Aparecer

Aparecer

“Quem tem telhado de vidro não atira pedra no do vizinho”

“Quem tem telhado de vidro não atira pedra no do vizinho”

SÍTIO RIVERSIDE RANCH, UM SONHO REALIZADO COM MUITO SACRIFÍCIO E LUTA, A HISTÓRIA DE OZILENE HERLAN

Siga-nos no instagram

sábado, 26 de fevereiro de 2022

Jaques Wagner confirma saída de disputa na Bahia e apoio a senador do PSD para o governo

 


O senador Jaques Wagner (PT) sacramentou, em reunião com aliados na noite de quinta-feira, a sua saída da disputa pelo governo da Bahia. O PT vai anunciar nos próximos dias o apoio à pré-candidatura do senador Otto Alencar (PSD). 

Pelo acordo firmado, o governador Rui Costa (PT) renunciará ao mandato até o dia 2 de abril para concorrer ao Senado. Com isso, João Leão (PP) governará o estado por nove meses. 

Em reunião com Lula na última terça-feira, em São Paulo, Wagner já havia revelado que não tinha vontade de ser candidato. O senador petista ainda tem mais quatro anos de mandato. Restava, porém, convencer Otto a se candidatar a governador. 

O senador do PSD tinha preferência por concorrer a um novo mandato. Mas um de seus mais próximos aliados afirmou na noite de quinta-feira que ele aceitará entrar na disputa pelo governo se Wagner realmente desistir de sua pré-candidatura e houver o aval de Lula. 

O presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, vinha mostrando contrariedade com a possibilidade de Otto disputar o governo. O assunto passou a ser debatido depois que o senador do PSD, Costa e Wagner se reuniram com Lula, na semana passada em São Paulo. 

O apoio do PT a um candidato a governador do PSD no quarto estado do país com mais eleitores, de quebra, serve como um gesto de agrado ao partido presidido por Gilberto Kassab. Lula quer atrair o PSD para a aliança nacional.

A escolha de Wagner para disputar o governo havia sido definida por Lula, em viagem à Bahia, em agosto do ano passado. Otto concorreria ao Senado e Rui Costa cumpriria o seu mandato de governador até o fim. 

Há divergências sobre os motivos da mudança de cenário. Os aliados de Wagner dizem que Costa se empolgou com pesquisas internas que mostraram a sua alta popularidade e passou a se colocar como candidato a senador. A sua entrada na disputa levaria a um rompimento da aliança com PP e PSD. 

Já os petistas ligados ao governador afirmam que Wagner começou a manifestar vontade de desistir de disputar novamente o cargo que ocupou entre 2007 e 2014. A partir daí, Costa se colocou, com o objetivo apenas de reforçar a chapa. 

O principal adversário de Otto na corrida pelo governo da Bahia será o ex-prefeito de Salvador ACM Neto (União Brasil), que deixou o comando da capital do estado com altos índices de aprovação./cartacapital

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Rua principal de Jucuruçu - Bahia, 3 de março de 2024.

Jucuruçu - Bahia. Pedaço bom do Brasil.