Aparecer

Aparecer

“Quem tem telhado de vidro não atira pedra no do vizinho”

“Quem tem telhado de vidro não atira pedra no do vizinho”

Siga-nos no instagram

quinta-feira, 6 de junho de 2013

Prefeitura de Itamaraju não responde às reivindicações dos servidores


Na avaliação dos diretores do Sindicato, a negociação foi improdutiva

Em reunião de negociação entre a diretoria do Sintraspesb e os secretários Jandervan Cerqueira (Administração) e Luciano Porto (Governo) e da Srª Léia, na terça-feira (04/06), na Prefeitura Municipal de Itamaraju, mais uma vez, os dirigentes do Sindicato receberam respostas insuficientes às reivindicações dos servidores públicos.


Em relação ao Plano de Cargos e Salários, ficou acertado que uma comissão paritária vai funcionar todas às quartas-feiras, até o final do mês de agosto, composta de 03 membros da prefeitura e do Sindicato, para trabalhar as propostas de alterações do defasado Plano de Cargos e Salários do município.
A prefeitura, através dos seus secretários, reconhece a defasagem e os prejuízos à vida funcional dos servidores. Mas os diretores do Sindicato foram enfáticos que não dá mais pra continuarem as negociações de “faz de conta”, sem uma proposta concreta. Até o fim de agosto, seriam concluídas as propostas, encaminhadas à aprovação dos servidores em assembleia e, em seguida, à Câmara Municipal, para homologação.
Concentração dos sindicalistas em frente a Policlínica
Sobre o direito ao auxílio insalubridade, o Sindicato afirmou categoricamente o direito de os garis receberem o benefício. Os representantes do governo municipal titubearam e disseram que vão apresentar parecer de médico do trabalho para depois admitirem ou não o direito. O Sindicato vai encomendar parecer jurídico e também de médico do trabalho independente para, se necessário, entrar com ação na Justiça do Trabalho cobrando o benefício.

Sobre o reajuste salarial, não houve acordo, apesar de o secretário de Administração admitir defasagem em todos os níveis. Ele disse que a prefeitura não pensa em um reajuste linear, mas na correção de todos os valores dentro dos ajustes do Plano de Cargos Salários e que, a partir da próxima semana, já seriam apresentadas algumas propostas.
Precariedade e insalubridade

Os diretores do Sindicato apresentaram denúncias sobre diversas repartições públicas que estariam funcionando de forma precária. Citaram como exemplo o local onde funciona o atendimento da vigilância sanitária, o estado indesejável do sanitário do prédio da prefeitura e as péssimas instalações e sinais de abandono nos postos de saúde do interior. A administração informou que na próxima semana os secretários de Obras e de Saúde vão participar da reunião com o Sintraspesb para assumir compromisso de reforma dessas repartições.

O Sindicato reclamou de forma veemente contra a falta de proteção para os servidores que trabalham em locais insalubres. A prefeitura alega que tem fornecido os equipamentos, mas a maioria dos servidores se nega a usar. O Sindicato vai pesquisar em todos os setores, pois ouviu muitas reclamações de servidores que não tinham recebido equipamentos e vai insistir na reivindicação.
Osvaldiney Dias, Presidente do Sindicato em entrevista ao repórter Marcley Farias

Por fim, cobrou-se uma relação de todos os servidores que estão com férias pendentes, pois existem casos de alguns que estão há mais de 05 anos sem esse benefício. O Sindicato reclamou que falta gestão, controle e atenção ao direito dos trabalhadores de gozarem do benefício das férias. A prefeitura disse que todos serão atendidos. A diretoria do Sintraspesb orienta os servidores públicos que estão com o direito de férias negado a procurarem o Sindicato, levarem a carteira de trabalho, pois pretende preparar ação na Justiça do Trabalho para cobrar multa pelo descumprimento do direito das férias, respeito e transparência da prefeitura para com os trabalhadores.

Avaliação

O Sintraspesb foi representado na negociação pelos diretores Osvaldiney, Maristela Santos, Vilma Araújo, Gilson e Belcuri. Também participou como convidado, o bancário e diretor regional da CUT, Carlos Eduardo. Na avaliação dos diretores do Sindicato, a negociação foi improdutiva. “Para que a prefeitura apresente propostas que realmente valorizem o servidor, temos que intensificar nossa agenda de luta”, afirmou Osvaldiney Dias, presidente do Sindicato.


“Durante esse período de reuniões na comissão paritária, não vamos parar. Tivemos poucos trabalhadores em nosso dia de luta nesta terça-feira, mas vamos continuar ocupando a imprensa, visitando os locais de trabalho, marcando manifestos e outras formas de luta. É preciso o engajamento de todos, sem medo. Não basta só reclamar, convocam os sindicalistas”, concluiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Rua principal de Jucuruçu - Bahia, 3 de março de 2024.

Jucuruçu - Bahia. Pedaço bom do Brasil.