Aparecer

Aparecer

“Quem tem telhado de vidro não atira pedra no do vizinho”

“Quem tem telhado de vidro não atira pedra no do vizinho”

SÍTIO RIVERSIDE RANCH, UM SONHO REALIZADO COM MUITO SACRIFÍCIO E LUTA, A HISTÓRIA DE OZILENE HERLAN

Siga-nos no instagram

quarta-feira, 17 de julho de 2013

17 de julho. Dia da Proteção das Florestas

A maior floresta do mundo é a Amazônica, com 5,5 milhões de quilômetros quadrados. Desse total, 3,3 milhões de quilômetros quadrados (60%) estão em território brasileiro. Quase metade de todas as florestas tropicais encontram-se no Brasil, elas cobrem 42% de todo o território nacional.

A Floresta Amazônica é uma floresta equatorial situada na bacia amazônica com mais de 7 milhões de Km2. Sua maior parte - 60% - encontra-se no território brasileiro, extendendo-se na Colômbia, no Peru, na Venezuela, no Equador, na Bolivia, na Guiana, no Suriname e na Guiana Francesa.

Considerada a floresta fluvial mais rica em biodiversidade de espécies animais e vegetais. Cientistas classificaram na região 2,5 milhões de espécies de insetos, mais de 40 mil espécies de plantas, 3 mil espécies de peixes, cerca de 1.300 pássaros, 430 mamíferos, 430 anfíbios e 380 répteis. (1)

Contudo, o desmatamento da Amazônia é uma das maiores preocupações de cientistas e estudiosos do mundo inteiro. O homem, movido por fins lucrativos, é o principal responsável pela exterminaçao das florestas. Uma das maiores causas do deflorestamento da Amazônia é o cultivo de suas terras para a agricultura e para a pecuária, bem como o estabelecimento de fazendas.

O cultivo da soja, em franco crescimento no nosso país, foi a principal causa da construção das rodovias Belém-Brasília e Cuiabá-Porto Velho, nos anos sessenta, devido às necessidades dos produtores de transportarem seus produtos. Nos anos 70 a rodovia Transamazônica foi construída.

Tais estradas de rodagem simbolizam o centro do desmatamento da floresta. Esse acesso facilitado à floresta provocou o desmatamento de suas margens, o desenvolvimento de infrastruturas e o estabelecimento de cerca de 2 milhões de pessoas nos primeiros 20 anos. (2)

Outras importantes causas do desmatamento da Floresta Amazônica são a exploração da madeira, mineiração, produção de energia e incêndios florestais. De acordo com o "Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais" - INPE, a Amazônia brasileira teve uma redução de seu tamanho, de 1970 ao ano 2005, de aproximadamente 17% (4.100.000 km2 - 3.403.000 km2), apresentando uma redução em 40%, entre os anos 2005 e 2006.

A destruição de nossas florestas provoca a perda da rica (e única no mundo) biodiversidade de espécies animais e vegetais, além da liberação de carbono contido na vegetação, que contribui para o aquecimento global. As florestas também regulam as chuvas e protegem o solo. 

A incrível importância das florestas para o equilíbrio natural (regional e mundial) foi compreendida pelos homens somente há alguns anos, portanto, o reflorestamento e um "trend" que está ganhando, cada vez mais, importância e força.

O reflorestamento é uma prática positiva, seja por objetivo comercial ou ambiental, consistindo na restauração da mata original de um determinado lugar. É um conjunto de ações que ajudam e protegem o nosso ecossistema. Trata-se da limpeza dos terrenos, do plantio de novas árvores no lugar das cortadas, do cuidado com as novas plantas e da proteção dos animais e vegetais, que as circundam respeitando e garantindo a biodiversidade local.

Eis algumas dicas de como você pode fazer a sua parte, ajudando as nossas florestas:

* Não jogue pontas de cigarro acesas na mata.
* Evite fazer fogueiras, principalmente num dia de muito vento. Uma fogueira pode dar início a um grande incêndio.

* Não solte balões ou fogos de artifício na mata. Rojões e bombinhas tem um grande poder calórico, e muitas vezes, após o estouro, ainda permanecem com fogo e brasas, o que pode iniciar um foco de incêndio se caírem em terreno propício.
* Procure comprar objetos de madeira extraída de áreas em reflorestamento. Certifique-se que o fornecedor é amigo do ambiente.

* Evite comprar objetos de madeira extraída de árvores ameaçadas de extinção, como a castanheira, o pinheiro-do-Pará e o pau-brasil.
* Controle o seu consumo de papel.


* Use sempre os dois lados da folha de papel, antes de jogá-la fora
* Dê preferência à compra de papel reciclado.
* Recicle seu papel.
* Explique aos seus amigos e conhecidos a fundamental importância de nossas florestas para o planeta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Rua principal de Jucuruçu - Bahia, 3 de março de 2024.

Jucuruçu - Bahia. Pedaço bom do Brasil.