Aparecer

Aparecer

“Quem tem telhado de vidro não atira pedra no do vizinho”

“Quem tem telhado de vidro não atira pedra no do vizinho”

SÍTIO RIVERSIDE RANCH, UM SONHO REALIZADO COM MUITO SACRIFÍCIO E LUTA, A HISTÓRIA DE OZILENE HERLAN

Siga-nos no instagram

sábado, 22 de outubro de 2022

Ipec: Jerônimo lidera entre negros após polêmica com ACM Neto; veja números


O candidato ao Governo da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), lidera entre o eleitorado negro após a polêmica envolvendo a autodeclaração do adversário, ACM Neto (União Brasil). É o que mostra a nova rodada do levantamento feito pelo Instituto em Pesquisa e Consultoria (IPEC), divulgado pela TV Bahia, nesta sexta-feira (21). 

Entre esse eleitorado, o petista tem 47% contra 44%  do herdeiro carlista. Entre os brancos, Neto lidera com 47% a 46%. O tema ganhou relevância na campanha após o ex-prefeito de Salvador se autodeclarar "pardo" na Justiça Eleitoral. O PT vem explorando diariamente o caso. 

Um grupo formado por 12 entidades do Movimento Social Negro ingressaram, nesta quinta-feira (20), junto ao Tribunal Regional Eleitoral na Bahia (TRE-BA), uma petição pública sobre o chamaram de “contra as fraudes nas políticas de ação afirmativa na Justiça Eleitoral”. 

O documento, encaminhado ao procurador-regional eleitoral, Marco Túlio de Oliveira e Silva, cita “o temor que este caso se torne um precedente perigoso, o qual poderá ameaçar a efetividade das políticas públicas de ação afirmativa, pela notoriedade que este caso representa” e solicita aprimoramentos na aplicação das leis. 

Neto, por sua vez, vem negando que tenha obtido benefícios de campanha por conta da autodeclaração e, mais recentemente, vem falando em "aprendizado" sobre o caso. 

O Instituto em Pesquisa e Consultoria (IPEC) ouviu 1.504 pessoas, entre os dias 20 e 22 de setembro, em 72 cidades do estado. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BA - 05576/2022 (TRE) e BR - 04999/2022 (TSE). Margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos./bnews

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Rua principal de Jucuruçu - Bahia, 3 de março de 2024.

Jucuruçu - Bahia. Pedaço bom do Brasil.