Aparecer

Aparecer

“Quem tem telhado de vidro não atira pedra no do vizinho”

“Quem tem telhado de vidro não atira pedra no do vizinho”

Siga-nos no instagram

quarta-feira, 24 de abril de 2013

"Juros vão continuar subindo e descendo", afirma Dilma



BRASÍLIA, DF, 23 de abril (Folhapress) - Apesar da frequente resistência em falar publicamente sobre juros, a presidente Dilma Rousseff foi categórica em dizer na noite de hoje que as taxas vão "continuar subindo e descendo" no Brasil. Ela atrelou à variação à necessidade de se adequar aos padrões internacionais. 

"Esse país tem de crescer acelerado. Para ele crescer acelerado ele tem que ser competitivo, daí porque fizemos um grande esforço, do início do governo até hoje. Primeiro, nós reduzimos os juros brasileiros para patamares aceitáveis. Reduzir os juros para patamares menores não significa que ele não suba e não desça, não suba e não desça. Ele vai continuar subindo e descendo, mas ele vai fazer isso num nível mais adequado para os padrões internacionais e portanto para mais competitivo", declarou durante discurso no II Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável, em Brasília. 


Na semana passada, o Copom (Comitê de Política Monetária), do Banco Central, subiu a taxa básica de juros (a Selic) para 7,5% ao ano (estava em 7,25%). Foi a primeira vez que os juros sobem desde julho de 2011. A declaração da presidente foi dada a uma plateia repleta de prefeitos nesta noite. 


No início da tarde, contudo, Dilma havia afirmado a jornalistas que não fala de juros para que suas palavras não fossem "distorcidas". "Não vou falar sobre coisas que não quero ver distorcidas", disse, sem citar o episódio da África do Sul no final de março. 


Na ocasião, Dilma afirmou não acreditar numa política de combate a inflação que comprometesse o crescimento do país. O mercado financeiro interpretou a fala como leniência em relação ao combate às altas dos preços. A presidente reagiu dizendo que houve "manipulação" de sua fala e que "o combate à inflação é um valor em si mesmo e permanente do governo". 


A presidente voltou a falar sobre inflação na noite de hoje, ao dizer que é preciso rigor orçamentário e cuidado com as contas públicas. "Garanto que as contas fiscais brasileiras sejam estáveis, eu tenho de garantir também que a inflação nesse país esteja sob controle, então eu tenho um orçamento dado e regras bem claras, não posso criar despesa sem apontar receita, e isso cria para o governo federal regras bem claras de gestão dos recursos públicos." 
Para Dilma, o Brasil é "estável", mas precisa "ser competitivo".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Rua principal de Jucuruçu - Bahia, 3 de março de 2024.

Jucuruçu - Bahia. Pedaço bom do Brasil.