Aparecer

Aparecer

Siga-nos no instagram

sexta-feira, 29 de agosto de 2025

Focada no risco coletivo e no fumante passivo

  


O Dia Nacional de Combate ao Fumo é celebrado anualmente em 29 de agosto. O principal objetivo desta data é reforçar ações nacionais que sensibilizem a sociedade sobre os prejuízos que o tabaco acarreta, seja socialmente, economicamente, ambientalmente e, principalmente, à saúde das pessoas. 

Esta é uma preocupação grande no país, visto que o câncer de pulmão é dos tipos de tumores que mais mata no Brasil. Além disso, o tabaco é responsável por outros males, como a infertilidade masculina, a impotência sexual, derrame cerebral, enfisema, bronquite, doenças do coração, etc. 

O Dia Nacional de Combate ao Fumo foi criado através da Lei Federal nº 7.488, de 11 de junho de 1986, que tem como proposta alertar a população sobre os malefícios advindos do uso do fumo (cigarros, charutos, etc). Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), não é apenas o fumante que corre risco de adoecer devido ao cigarro, mas também o fumante passivo, ou seja, a pessoa que absorve a fumaça do cigarro por estar próximo de indivíduos que fumam. Estima-se que sete pessoas morram por dia em consequência do fumo passivo. 

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) alertam que o tabagismo é a principal causa de morte evitável no mundo. No Brasil, a estimativa é que aproximadamente 200 mil pessoas morram todos os anos em decorrência do fumo. No mundo, são 5 milhões de pessoas que vem a óbito por causa do cigarro. 

Dia Nacional de Combate ao Fumo alerta para os riscos do tabagismo, que mata 200 mil por ano no Brasil 

Celebrado em 29 de agosto, data reforça a importância de ações de conscientização sobre os severos danos sociais, econômicos, ambientais e à saúde causados pelo tabaco 

O Dia Nacional de Combate ao Fumo, comemorado nesta quinta-feira (29), serve como um alerta crucial para um problema de saúde pública que ceifa milhares de vidas anualmente no país. Instituída pela Lei Federal nº 7.488/1986, a data tem como objetivo central sensibilizar a sociedade sobre os graves prejuízos acarretados pelo consumo de tabaco e seus derivados. 

Os malefícios à saúde são extensos e severos. O tabagismo é a principal causa do câncer de pulmão, um dos tipos de tumor que mais mata brasileiros. Além disso, está diretamente ligado a uma série de outras doenças graves, incluindo infertilidade masculina, impotência sexual, derrame cerebral, enfisema pulmonar, bronquite crônica e diversas cardiopatias. 

O perigo, no entanto, não se restringe aos fumantes. O fumante passivo – aquele que inala a fumaça ambiental do tabaco – também está sujeito a desenvolver doenças relacionadas ao tabagismo. Dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) estimam que sete pessoas morrem por dia no Brasil em consequência do fumo passivo. 

Números alarmantes 

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o tabagismo mantém-se como a principal causa de morte evitável em todo o mundo. As estatísticas são chocantes: 

No mundo: aproximadamente 5 milhões de pessoas morrem anualmente por causas ligadas ao cigarro. 

No Brasil: a estimativa é de que cerca de 200 mil mortes ocorram todos os anos em decorrência do fumo. 

A data de 29 de agosto é, portanto, um momento fundamental para reforçar as ações nacionais de combate ao tabaco, disseminar informação de qualidade e incentivar a busca por ajuda para quem deseja parar de fumar, protegendo a saúde de todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Rua principal de Jucuruçu - Bahia, 3 de março de 2024.

Jucuruçu - Bahia. Pedaço bom do Brasil.