como Punk
Cat, é produzido pela ORA, submarca de veículos elétricos e retrôs da Great
Wall. Nesta semana, o modelo foi registrado no país pelo Instituto Nacional de
Propriedade Industrial (INPI).
A GWM (Great Wall Motors) iniciará suas operações no Brasil em 2022. E alguns veículos, inclusive, serão produzidos em Iracemápolis (SP), na antiga fábrica da Mercedes-Benz.
Embora os SUVs e as picapes
sejam os grandes chamarizes da montadora por aqui, o clone do Fusquinha pode
ganhar espaço em um mercado em ascensão: o de carros urbanos elétricos.
Por ora, entram nesse segmento os novato Fiat 500e e Mini Cooper S E. Ambos têm visual retrô e são recheados de tecnologias de conectividade e assistência ao motorista.
No caso do chinês, ele é uma
releitura do Fusca dos anos 1960. Mas o Ballet Cat deverá oferecer um bom
pacote tecnológico, já que é possível notar a presença de sensores e câmeras
nas laterais e nas extremidades do carrinho.
Se mantiver a motorização do
conceito Punk Cat, o compacto oferecerá duas opções de bateria. A primeira, de
47,8 kWh, garante uma autonomia de até 401 km. Já a segunda tem 59,1 kWh, o
suficiente para percorrer até 501 km.
Cabe destacar, porém, que os
testes foram feitos no ciclo NEDC, e não no WLTP, sistema mais preciso para
testar a autonomia do veículo. Saiba a diferença entre os dois aqui.
Na tomada, ele leva cerca de oito horas para recarregar e, em fontes de carregamento ultrarrápido, pouco mais de 30 minutos./autoesporte
Nenhum comentário:
Postar um comentário