Aparecer

Aparecer

“Quem tem telhado de vidro não atira pedra no do vizinho”

“Quem tem telhado de vidro não atira pedra no do vizinho”

SÍTIO RIVERSIDE RANCH, UM SONHO REALIZADO COM MUITO SACRIFÍCIO E LUTA, A HISTÓRIA DE OZILENE HERLAN

Siga-nos no instagram

domingo, 26 de fevereiro de 2023

Aniversário de 34 anos de Vereda é comemorado com festa e muita alegria


E não poderia ser diferente! Com tantas conquistas nos dois últimos anos, a cidade tem muito o que comemorar. 

Um pouco da História de Vereda; 

Habitada inicialmente pelos indígenas aimorés, o pequeno povoado teve início com a chegada das primeiras famílias de origem branca que fundaram a primeira vila denominada São Sebastião de Vereda. 

Situada às margens do Rio Jucuruçu, as primeiras famílias a chegar à região foram os Lacerda, Gobira e Nonato. O desenvolvimento só veio anos depois com a exploração da madeira, abundante na região, principalmente o jacarandá e a peroba. 

A exploração de pedras semi-preciosas atraiu pessoas das cidades de Almenara, Rubim e Salto da Divisa, no noroeste de Minas Gerais que vieram atraídas pelas pedras extraídas em grandes quantidades na região do Sulzinho (Vereda) e Salomão (distrito de Itanhém).

A princípio a pequena vila era conhecida como Curindiba, nome extraído da uma árvore que fazia parte da mata fechada, logo depois passou a se chamar São Sebastião de Vereda. 

O pequeno lugarejo que pertencia ao município do Prado, logo ganhou status de povoado. Após sua emancipação política em 24 de fevereiro de 1989, o povoado ganhou nome de Vereda. Sua principal renda é a pecuária de corte e leite. 

Vereda significa caminho, rumo, ou caminho de atalho que reduz o tempo de percurso. Quando os bandeirantes adentraram o Brasil, usavam as veredas para as suas jornadas, pois tinham água limpa e vegetação aberta para locomoção, no limite vereda/cerrado. 

O município é composto pelos distritos de Cruzeiro do Sul, São José de Vereda (Piau), Massaranduba, Sulzinho, Centenário e São João da Prata (esse último por ser divisa de município pertence aos municípios de Vereda e de Itamaraju). Sua principal festa é o “Arraiá da Curindiba” festa popular que atrai pessoas de toda a região. 

O município de Vereda assim como todo extremo sul da Bahia foi castigado pelas chuvas dos últimos dois anos, mesmo com os problemas enfrentados, o prefeito Manrick resolveu os problemas e desenvolveu ações em todo município que orgulham a sua população e o coloca como um gestor arrojado e com ideias futuristas. 

Em apenas dois anos de gestão, o prefeito Manrick Teixeira investiu em recuperação de estradas, construção de casas populares para famílias de baixa renda, asfaltamento de estadas de acesso da cidade para os distritos de São José da Vereda (Piau) e Prada, reforma de escolas, construção de quadras poliesportivas e tantas outras obras que nesse 34 anos, o município tem mais é que comemorar. 

E como aniversário a gente se comemora com amigos, o prefeito Manrick recebeu entre tantos amigos, alguns especiais, como o deputado estadual Robinho, o mais votado do município, os amigos de jornada, Silvio Ramalho, prefeito de Caravelas, Mildson Medeiros, prefeito de Itanhém e a ex prefeita de Jucuruçu, Uberlândia Carmos Pereira que fizeram questão de ir comemorar esta data tão especial com o prefeito e sua família. 

A festa organizada pela Prefeitura Municipal com apoio do Governo do Estado, atraiu muita gente neste sábado(25) para a cidade.   

O cantor Felipe Oliveira, prata da casa, abriu as festividades que ainda contou com apresentação de Som do Povo e Carro de Playboy. 

Vídeo;

  Imagens bahiaextremosul

O prefeito Manrick Teixeira exaltou sua alegria pelo aniversário da cidade e comemorou tantas conquistas em dois anos de gestão. Já o deputado Robinho disse que esta é uma data muito importante e por isso ele  estava ali para agradecer aos moradores por ter sido o deputado mais votado no município e, claro comemorar junto com o prefeito e os moradores uma data tão especial que é o aniversário da cidade./Bahiaextremosul

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Rua principal de Jucuruçu - Bahia, 3 de março de 2024.

Jucuruçu - Bahia. Pedaço bom do Brasil.