Aparecer

Aparecer

Toda ajuda é bem vinda.

Siga-nos no instagram

domingo, 7 de agosto de 2016

Traficante emotivo é preso pelo 1° Pelotão com drogas: "Quero estar com minha esposa"



Teixeira de Freitas: Na tarde do último sábado, 06 de agosto, policiais militares do 1° Pelotão, lotados na 87ª CIPM, abordaram na Avenida Lomanto Júnior, no Centro de Teixeira de Freitas, um suspeito identificado como sendo, Fernando dos Santos Antônio, 18 anos de idade, que reside na Rua Monte Belo, no Bairro Liberdade II. Durante revista pessoal, os militares encontraram com o mesmo 01 bucha de "maconha".

Ao ser questionado sobre a existência de mais drogas, Fernando disse que teria uma sacola com mais drogas escondidas na Rua Cabo Verde, no Bairro Liberdade I. Então, Fernando foi detido e conduzido até o local, onde os militares confirmaram a sua versão e encontraram dentro da sacola 14 pedras de "crack", já embaladas e prontas para comercialização e 25 buchas de "maconha", também embaladas e prontas para comercialização.

Então, Fernando que estava com uma carteirinha de uma igreja, recebeu voz de prisão e foi conduzido à sede da Delegacia de Polícia Civil, onde o caso foi registrado e apresentado à delegada plantonista, Waldiza Fernandes. Em entrevista à nossa reportagem, Fernando, bastante emocionado, disse que queira ir pra casa, ficar com sua esposa. O mesmo disse que apenas teria guardado a droga, para um indivíduo de nome Roni, e que a bucha que ele estava era pra uso. Fernando quase não conseguia falar, pois chorava muito, e a todo tempo pedia para ir embora ficar com a esposa.

A delegada ouviu os militares e, logo após, ouviu Fernando, que um pouco mais calmo e com as lágrimas contidas foi flagranteado por tráfico de drogas (artigo 33). Fernando foi encaminhado à carceragem da 8ª COORPIN e deverá ser apresentado na DTE/DRACO. E posteriormente transferido para o CPTF./Liberdadenews

Homem é executado a tiros e adolescente é baleado no Bairro Kaikan Sul em Teixeira



Teixeira de Freitas: Um morto e outro baleado na Rua Nova Venécia, fundos do Colégio Solidariedade, no Bairro Kaikan Sul. O crime aconteceu por volta das 12h30, deste domingo, 07 de agosto. A vítima fatal foi identificada como sendo, Leonardo Ribeiro dos Santos, 21 anos de idade, morador da ocupação da Grendene. Um menor de 17 anos foi baleado e socorrido por populares em estado grave para o Hospital Municipal, e foi direto pra bloco cirúrgico.


No local, ninguém soube informar nada do acontecido. A Polícia Militar esteve no local, isolou área até a chegada da Polícia Civil, que foi representada pela delegada de plantão, Maria Luíza. A delegada acionou o Departamento de Polícia Técnica, que foi representado pelos peritos Manuel Garrido e Pedro Paulo. Os peritos realizaram os trabalhos de praxe e encontraram dois projéteis de arma de fogo, calibre 38, próximo ao corpo.


Segundo o perito Garrido, a vítima foi alvejada por 07 tiros, e por ter sido encontrada 07 perfurações de entrada e dois projéteis de revólver, as evidências indicam que foram utilizadas duas armas de fogo na execução. O perito informou ainda, que três tiros foram na cabeça, e tiros bem próximos. Após a perícia, o corpo foi removido ao IML de Teixeira de Freitas, onde passará por exames de praxe. 


Após necrópsia, o corpo será liberado aos familiares para velório e sepultamento. Segundo a polícia, o Leonardo tinha passagens por tráfico e roubo. Segundo familiares, tem seis meses que ele saiu do presídio. A delegada Maria Luiza instaurou inquérito policial para investigar autoria e motivação do homicídio tentado e consumado./Liberdadenews

Vereador Joceval ameaça testemunhas de defesa do deputado Uldurico Junior



Uma testemunha de defesa do deputado federal Uldurico Júnior (PV-BA) deixou de comparecer ao depoimento marcado para quarta-feira,(27 de julho, em Salvador, por medo das ameaças que estaria sofrendo do vereador Joceval Rodrigues (PPS). Nas eleições de 2014 ele não conseguiu se eleger deputado federal e tenta na Justiça ocupar o mandato que hoje é de Uldurico Júnior. Essa não é a primeira vez que o vereador usa da violência para intimidar testemunhas de defesa do deputado.

Em maio deste ano, durante depoimento do radialista Franedir Gois, três advogados de Joceval pressionaram, destrataram e humilharam a testemunha, que ficou muito nervosa. O nervosismo impediu que Franedir respondesse às perguntas e, portanto, durante o depoimento ele nem entrou no mérito do processo. Depois do episódio, Franedir relatou a amigos e colegas ter ficado com muito medo, pois pensou que Joceval estivesse armado, como é de costume do vereador. “Franedir Gois é ex-padre, uma pessoa idônea, que se desestabilizou emocionalmente diante da pressão e da forma agressiva com que foi tratado pelos advogados do vereador Joceval, conhecido por sua vida pregressa nos morros cariocas. Qualquer um ficaria com medo e se sentiria coagido diante dos advogados de uma pessoa com o passado de Joceval”, afirmou o radialista Lucas Bocão, colega de Franedir.

Para Lucas Bocão, Joceval Rodrigues está no desespero por uma “boquinha” no Congresso.  “Apesar de ter feito uma das campanhas mais caras da Bahia para deputado federal, com recursos de origem para lá de duvidosa, ele não teve competência para conseguir os votos necessários que lhe garantissem uma Cadeira na Câmara dos Deputados. Por isso agora quer ganhar a vaga no tapetão”, criticou.

Truculência

O próprio Bocão foi vítima da truculência e das ameaças de Joceval. Em novembro de 2015, Lucas Bocão acusou Joceval Rodrigues (PPS), que teria se deslocado a Teixeira de Freitas com seguranças e advogados para ameaçar o radialista. “Ele saiu de Salvador com seguranças e dois advogados usando a estrutura da Câmara de Vereadores de Salvador. Está envolvido num processo para prejudicar o deputado federal Uldurico Júnior, do qual ele é suplente”, denunciou Lucas Bocão.

A truculência e violência de Joceval Rodrigues não se restringem às testemunhas de defesa de Uldurico Junior. O temperamento irascível do edil fez vítimas entre seus colegas também. No dia 14 de junho deste ano, ele se envolveu em uma briga com outros dois vereadores, Hilton Coelho (PSOL) e Henrique Carballal (PV), em plena Câmara Municipal de Salvador. Os três saíram “na mão” dentro do Plenário e trocaram socos e pontapés. Um repórter também foi agredido.

Hilton Coelho disse que quem começou as agressões foi Joceval. “O vereador Joceval, covardemente, porque ele é um covarde, deu um chute nas minhas costas. Ele me chutou antes. Eu só reagi no ato reflexo”, afirmou.

Hilton afirmou que Joceval Rodrigues “é desprovido de princípios políticos dignos e, como todos desprovidos de coragem, parte para agressões físicas quando faltam argumentos inteligentes para justificar sua postura subserviente ao prefeito ACM Neto”.

Sobre Joceval, Hilton Coelho acrescentou que “alguém que usa o nome de Deus para quase tudo o que fala, deveria ao menos não mentir, um dos princípios do verdadeiro cristão. De agressor, tenta passar a imagem de agredido”./Opovonews

Papa pede que Jogos Olímpicos tornem o Brasil mais justo e seguro



Durante a audiência geral desta quarta-feira (3), o papa Francisco manifestou o desejo de que os Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro, sirvam para tornar o Brasil um país "mais justo".

Um dia depois de ter dito que o esporte deve promover "a paz no mundo", o líder da Igreja Católica dedicou um pensamento especial à nação que abriga a Olimpíada deste ano, em meio a uma das mais graves crises de sua história recente.

"Para os brasileiros, que com sua alegria e hospitalidade características organizam a festa do esporte, desejo que esta seja uma oportunidade para superar os momentos difíceis e se empenhar no trabalho de equipe para construir um país mais justo e seguro, apostando em um futuro cheio de alegria e esperança", disse Jorge Bergoglio.

Além disso, o papa afirmou que espera que os Jogos Olímpicos inspirem atletas e espectadores a combater a "boa batalha", buscando como prêmio não uma medalha, mas "algo mais precioso: uma civilização na qual reine a solidariedade, fundada sobre o reconhecimento de que todos somos membros de uma única família".

Na última terça-feira (2), Francisco havia incluído a importância do esporte em suas intenções de oração para o mês de agosto, pedindo a construção da "cultura do encontro" e de "um mundo de paz" durante a Olimpíada.

Lucilene Curvelo desiste de candidatura e declara apoio a Léo Lopes em Itamaraju



Lucilene Curvelo ex secretária de finanças e pré candidata a prefeita de Itamaraju pelo PMDB desistiu de concorrer a próxima eleição e ela e seu grupo político que é considerado o melhor decidiram apoiar o candidato Léo Lopes. O comunicado foi feito durante a convenção do partido que aconteceu na sexta feira (05) no Centro de Convivência do Idoso (CCI).

Assim como Lucilene, o PV que também participou da convenção onde foi homologado os nomes dos candidatos a vereadores pelas duas legendas, trinta no total, também declarou apoio a Léo Lopes.
Lucilene que geriu as finanças do município até o inicio de junho desse ano, foi apresentada ao grupo político como pré candidata pelo prefeito Pedro da Campineira que depois de uma visita do cacique, o deputado Paulo Magalhães, voltou atrás e decidiu apoiar o atual vice prefeito, tendo inclusive se afastado da prefeitura alegando problemas de saúde e passando o comando do município para Luís Mário, como o fez novamente agora.


Assim que assumiu o comado da administração municipal, a primeira atitude de Luís Mário foi demitir um bocado de pais de famílias que eram ligados a Lucilene, numa total retaliação a quem se declarasse simpatia pela candidata. Várias manifestações foram feitas na Câmara de Vereadores, mas nada barrou as maldades do candidato. A presidente do Partido Verde (PV), Sirlene Silva, uma das principais articuladoras da campanha de Lucilene Curvelo, reafirmou seu apoio a ex candidata e disseque seja qual fora a decisão tomada, ela estará a o lado de Lucilene e vão caminhar juntas até o final da eleição. 

O Pastor Orlando, representante do PSC, falou que a maior gratidão de Itamaraju, pelos seus 12 anos de serviços prestados por Lucilene ao município, seria unanimidade do nome de Lucilene na corrida eleitoral, mas como isso não aconteceu ele vai caminhar com ela por onde ela for e que os partidos aliados a ex tesoureira farão a diferença nas eleições municipais.

Emocionada com tanta demonstração de carinho, respeito e lealdade, Lucilene explicou que a decisão foi tomada pensando na maioria "um líder não pode ser individualista, precisa pensar em seus liderados, vamos continuar caminhando juntos para o bem de todos. Um líder precisa saber a hora de recuar e a hora de avançar e neste momento, era hora de recuar para pensar na maioria”, falou. O apoio ao PP, partido de Léo Lopes, foi a melhor maneira para realização dos anseios e continuidade dos projetos do grupo e da população.


"A unanimidade da decisão representa ainda mais nossa força, vamos marchar unidos para vencer as eleições e fortalecer ainda mais nosso grupo político para políticas futuras”, falou Lucilene.
Segundo a ex candidata, antes de tomar a decisão, consultou o deputado Federal Lúcio Vieira Lima, presidente do PMDB estadual, bem como o deputado federal Uldurico Júnior, presidente do PV e os dois foram unanimes em dizer que o apoio a Léo Lopes adia um sonho momentâneo mas não o acaba, e que o grupo permanecendo unido fica mais fortalecido para outras eleições, concluiu Lucilene./bahiaextremosul

Homem agride esposa, a obriga ter relações sexuais e acaba preso pela Polícia Civil em Alcobaça



Alcobaça: A Polícia Civil de Alcobaça prendeu Jocimar Neves de Oliveira, após o mesmo ter agredido sua companheira, e segundo a vítima, a obrigou ter relações sexuais com ele. A vítima já tinha denunciado o Jocimar, a qual relatou que o mesmo sempre a agredia. Então, o delegado Marco Antônio Neves e os investigadores iniciaram procedimentos, e durante uma ida até à residência para íntimar o Jocimar, foi constatado novas agressões.

Durante presença dos polícias na residência, a vítima relatou que minutos antes foi agredida e praticamente estuprada pelo companheiro. Então, os policiais deram voz de prisão a Jocimar e o mesmo foi conduzido até a Delegacia de Alcobaça, onde o caso foi registrado e o acusado autuado em flagrante com base na Lei Maria da Penha (Art 129, §9º do CP). Após lavrado o flagrante, Jocimar foi encaminhado ao Conjunto Penal de Teixeira de Freitas. 

Já a vítima foi atendida e passou por exames de lesão corporal, e disse que havia se separado de Jocimar, mas, ele retornou para a casa, e assim começaram as agressões, sempre ele a obrigando a ter relações com ele. A vítima disse à polícia que o medo sempre imperava, até a chegada dos policiais e a prisão do acusado. A vítima disse que agora ela pretende viver em paz./Liberdadenews

Frank Aguiar tem prisão decretada pela Justiça



Um processo movido por Andréa César, ex-esposa de Frank Aguiar e mãe da filha mais velha do cantor, Luma Aguiar, de 20 anos, fez a Justiça determinar a prisão do forrozeiro por não pagamento alimentícia. Segundo informações o valor total da ação contra o vice-prefeito da cidade de São Bernardo, em São Paulo, é de R$ 69 mil.  

Em contato com o portal, Frank garantiu que pagaria a dívida, mas garantiu que a filha foi influenciada por sua ex-mulher. "Infelizmente, isso é verdade. A mãe fez a cabeça dela. A minha filha não queria esse processo... Infelizmente, a mãe dela que incentivou a prosseguir. Mas como ela já é maior, resolveu tudo em nome do amor e da família. Eu trabalho e vou pagar os milhares que está sendo pedido. Eu dou tudo do bom e do melhor, tudo o que tem direito, mas não fico pedindo recibo. Pago faculdade, plano de saúde, roupa. A Justiça às vezes é muito cega, muito ingrata".

Porém, ao saber da determinação da Justiça, a filha do cantor desistiu do processo contra o pai. Segundo o advogado do cantor, Rodrigo Kawamura, Luma não sabia que o pai poderia ser preso. "Ela está em Fortaleza e mandou uma carta hoje [quinta, dia 4], por meio de mensagem de celular, pedindo para que o processo seja suspenso", diz o advogado.

Filho de policial militar morre em acidente entre duas motos no centro de Teixeira de Freitas



Um acidente envolvendo duas motocicletas por volta de 19h30 deste sábado, na Avenida Pres. Getúlio Vargas, em frente ao hospital Sobrasa, deixou um jovem morto e três pessoas feridas. Segundo informações colhidas o local, um casal subia avenida numa motocicleta quando outra moto com dois jovens se aproximou em alta velocidade, o piloto da primeira moto identificado pelo nome de Jeferson ainda tentou desviar, mas a colisão na lateral foi inevitável. 

Joalisson Bispo Santana de 18 anos, filho de um policial militar, trafegava com um amigo em uma motocicleta CG 125 de cor preta, placa policial 4165 que colidiu a com a moto do casal. Após a colisão, o piloto perdeu a direção da motocicleta e ainda colidiu com um veiculo de passeio de cor preta, placa policial 7822 licenciado em Teixeira de Freitas. Com o impacto, os jovens foram arremessados na avenida e Joalisson morreu no local, as outras vítimas foram socorridas ao hospital municipal pelo SAMU.
 

Informações dão conta que os jovens ou estavam indo ou voltando de um churrasco, pois estavam levando carne e carvão com eles. A equipe do coordenador da Mata Sul, Manoel Garrido esteve no local para os trabalhos de perícia, e segundo Garrido, as marcas de pneus no asfalto indica que as motos estavam lado a lado quando aconteceu a colisão. A delegada plantonista Drª Waldizia Fernandes, esteve no local e autorizou a remoção do corpo par ao IML onde será necropsiado./bahiaextremosul

sábado, 6 de agosto de 2016

Motorista perde o controle e veículo despenca em ribanceira na ladeira do Colina Verde



Teixeira de Freitas: Na madrugada deste sábado, 06 de agosto, por volta das 03h40, um motorista perdeu o controle do veículo, na ladeira de acesso que liga os Bairros Jardim Europa e Colina Verde, e acabou despencando na ribanceira. Felizmente segundo informações o motorista não se feriu e saiu ileso do acidente.

O mesmo conduzia um veículo Fiat/Uno, de cor vermelha, acabou atingindo um cano de transmissão da Embasa, e deixou algumas residências sem o fornecimento de água. Nossa equipe de reportagem que recebeu o vídeo e as fotos de um internauta, esteve no local, mas, o veículo já havia sido retirado e, segundo informações, a Embasa foi informada da quebra do cano. 

A via passou recentemente por melhorias, sendo a mais importante delas, a iluminação de toda a ladeira, que além de uma maior segurança, possibilita maior visibilidade. Inclusive moradores elogiam a iluminação da ladeira que também recebeu uma cerca pra evitar o acesso de animais na via. Até o fechamento desta reportagem a causa do acidente não foi conhecida. 

O fornecimento de água no Colina Verde está interrompido, e a Embasa não divulgou nota sobre o caso e nem quando o fornecimento voltará ao normal./Liberdadenews

Jovem é baleado e morre em frente a Receita Federal em Teixeira



O assassinato ocorreu na madrugada deste sábado, 6 de agosto, em Teixeira de Freitas. Lucas Ventura de Jesus, 22 anos, morreu depois de ser atingindo com um tiro na região do peito.


De acordo com o perito criminal, Bruno Melo, da 8ª Coordenadoria Regional de Polícia Técnica, Lucas foi baleado nas imediações de um bar na Rua Silvia Ramos, lateral da CDC e correu dos atiradores.


Ele não resistiu ao ferimento e caiu morto em frente ao prédio da Receita Federal, já na Avenida Getúlio Vargas. Ainda de acordo com o perito, o tiro acertou o peito na altura do coração da vítima e transfixou. O corpo foi removido para exames de necropsia no Instituto Médico Legal./sulbahianews

O Diretório do PSD, PSB, PSL e PTN realizou a convenção municipal nesta sexta-feira em Jucuruçu





O Diretório do PSD, PSB, PSL e PTN e seus filiados, correligionários, eleitores e toda comunidade Jucuruçuense, compareceram a Convenção Partidária 2016, onde foram homologadas as candidaturas a Prefeita, Vice - prefeito  e Vereadores.

A Convenção contou com a presença do Secretário de Relações Institucionais (SERIN) Josias Gomes, secretária de educação Carmem Pereira - do pai da pré - candidata Uberlândia, o senhor Teodolino José Pereira o (DOLA) esposo Arivaldo de Almeida Costa (LiLi) o presidente da câmara Ailson Pereira da Costa [PPL], Vevei Caboclo e demais lideranças políticas. Entre elas João Pereira dos Santos, presidente do (PSD) de Jucuruçu. Nesta sexta feira: 05/08/2016 - a Solenidade: teve inicio às 15h - Local: Espaço Show Som (Rodovia BA, 284 — Jucuruçu/BA)


A pré-candidata Uberlândia, ressaltou sua trajetória corajosa e a força de seu grupo político, está comprovando que pode fazer grande diferença no município de Jucuruçu. “Gostaria de agradecer muito pela atenção e a presença dos senhores (A). Conto com o apoio aos nossos candidatos e aos projetos políticos deles. Sei que podemos realizar uma grande campanha, com energia, vitalidade e a vontade que conheço de todos vocês. Sei que com isso a vitória é certa".

Após agradecer a presença e o entusiasmo dos presentes, a pré - candidata também falou sobre o compromisso de apoio aos seus candidatos e abriu um extenso diálogo, Para a pré-candidata, o encontro superou sua expectativa e representou o início auspicioso de uma grande campanha. “Tenho certeza que com a força do povo do município de Jucuruçu, faremos uma campanha bem sucedida e com um crescimento continuo em todos os sentidos”, conto com o apoio de vocês baseado nas grandes conquistas realizadas em nosso município. Por isso digo "JUCURUÇU NO RUMO CERTO".


A pré - candidata Uberlândia, também falou com grande entusiasmo do retorno da – construção da creche pró - infância (obra que está em andamento), em Jucuruçu, no valor de Cr$ 1622.0000.00.

Uma multidão formada por jovens, adolescentes, mulheres e representantes dos vários segmentos da sociedade civil lotou o espaço show som eventos e outra multidão ficou pelo lado de fora. O evento durou mais ou menos quatro horas e meia e mesmo assim, o público permaneceu no local para prestigiar a homologação da candidatura à reeleição da pré - candidata  Uberlândia e a coligação formada pelos seus quatro partidos.


“Nós pegamos um município destruído e sem nenhuma infraestrutura adequada em nenhum dos seus bairros e em apenas três anos e meio trouxemos várias grandes obras públicas, e na área de saúde - nós sabemos que temos que construir uma proposta ainda mais ousada e avançar no que nós já fizemos. Precisamos trabalhar para duplicar o nível de qualidade de vida que a cidade conquistou em nosso mandato. O mundo mudou, a cidade mudou, e nossos grupos estão trabalhando para se adequar todo dia à realidade dos dias de hoje. Afinal, a população sempre tem o saber e o conhecimento da cidade”, afirmou a pré - candidata.


O Secretário de Relações Institucionais (SERIN) Josias Gomes - a convenção foi marcada pela emoção em diversas vezes. Lideranças fizeram explanações sobre a história de luta e as conquistas de Jucuruçu - e passagens que remetem ao início da história política de Uberlândia. “Foi um evento muito especial, não tenho dúvida de que esse time formado por Uberlândia e Erley Fernandes vai ganhar a eleição, porque Uberlândia já provou que é o melhor para Jucuruçu. E com Uberlândia temos condições de melhorar ainda mais o município e lutar por mais conquistas, projetos e mais obras em todos os setores”, disse o Secretário de Relações Institucionais (SERIN) Josias Gomes.


Josias Gomes disse que se sente feliz em vir a Jucuruçu, primeiro porque reconhece que Uberlândia foi a melhor prefeita de Jucuruçu e  agora em 2016, volta para a nova campanha política para continuar o mesmo projeto que transformou o município.


“Sempre depositei muita confiança e esperança em Uberlândia. Trata-se de uma mulher guerreira, tem história de luta, é persistente e é a prefeita que mais fez por Jucuruçu. E a presença deste grande público em sua convenção é prova que o seu trabalho trouxe resultado para a cidade, tanto que hoje saímos daqui com mais energia para entrar na campanha a partir do dia 15 de agosto”, enalteceu Josias Gomes.







Temer é vaiado ao abrir os Jogos Rio-2016


O presidente da República em exercício, Michel Temer, e o presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Thomas Bach, assistem a cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos Rio-2016, realizada no Estádio do Maracanã - 05/08/2016
O presidente da República em exercício, Michel Temer, e o presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Thomas Bach, assistem a cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos Rio-2016, realizada no Estádio do Maracanã - 05/08/2016 (Issei Kato/Reuters)


Imerso em profunda crise política e econômica, o Brasil celebrou a tolerância e a diversidade na abertura dos Jogos Rio-2016 – uma festa que refletiu de fato o “espírito da gambiarra”, definido pelos organizadores como “o talento para fazer algo grande a partir de quase nada”. Mas a tensão no país se fez sentir no Maracanã. Para evitar vaias, o nome do presidente interino Michel Temer não foi anunciado ao lado do presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Thomas Bach, no início da cerimônia. O peemedebista, contudo, não escapou dos protestos: ao declarar aberta a Olimpíada, Temer foi alvo de sonoras vaias. Falou por menos de 10 segundos. Ao fazer seu discurso, Bach apenas agradeceu às autoridades brasileiras, sem citar Temer nominalmente. A imagem do interino também não apareceu nos telões do Maracanã – tudo parte da estratégia dos organizadores para evitar as manifestações contra Temer.

Antes do início da festa, um grupo chegou a ensaiar um ”fora Temer” das arquibancadas – e outra parcela do estádio vaiou a manifestação. Ao fim do Hino Nacional, houve quem gritasse o nome do juiz Sergio Moro, que comanda as ações decorrentes da Operação Lava Jato em Curitiba. Na última sexta-feira, Temer afirmou que estava “preparadíssimo” para ouvir eventuais vaias no Maracanã. Na cerimônia de abertura da Copa do Mundo de 2014, a presidente afastada Dilma Rousseff foi alvo de vaias e xingamentos no estádio Itaquerão.

Estiveram presentes à cerimônia 38 chefes de Estado e governo – número muito inferior aos 70 que assistiram a festa londrina em 2012 e aos 80 que estiveram em Pequim em 2008. O presidente americano Barack Obama prestigiou a abertura em Londres ao lado da mulher, Michelle. Desta vez, os Estados Unidos enviaram o secretário de Estado John Kerry.

No começo da tarde, em Copacabana, na Zona Sul da cidade, um protesto contra Temer alterou o trajeto do revezamento da tocha olímpica, que deixou de passar por um trecho da orla e seguiu por ruas internas do bairro. Diversos movimentos de esquerda e centrais sindicais protestaram com faixas e cartazes em português e em inglês, em frente ao Hotel Copacabana Palace. Houve um momento de tensão, quando a manifestação foi impedida de avançar, até que a tocha deixasse Copacabana.

Em São Paulo, houve protesto contra os Jogos na Avenida Paulista. A Polícia Militar paulista reprimiu com cassetetes e spray de pimenta cerca de 200 manifestantes que iniciaram uma caminhada a partir do vão do Masp.

Em meio à tensão no país, a festa no Maracanã deu espaço a causas socioambientais. As favelas foram representadas com um show de ritmos como o samba e o funk, que reuniu as cantoras Elza Soare e Ludmilla. O rapper Marcelo D2 e o cantor Zeca Pagodinho simularam um duelo de ritmos, representando a diversidade da música do Rio de Janeiro. A importância dos negros para a cultura nacional foi celebrada com as rappers Karol Conka e McSofia. Manifestações culturais como o maracatu, os bate-bolas e o bumba-meu-boi também dividiram o espaço no palco do Maracanã e o treme-treme, do Pará, foi representado pela Gang do Eletro. Houve também espaço para um alerta sobre o aquecimento global.

Os protestos não ofuscaram a festa no Maracanã. Nas redes sociais, a beleza da cerimônia provocou manifestações de orgulho cada vez mais raras em um país desiludido. A Copa do Mundo de 2014 teve como grande legado a alegria que tomou conta do país ao longo da competição – e que sobreviveu até mesmo ao 7 a 1 da semifinal contra a Alemanha. Há dois anos o mundo conheceu o soft power brasileiro: o termo é usado na diplomacia para definir a competência de um país para conseguir o que deseja por meio de sua cultura e de sua imagem, de sorrisos e paciência, em oposição a balas e canhões.

o ex-maratonista Vanderlei Cordeiro acenda a pira olímpica no Maracanã

Ao discursar, o presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Carlos Arthur Nuzman, apelou a esse poder: “Nunca desistimos, essa é a força do nosso povo. Os filhos do Brasil não fogem à luta”. Foi ovacionado. Pouco depois, foi vaiado ao falar da cooperação entre os três níveis de governo. É o espírito olímpico em tempos de crise política.

Secretários e filhos do prefeito de Medeiros Neto são mantidos presos após audiência na Justiça Federal


Secretários e filhos do prefeito de Medeiros Neto são mantidos presos após audiência na Justiça Federal

A justiça Federal em Teixeira de Freitas realizou uma audiência de instrução que durou três para ouvir mais de 60 pessoas no caso da “Operação Hera” da Polícia Federal que prendeu a secretária Municipal de Educação e os dois filhos do prefeito de Medeiros Neto. A audiência começou na segunda-feira, dia 1º e terminou no início da noite desta quarta-feira, dia 3 de agosto.

O juiz federal Guilherme Bacelar Patrício de Assis, titular da Subseção Judiciária da Justiça Federal de Teixeira de Freitas ouviu mais de 60 testemunhas do caso em que a Polícia Federal e o Ministério Público Federal desarticularam com a “Operação Hera” uma organização criminosa, acusada de desviar verbas públicas do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), no município de Medeiros Neto.

O prefeito Nilson Vilas Boas Costa (PSB), de 80 anos, teve os seus dois filhos como alvos da segunda fase da “Operação Hera”, que apura denúncias de desvio de verbas públicas da educação no município. Os dois filhos do prefeito presos são: Rogério Reis Costa que é réu por corrupção passiva no processo: 0021060-05.2016.4.01.0000, Nilson Vilas Boas Costa Junior que é réu por corrupção passiva no processo: 0027791-17.2016.4.01.0000 que estão presos desde 13 de março de 2016.

O chefe de gabinete Raniery Santos Lima e a secretária Municipal de Educação Aleny Brito Lacerda Souza são réus e continuam presas por emprego irregular de verbas ou rendas públicas nos processos0031837-49.2016.4.01.0000 – 0031834-94.2016.4.01.0000 – 0003694-05.2016.4.01.3313. Nesta quarta-feira (03/08), o juiz federal deu voz de prisão em plena audiência a irmã da secretária de Educação, de nome Jucelsa Brito Lacerda.

Nesta quarta-feira (03), o juiz informou a defesa dos réus, um prazo de 15 dias para analisar os processos após instrução criminal, quando deverá julgar o pedido de relaxamento da prisão das 5 pessoas recolhidas no presídio do Conjunto Penal de Teixeira de Freitas. Nestes próximos 15 dias o juiz federal deverá decidir se relaxa ou não a prisão dos envolvidos nos crimes de corrupção passiva no município de Medeiros Neto.

Segundo a Procuradoria da República, o esquema criminoso era executado, em sua maioria, por servidores públicos da Prefeitura Municipal de Medeiros Neto, que inseriam dados falsos, como acréscimos salariais e gratificações ilegais, nos contracheques de servidores públicos municipais, escolhidos aleatoriamente. Ainda de acordo com as investigações, após a compensação dos valores, os servidores eram obrigados a devolver os acréscimos ilegalmente recebidos à Secretaria Municipal de Educação.

Entenda o caso

A primeira fase da operação ocorreu na manhã de terça-feira do dia 8 de março de 2016, quando o MPF e a Polícia Federal cumpriram duas prisões preventivas e na decretação de indisponibilidade de bens contra todos os envolvidos no esquema que desviava verbas do “Fundeb 60%” em Medeiros Neto. A Operação Hera atua contra uma organização criminosa que operava dentro da Prefeitura de Medeiros Neto, onde agentes públicos do município são acusados dos crimes de falsidade ideológica, peculato, emprego irregular de rendas ou verbas públicas e corrupção passiva.

De acordo com o MPF, são seis pessoas investigadas que teriam desviado recursos oriundos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) em proveito próprio. O esquema criminoso era executado com a inserção de dados falsos, como acréscimos salariais e gratificações ilegais, nos contracheques de servidores públicos municipais, escolhidos aleatoriamente. Após a compensação dos valores, estes servidores eram obrigados a devolver os acréscimos ilegalmente recebidos à Secretaria Municipal de Educação.

Na primeira fase foram presos preventivamente a secretária Municipal de Educação Aleny Brito Lacerda e o seu genro, o chefe municipal de Gabinete identificado por Raniery Santos Lima, que ainda estão recolhidos no Presídio do Conjunto Penal de Teixeira de Freitas à disposição da justiça federal.

Um mês depois, na quarta-feira do dia 13 de abril de 2016, foi a vez da Polícia Federal cumprir a prisão preventiva dos dois filhos do prefeito Nilson Costa, Nilson Vilas Boas Costa Júnior e Rogério Reis Costa. A decisão foi do juiz federal Guilherme Bacelar Patrício de Assis, titular da Subseção Judiciária da Justiça Federal de Teixeira de Freitas que atendeu a representação da procuradora federal Marcela Fonseca, do Ministério Público Federal de Teixeira de Freitas.

Segundo o delegado Pancho Rivas, que comandou a operação da Polícia Federal, as prisões do secretário de Administração Nilson Junior e do ex-secretário de Administração Rogério Costa se deram porque eles estavam comandando um esquema de ameaças a testemunhas. Foram evidenciados indícios de que os dois filhos do prefeito estariam ameaçando as testemunhas no curso do processo e que outros servidores municipais que prestaram esclarecimentos junto ao Ministério Público Estadual e Federal estariam sendo coagidos a mentir nos depoimentos. (Por Athylla Borborema).

sexta-feira, 5 de agosto de 2016

Homem é alvejado a tiros em Caravelas e socorrido em estado grave ao HMTF




Caravelas: Um homem identificado como sendo, Walas Braz da Silva, 29 anos, foi baleado com um tiro no peito, por volta da meia noite, desta sexta-feira, 05 de agosto, no Bairro Tancredo Neves, em Caravelas. Segundo informações, a vítima estava caminhando no referido bairro, quando foi interceptada por um homem, ainda não identificado pela polícia, que já chegou atirando. A vítima caiu e o atirador fugiu.

O Walas foi socorrido pelo SAMU ao Hospital de Caravelas, mas, devido à gravidade dos ferimentos, foi transferido para Teixeira de Freitas, que já chegou e foi direto para bloco cirúrgico e estado de saúde é considerado grave. Segundo informações de familiares, Walas está na condicional, mas, não souberam informar qual o crime ele cometeu. 

Os familiares disseram também que o Walas, há um tempo atrás, tentou tomar a arma de um policial e acabou levando um tiro na perna e foi preso. Já sobre a tentativa de hoje, a família não soube informar o motivo pelo qual que tentaram tirar a vida do Walas. A Polícia Civil instaurou inquérito policial para investigar homicídio tentado./Liberdadenews

Homem é esfaqueado pelo irmão ao defender a mãe após discussão no São Lourenço



Teixeira de Freitas: Após discussão, irmão furou o outro de faca, na Rua da Paz, no Bairro São Lourenço. O fato aconteceu por volta de 01h30 da manhã, desta sexta-feira, 05 de agosto. A vítima foi identificada como sendo, Roberto Alves Leal, 38 anos de idade. Roberto foi socorrido pelos próprios familiares para o Hospital Municipal, e já foi direto para Centro Cirúrgico.

Segundo informações, ele foi atingido com uma facada nas costas e seu estado é grave. O acusado, identificado pelo prenome de Luizinho, após a agressão, fugiu. Ainda segundo informações de familiares, o Luizinho estava discutindo com a mãe e o Roberto foi defender a genitora, o acusado pegou uma faca e furou seu irmão pela costas e fugiu. A Polícia Civil vai instaurar inquérito policial para investigar o caso./Liberdadenews

Lei sancionada por Temer tem pena maior para furto de galinha do que lesão corporal




Roubar uma galinha ou um boi terá uma pena superior ao crime de lesão corporal. Essa é a avaliação da advogada Camila Hernandes, em entrevista ao Bahia Notícias, sobre a Lei 13330/16. A norma foi sancionada pelo presidente em exercício, Michel Temer. O texto agrava a pena dos crimes de furto e receptação de semovente domesticável de produção (gados, caprinos, aves, suínos, por exemplo), ainda que seja abatido ou divido em partes no local do furto. 

Atualmente, o crime de furto tem pena de um a quatro anos de prisão. A nova lei aumenta a pena, passando para entre dois a cinco anos de reclusão, nos regimes fechado, semiaberto ou aberto. A receptação é considerada todo ato de “adquirir, receber, transportar, conduzir, ocultar, ter em depósito ou vender, com a finalidade de produção ou de comercialização” dos animais. A lei não se aplica para casos de animais domésticos, como gato e cachorro. “Essa lei é mais uma demonstração de que o direito penal é utilizado como a solução para todos os males do mundo. 

A gente sempre tem batido nessa tecla de que, não é o direito penal que resolve a criminalidade. A prática mostra que o endurecimento de penas ou supressão de garantias, e todas as questões que endurecem o sistema punitivo, não tem demonstrado o resultado que se esperaria disso”, afirma. A advogada, que atua na área criminal, diz que o endurecimento da pena para furto de animais foi um pedido da bancada ruralista do Congresso Nacional, com o objetivo de proteger o produtor rural. Ela diz que o furto de gado realmente ocorre, mas a tipificação do crime de furto já existe. 

Camila faz uma comparação da pena com outros crimes, como lesão corporal grave, que tem pena de um a cinco anos de reclusão, e homicídio culposo na direção de veículo automotor, que tem pena de detenção, com pena cumprida em regime semiaberto ou aberto, de dois a quatro anos. A advogada ainda salienta que a pena da recente lei impede a suspensão condicional do processo, benefício criado pela lei para crimes de até um ano de reclusão, já que a pena mínima começa em dois. 

O receio de Camila Hernandes é que a lei seja utilizada para atingir lesões menores, como furto de galinha. “Não afastaria a hipótese de aplicação dessa lei nesses casos, por conhecer como funciona esse sistema. Há esse receio de enquadramento dessas condutas menores. Essas questões, por exemplo, de furto de galinha, deveriam ser resolvidas com aplicação do princípio da insignificância. Na prática, a gente sabe que a lei pode ser aplicada e chegar até o Supremo Tribunal Federal [STF]”, assevera. Em 2014, o STF absolveu um homem condenado de furtar uma galinha, mesmo tendo reembolsado o dono do animal pelo dano causado./BN

Prefeito João Bosco do PT desafia Justiça Eleitoral durante convenção do partido


IMG-20160805-WA0070

O prefeito da cidade de Teixeira de Freitas, João Bosco do PT, numa clara demostração de desafio a justiça eleitoral, realizou uma campanha antecipada, inclusive utilizando a máquina pública durante a convenção do partido, realizado por volta das 18 horas de quinta feira, na sede do comitê, situada na Avenida Marechal Castelo Branco, no centro da cidade.

O gestor municipal, durante a realização do evento, utilizou guardas municipais e agentes de trânsito, e fechou a via pública nas proximidades do Banco Bradesco até a Praça dos Leões.

Devido o evento ter sido realizado em horário de grande movimentação, o transtorno no trânsito ficou evidente, sendo alvo de reclamações por parte de condutores que trafegavam pelo local.

Ainda segundo funcionários públicos, que não quiseram se identificar por medo de retaliações, alguns funcionários foram coagidos a participarem da convenção para fazer volume no evento.

Denúncias ainda dão conta, que em dois postos de combustíveis da cidade, foram autorizados a abastecer veículos de “simpatizantes” do prefeito.

Durante a convenção do PT, o Sr. Marcílio Goulart, apontado como braço direito do prefeito e ex chefe de gabinete, afastado para concorrer ao pleito eleitoral, teria realizado carreata no bairro Urbis, chegando em comitiva ao evento.

A atitude do prefeito João Bosco do PT, demonstra claramente despreocupação no cumprimento das leis eleitorais, desafiando assim a Justiça Eleitoral, em uma gestão cercada de escândalos de corrupção e desvio de dinheiro público./opovonews

Com a palavra, o Ministério Público…

27 anos sem o mestre da música e suas histórias - Raul Santos Seixas



Maria Eugênia Pereira dos Santos era uma garotinha bonita quando conheceu Raul Varella Seixas. Ela tinha sete anos, e ele nove. O namoro, que durante anos ficou somente na troca de olhares e bilhetinhos, culminou no casamento dos dois, às 17:30h do dia 16 de setembro de 1944, na Igreja do Bonfim, em Salvador, na Bahia. Nove meses após a união de Raul e Maria Eugênia, nascia o primeiro filho do casal, Raul Santos Seixas, em 28 de junho de 1945.

“Nasci baiano mesmo, na av. 7 de setembro, número 108, que é a avenida principal de Salvador. Hoje estão comendo bacalhau” …brincaria Raul, mais tarde, referindo-se ao Restaurante Português, que funciona hoje, na casa em que nasceu. A vasta biblioteca de seu pai era seu brinquedo favorito. E foi daí que veio o gosto pela palavra e a miopia precoce. Vivia trancado no quarto devorando o “Livro dos Porquês” do “Tesouro da Juventude”. Inventava histórias fantásticas que, transformadas em gibis, e com desenhos do próprio Raul, eram vendidos ao irmão caçula, Plininho (Plínio Santos Seixas, três anos mais novo). Melô era o personagem central de suas histórias, um cientista louco que viajava no tempo com figuras históricas, Deus e o Diabo.

“Eu estava muito preocupado com a filosofia sem o saber (isto é, eu não sabia que era filosofia aquilo que eu pensava). Tinha mania de pensar que eu era maluco e ninguém queria me dizer. Gostava de ficar sozinho. Pensando. Horas e horas. Meu mundo interior é, e sempre foi, muito rico e intenso. Por isso o mundo exterior naquela época não me interessava muito. Eu criava o meu.”No ano de 1954, Raul ganhou seu primeiro violão, presente dos pais, ao qual, a princípio, ele não deu muita importância. Porém, pouco a pouco, foi dedilhando e, sozinho, aprendeu a tocar algumas músicas, acabando por se apaixonar pela novidade.


A família Seixas mudou-se para uma casa que ficava próxima ao Consulado Americano. Ali Raul conheceu os garotos do consulado, que lhe emprestaram alguns discos de Elvis Presley, Little Richard, Fats Domino, Chuck Berry etc. Foi o primeiro contato com o Rock and Roll. “Eu ouvia os discos de Elvis Presley até estragar os sulcos. O rock era como uma chave que abriria minhas portas que viviam fechadas. Usava camisa vermelha, gola virada para cima. As mães não deixavam as filhinhas chegarem perto de mim porque eu era torto como o James Dean. Olhava de lado, com jeito de durão. Cada vez que eu cumprimentava uma pessoa dava três giros em torno do próprio corpo. Eu era o próprio rock. Eu era Elvis quando andava e penteava o topete. Eu era alvo de risos, gracinhas, claro. Eu tinha assumido uma maneira de vestir, falar e agir que ninguém conhecia. Claro que eu não tinha consciência da mudança social que o rock implicava. Eu achava que os jovens iam dominar o mundo.”

Aos poucos a escola foi ficando de lado. O bom era ficar na loja Can-tinho da Música, curtindo rock and roll ou marcando ponto no Elvis Rock Club, fã-clube de Elvis Presley, fundado por Raulzito e o amigo Waldir Serrão. Corria o ano de 1962 e a necessidade de fazer rock levou Raul a fundar, ao lado dos irmãos Délcio e Thildo Gama, o grupo Os Relâm-pagos do Rock. Chegaram a se apresentar na TV Itapoan, onde foram chamados de cantores de “música de cowboy”.

“Eu era um fracasso na escola. A escola não me dizia nada do que eu queria saber. Tudo o que eu sei, eu devo ao mundo, à rua, à vivência e, principalmente a mim mesmo. Repeti 5 vezes a 2. série do ginásio. Nunca aprendi nada na escola. Minto. Aprendi a odiá-la.” O ano de 1964 foi importante para Raul Seixas. Os Relâmpagos do Rock, com nova formação, passam a se chamar The Panthers. Foi também o ano da profissionalização definitiva e da des-coberta dos Beatles.


Ainda em 1964, The Panthers entra em estúdio para gravar aquela que viria a ser a primeira gravação oficial: duas músicas para serem lançadas em um compacto (“Nanny”/ “Coração Partido”) pela Astor, que acabaram ficando apenas no acetato, não sendo lançadas comercialmente. Somente em 1992, a música “Nanny” seria lançada, entre outras gravações raras, no álbum O Baú do Raul.

O grupo passou então a se chamar Raulzito e Os Panteras. Depois de comprar uma aparelhagem nova e melhor, passou a tocar em boates e em shows em que, muitas vezes, brilhavam astros da Jovem Guarda como Roberto Carlos, Wanderléa, Jerry Adriani e, Rosemary, entre outros. Seus maiores rivais são os grupos de samba e bossa nova, aquartelados no Teatro Vila Velha de um lado e do outro o Cinema Roma, que era o templo do rock and roll, organizado por Waldir Serrão, O Big Ben.

Em nome do namoro com a americana Edith Wisner, Raul resolve parar tudo e retomar os estudos e, em pouco tempo, prestar o vestibular (para passar num dos pr-meiros lugares) para a faculdade de Direito. “Eu queria provar às pessoas, à minha família, como era fácil isso de estudar, passar em exames. Como não tinha a mínima importância.” Tão sem importância que, em 1967, decide ao mesmo tempo casar com Edith e retomar a carreira com Os Panteras.

Atendendo a um pedido de Jerry Adriani, Raul, Edith e Os Panteras partiram em viagem para o Rio, realizando um velho sonho. Conseguiram gravar, para a Odeon, o LP Raulzito e Os Panteras. Lançado em 1968, o disco foi ignorado tanto pela crítica quanto pelo público.

“Chegamos em fim de safra. Não entendíamos o que estava acontecendo. Agnaldo Timóteo de um lado, Gil e Os Mutantes de outro. Tocávamos coisas complicadas, minhas letras falavam de agnosticismo, essas coisas, e complicamos demais. Não tínhamos idéia do que era comercial em matéria de música em português.”


Com o fracasso do disco, ficam algum tempo como banda de apoio de Jerry Adriani, até a dissolução do grupo. “Só sobrou eu. Os outros não agüentaram a barra e caíram fora”. Desiludido e psicologicamente abalado, Raul voltou para Salvador.” Em 1970, conheceu Evandro Ribeiro, diretor da CBS, hoje Sony Music. “Talvez eu tivesse trilhado o caminho da paranóia se não tivesse tido a chance que tive. Conheci o diretor da gravadora CBS lá mesmo, na Bahia, e foi ele mesmo quem me deu oportunidade de estar em contato com a arte outra vez.” E lá se foi Raul, com Edith, de volta para o Rio; desta vez para trabalhar como produtor de discos na CBS. Durante um ano, Raul criaria músicas e discos de sucesso para Jerry Adriani, Trio Ternura, Renato e Seus Blue Caps, Tony e Frankie, Diana e Sérgio Sampaio. “Sérgio Sampaio foi o primeiro artista que eu realmente descobri. Acreditei muito nesse cara. Acreditei tanto que ele me incentivou a ser artista outra vez.” Em novembro daquele ano, nasceu Simone, a primeira filha.

O incentivo de Sérgio Sampaio levou Raul a produzir e lançar, em julho de 1971, aproveitando a viagem do presidente da CBS, o LP Sociedade da Grã-Ordem Kavernista – apresenta – Sessão das 10, com participações do próprio Raul, com Sérgio Sampaio, Miriam Batucada, Edy Star. Isso lhe valeu a expulsão da CBS quando o presidente voltou. O disco então sumiu, “misteriosamente”, do mercado.

“Neste disco cada um cantava suas músicas em faixas separadas, num trabalho que resumia o caos da época. Valeu a pena, apesar de ter vendido muito pouco. Nós nos divertimos muito. 


Foi também a primeira vez que eu fiz algo para ser consumido e do qual me senti paranoicamente orgulhoso e feliz. Como os Beatles, que aprenderam no estúdio, eu aprendi tudo na CBS, os macetes todos. Aprendi a fazer música fácil, comercial, intuitiva e bonitinha, que leva direitinho o que a gente quer dizer.” Em setembro de 1972, no VII Festival Internacional da Canção, à frente de um público ávido por novidades, Raul, mais uma vez incentivado pelo amigo Sérgio Sampaio, resolveu se tornar “popular”. Inscreveu no festival as canções “Eu sou eu, Nicuri é o Diabo”, defendida por Lena Rios e Os Lobos, e “Let me Sing, Let me Sing”, mistura de rock com baião, interpretada pelo próprio Raul, travestido de Elvis. Ambas foram classificadas.

“Depois de sair da CBS, onde ganhava 4 mil cruzeiros por mês, decidi ser Raul Seixas. Então usei, este é o termo, aquele negócio de brilhantina, do rock, do casaco de couro, como trampolim, como uma maneira de ser conhecido. Por que eu só passei a existir depois daquela encenação, daquele teatro que eu fiz. Combinar rock com baião foi a fórmula certa para chamar a atenção. Mas foi só o começo.”
A classificação de “Let me Sing, Let me Sing” entre as finalistas, além da excelente repercussão que Raul Seixas provocou no público e na imprensa, garantiu a continuidade de sua carreira como cantor e compositor da Philips. A consagração ainda tardaria alguns meses; tempo durante os quais Raul atuaria ao velho estilo, como produtor (e, no caso, também como cantor, anônimo, sem crédito na capa) de um disco antológico de clássicos de rock and roll e da Jovem Guarda: Os 24 Maiores Sucessos da Era do Rock (selo Polyfar, 1973).

Em 1975, esse disco seria reeditado com algumas alterações, como o nome de Raul na capa e um novo título, 20 Anos de Rock, aproveitando a notoriedade de Raul. Mas o “buuum” só viria mesmo com a explosão do compacto ”Ouro de Tolo”, (curiosidade: teve que ser prensado duas vezes em uma semana!). ”Ouro de Tolo” tinha uma letra autobiográfica e ao mesmo tempo uma bofetada na face da classe média do país (que trocava a verdadeira realização pelo acesso às bugigangas comuns de consumo), naqueles tempos de Milagre Brasileiro. Contratado pela Philips (gravadora onde brilhavam os medalhões da MPB como Caetano, Gil, Gal etc…), Raul Seixas partiu para o primeiro álbum solo, Krig-ha, Bandolo! O título refere-se ao grito de guerra de Tarzan, que quer dizer: “cuidado, aí vem o inimigo”. Lançado em 1973 é considerado pela crítica como um dos seus melhores trabalhos.



“O LP Krig-ha, Bandolo! foi feito todo de uma vez. A música Ouro de Tolo foi lançada antes, por causa de uma jogada comercial da Philips, que remexeu na ópera, que é o LP, e dela retirou a parte que achava mais interessante. Então, para mim, o valor e o gosto ficam por conta de todo o LP, porque ele é o todo de um trabalho, onde todas as músicas se interligam e de onde é quase impossível você só tirar e citar uma parte.”

Raul Seixas e Paulo Coelho lançam Sociedade Alternativa em agosto, e dedicam-se com afinco aos estudos esotéricos, mergulhando fundo na obra do mago inglês Aleister Crowley. Raul anunciava que era hora de mudar o mundo e distribuía nos shows um gibi/manifesto chamado “A Fundação de Krig-ha”, ilustrado por Adalgisa Rios (esposa de Paulo, na época). A Sociedade Alternativa, com sede alugada, papel timbrado e relatórios mensais, chegou a anunciar a aquisição de um terreno em Minas Gerais, para a construção da Cidade das Estrelas, uma comunidade onde a lei única era “Faze o que tu queres, há de ser tudo da lei.” A idéia da Sociedade Alternativa não agradou a muitos e Raul foi preso e torturado pelo DOPS, tendo que deixar o país. Raul, Paulo, Edith e Adalgisa decidiram partir para os Estados Unidos, onde fizeram contato com algumas personalidades.

Enquanto isso aqui no Brasil, a música “Gita” tocava de norte a sul do país. E foi graças a esse sucesso que Raul e Cia. voltaram para o Brasil. Foi nessa época que o casamento de Raul com Edith foi chegando ao fim, e ela decidiu voltar para os Estados Unidos, levando consigo a filha do casal.
O sucesso de Gita deu a Raul Seixas o primeiro Disco de Ouro, com mais de 600 mil cópias vendidas. O mesmo não aconteceu com o disco seguinte: Novo Aeon (1975, Philips), que vendeu apenas 60 mil. “Foi a maior decepção, mas dei a volta por cima com Há 10 Mil Anos Atrás.”

Raul conheceu, então, outra americana, Glória Vaquer (“Spacey Glow”), irmã de seu guitarrista Gay Vaquer. Casou-se com Glória e, desta união, nasceu, no Rio de Janeiro, a segunda filha de Raul, Scarlet, em junho de 1976. Nesse ano lançou o álbum Há 10 Mil Anos Atrás, com Raul maquiado na capa como um “sábio ancião”. Chegou então ao fim a parceria com Paulo Coelho, embora conti-nuassem amigos (ou inimigos íntimos).


Decidiu sair da Philips para outra gravadora, a recém-fundada WEA. Marcou esse período o rosto sem barba nem bigode (suas “marcas registradas”) e a relação com um novo parceiro (e antigo vizinho dos tempos do Rio), Cláudio Roberto, professor de ginástica, poeta e cantor nas horas vagas. Juntos realizaram o LP O Dia em que a Terra Parou, em 1977. A crítica não gostou. Foi dito que não mantinha o mesmo “nível” dos trabalhos anteriores. Mas os fãs se deliciam com “Maluco Beleza”, “Sapato 36” e a faixa-título. Raul chegou a fazer alguns shows, mas sem muito sucesso, devido às críticas ao LP. Foi então que se separou de Glória, que, a exemplo de Edith, também voltou aos Estados Unidos com a filha Scarlet.

As mudanças em sua vida pessoal e profissional somadas a problemas de saúde, abalaram Raul. Para recuperar-se da pancreatite, agravada pelo consumo de bebidas alcoólicas, Raul Seixas resolveu passar alguns meses na fazenda dos pais em Dias D’Avilla, interior da Bahia. Voltou de lá mais gordo e com uma nova companheira, Tânia Menna Barreto. Com ela dividiu parceria em seu novo álbum, Mata Virgem (1978, WEA). O disco trazia de volta Paulo Coelho, mas a má divugação atrapalhou a vendagem do LP e a crítica também não ajudou.

Em 1979 faz seu último álbum para a WEA, Por Quem os Sinos Dobram, em parceria com o amigo Oscar Rasmussen. Raul saiu da gravadora levando sua secretária de imprensa, a carioca Ângela Costa, hoje mais conhecida como Kika Seixas. Raul assinou um novo contrato com uma velha conhecida sua, a CBS e, em 1980, lançou o álbum Abre-te, Sésamo. O disco vendeu razoavelmente, porém bem menos do que merecia. Raul e Kika decidiram morar em São Paulo e, com a ajuda de Jair Rodrigues, conseguiram alugar uma casa no bairro do Brooklin.

São Paulo o recebeu de braços abertos. Iniciou, então, uma série de shows pela capital e interior do estado paulista. Na Zona Sul da cidade de São Paulo, nasceu, em 1981, a terceira e última filha de Raul, Vivian. Chegou a fazer uma temporada no Teatro Pixinguinha com sucesso absoluto.
Ainda em 81, Raul rescindiu o contrato com a CBS por pedirem que dedicasse o próximo disco a Lady Diana – ela era ”o assunto do momento”. Nessa época, Sylvio Passos, com 18 anos, comunicou a Raul Seixas que havia fundado o Raul Rock Club. Ele ficou surpreso, e passou a participar ativamente do que denominaria de Raul Seixas Oficial Fã-Clube.


Sem gravadora, mas com um público enorme e fiel, apresentou-se para mais de 150 mil pessoas em 13 de fevereiro de 1982 no Festival Música na Praia, em Santos, São Paulo. Mas Raul andava insatisfeito e mergulhava cada vez mais na bebida, o que levou ao cancelamento de shows e crises de hepatite. Em maio de 82, apresentou-se tão alcoolizado em Caieiras, interior de São Paulo, que acabou sendo tomado por impostor de si mesmo, sendo preso e ameaçado pelo delegado da cidade.

Deprimido, sem um contrato com uma gravadora e ainda com problemas de saúde, Raul, juntamente com Kika, desenvolveu o projeto da ópera-rock Nuit e saiu batendo de porta em porta, visitando todas as gravadoras. Nada aconteceu. Chegou ao cúmulo de ouvir de um diretor artístico a seguinte frase: “Já estou vacinado contra Raul Seixas.” Magoado, Raul voltou para o Rio e ficou alguns meses num apartamento em Copacabana.

Até que João Lara Mesquita, jovem diretor do Estúdio Eldorado e fã incondicional de Raul, resolveu realizar um antigo projeto e convidou o ídolo para gravar. Raul, Kika e a filha Vivian então retornaram para São Paulo, e, em abril de 1983, o músico lançou o álbum Raul Seixas. O disco trazia também uma faixa gravada, ao vivo, durante um show realizado no Sociedade Esportiva Palmeiras, onde Raul Seixas contou, através das músicas, a história do rock and roll para mais de 10 mil pessoas.
Em 1983, lançou o livro As Aventuras de Raul Seixas na Cidade de Thor, dividido em três partes: a primeira, um diário escrito entre os sete e os quatorze anos, no qual nota-se um grande conhecimento de rock and roll; na segunda parte, uma série de contos feitos entre os doze e os vinte e um anos; e, finalmente, na terceira, uma história em quadrinhos, chamada A Lei dos Assassinos da Montanha que, segundo Raul, era um bom exemplo de humor negro.


Com o sucesso do disco, do livro e da turnê pelo Brasil, Raul e Kika realizaram uma viagem aos Estados Unidos para acompanhar de perto o que estava acontecendo musicalmente por lá. Voltaram com a bagagem cheia e inspiradíssimos. Raul então assinou novo contrato, dessa vez com a Som Livre e, em junho de 1984, lançou o álbum Metrô Linha 743. O penúltimo casamento de Raul foi-se rompendo. A sua saúde também não andava boa. Mais uma vez ele decidiu voltar para Salvador, como fizera em 1978, para se recuperar. Depois de curta permanência em Salvador, voltou para São Paulo com nova companheira, Lena Coutinho.

Em São Paulo, junto com Lena, procurou uma nova gravadora, mas as portas do mundo artístico pareciam estar fechadas novamente para Raul. Enquanto isso, milhares de fãs e amigos permaneceram na expectativa de novidades. Em São Paulo, no ano de 1985, o Raul Rock Club (o Fã-Clube Oficial) lança o álbum Let me Sing my Rock and Roll, o primeiro disco produzido e distribuído independentemente por um fã-clube brasileiro, disputado hoje a peso de ouro por fãs e colecionadores.

Durante o ano de 1986, Raul e Lena continuaram à procura de uma gravadora e, finalmente, com a ajuda de amigos assinaram contrato para dois álbuns com a Copacabana. Porém, os problemas com a saúde atrapalharam as sessões de gravação no estúdio e o LP, que todos esperavam para esse ano, acabou sendo lançado só no início de 1987. O disco trazia como título o grito de guerra de rock and roll: Uah-Bap-Lu-Bap-Lah-Béin-Bum!

O disco tocou de norte a sul do país e mais uma vez, Raul Seixas era notícia, ocupando lugares de destaque na mídia e, o melhor, sua música estava na boca do povo. Contudo, continuava desaparecido dos palcos e da TV devido à sua saúde precária (em parte culpa do problema do abuso de bebidas alcoólicas).

A música “Cowboy Fora-da-Lei” estourou nas paradas de sucesso ganhando videoclipe no Fantástico e a sua inclusão na trilha sonora da novela das sete da Rede Globo. A música revelava uma “quase” paranóia de Raul, onde diz: “Mamãe, não quero ser prefeito/ pode ser que eu seja eleito/ e alguém pode querer me assassinar.”

A convite do discípulo e amigo Marcelo Nova, então vocalista e letrista do grupo baiano Camisa de Vênus, Raul Seixas participou da gravação do álbum que o grupo preparava para lançar, dividindo vocais e parceria com Marcelo Nova na música “Muita Estrela, Pouca Constelação”, referindo-se ao cenário pop brasileiro de maneira desdenhosa. No ano seguinte,1988, mostrou que ainda estava “vivo”, lançando, em setembro, o álbum A Pedra do Gênesis, que falava da controvertida Sociedade Alternativa.

A música “Não Quero Mais Andar na Contramão”, provou que Raul não estava mais a fim de maluquices e que seu papo agora era paz e sossego, no aconchego do lar… sossego que virou tédio. Marcelo Nova, para tirá-lo desse tédio, convidou-o para viajar para Salvador, onde iria se apresentar. Raul, que estava afastado dos palcos há três anos (sua última apresentação, ao vivo, foi em dezembro de 1985, em São Caetano do Sul, São Paulo), aceitou o convite. Na capital baiana,iniciaram juntos uma série de 50 shows, que visitou os quatro cantos do Brasil. Uma aventura que acabou resultando no disco A Panela do Diabo, lançado dois dias antes do falecimento de Raul.

Segunda-feira, 21 de agosto de 1989, nove horas da manhã. Dalva Borges da Silva, a empregada de Raul, chegou ao apartamento número 1003, do Edifício Aliança, Zona Central de São Paulo, e encontrou Raul Seixas morto em sua cama. Dalva imediatamente entrou em contato com o médico e a família de Raul. A notícia se espalhou e logo as emissoras de rádio e TV divulgaram o fato. Fãs, jornalistas e amigos dirigiram-se ao prédio onde Raul residia. Raulzito havia falecido duas horas antes da chegada de Dalva ao prédio, de parada cardíaca, causada pela pancreatite de que sofria há dez anos.

O corpo foi levado para o Palácio das Convenções do Anhembi, Zona Norte de São Paulo, onde foi velado durante toda a noite e madrugada a dentro. Às oito horas da manhã do dia seguinte o corpo seguiu num jatinho para Salvador, onde foi sepultado às 17 horas no Cemitério Jardim da Saudade.
Passados tantos anos de sua grande viagem, Raul Seixas continua mais vivo do que nunca. Desde seu falecimento em 21 de agosto de 1989, o número de pessoas interessadas em sua vida e obra vem aumentando consideravelmente. Pessoas de todas as faixas etárias e classes sociais se organizam nos inúmeros fãs-clubes criados para homenageá-lo. Casas culturais, praças, ruas, parques e viadutos recebem seu nome.


Revistas, pôsteres e cerca de 20 livros enfocando sua vida e obra continuam no mercado. Todos os títulos de sua imensa discografia já foram reeditados em CD, e novos títulos são lançados constantemente. Programas de rádio e TV, romarias ao Cemitério Jardim da Saudade, em Salvador, passeatas, carreatas e inúmeros eventos acontecem anualmente em todo o Brasil nas datas de nascimento e morte, 28 de junho e 21 de agosto, respectivamente. É por esses e por inúmeros outros motivos que decididamente Raul Seixas está e continuará vivo.

O Diretório do PSD, PSB, PSL e PTN realizará convenção municipal nesta sexta-feira em Jucuruçu



Convenção Partidária 2016

O Diretório do PSD, PSB, PSL e PTN tem a honra de convidar seus filiados, correligionários, eleitores e toda comunidade Jucuruçuense, para a Convenção Partidária 2016, onde serão homologadas as candidaturas a Prefeito, Vice - prefeito  e Vereadores.

A Convenção  terá a presença do Secretário de Relações Institucionais (SERIN) Josias Gomes e demais lideranças políticas. Nesta sexta feira: 05/08/2016 - Solenidade: A partir das 14h - Local: Espaço Show Som (Rodovia BA, 284 — Jucuruçu/BA)

A pré-candidata Uberlândia considera o momento um passo a frente na busca de repensar para Jucuruçu.  “Todos que estão comprometidos com o bem estar do nosso município devem estar presentes conosco nesse momento. Estamos confiantes, pois antes de tudo temos Deus ao nosso lado".

Homem é preso acusado de estuprar a mãe de 78 anos


Homem não teve a identidade revelada (Crédito: Polícia Militar do Piauí)

A Polícia Militar do Piauí prendeu, em flagrante, um lavrador de 38 anos, que não teve a idêntica revelada, acusado de estuprar a própria mãe, uma idosa de 78 anos, no município de Monte Alegre do Piauí (786 km de Teresina), na região Sul do estado. O homem foi transferido nesta terça-feira (02), para Penitenciária Regional Dom Abel Alonso Nunez, em Bom Jesus.

O homem foi preso na noite de domingo (31), após os policiais receberam a denúncia por parte dos vizinhos, de que uma mulher estava sofrendo maus tratos do filho, sendo agredida fisicamente. Os policiais de Corrente foram acionados e atenderam a ocorrência.

Ao chegar no local, a força policial comprovou que a mulher estava bastante debilitada. A vítima foi levada para a hospital do município, na unidade hospitalar foi constatado os abusos sexuais, já que a mulher apresentava lesões na região genital, além de marcas de espancamento por todo corpo. A mulher continua internada e sem previsão de alta.

O filho da idosa, principal suspeito de cometer os crimes, foi preso e chorou ao ser conduzido até a delegacia. Ele confessou os abusos e não possui passagem pela polícia. O caso segue sendo investigado e homem ficará à disposição da Justiça. O Instituto de Criminalística da Secretaria Estadual de Segurança Pública será acionado para realizar exame comprovando o crim,e de conjunção carnal e violência doméstica.

quinta-feira, 4 de agosto de 2016

Por unanimidade, câmara afasta prefeito por mais 90 dias



O prefeito de Itapebi, Francisco Brito (PSC), deve ficar mais tempo fora do cargo do que imaginava inicialmente. O gestor - que já tinha sido afastado da função por 180 dias, em abril, por uma decisão judicial, sofreu uma derrota na Câmara Municipal.

Na sessão de terça-feira (03), por unanimidade, os vereadores aceitaram denúncias de malversação de verbas da Educação, apuradas por uma comissão processante e decidiram manter Brito longe do cargo por mais 90 dias. 

Em 27 de abril,o juiz substituto de Itapebi, Roberto Freitas, em uma decisão liminar, afastou o prefeito do cargo. De acordo com denúncias do Ministério Público, ele vinha tentando atrapalhar as investigações, em outra ação de improbidade administrativa.

Francisco Brito chegou a recorrer ao Tribunal de Justiça da Bahia, que manteve a decisão de primeira instância. O prefeito também pode recorrer da decisão da câmara. Com o afastamento, o vice Adelgundes Ferreira (PRB) vem ocupando o cargo desde 28 de abril./Radar64

Temer autoriza aumento na energia elétrica para compensar prejuízos de distribuidoras Foto:



O presidente interino Michel Temer autorizou que as distribuidoras de energia elétrica repassem para o consumidor os prejuízos que tiveram. De acordo com a coluna Radar Online, da revista Veja, os valores se referem ao impacto do leilão no setor, realizado em 2014 pela presidente afastada Dilma Rousseff por causa do risco de apagão. 

Como a crise econômica se agravou, não houve demanda energética e as distribuidoras que adquiriram a cota não tiveram para quem vender. 

A autorização do aumento foi publicada na edição desta quarta-feira (3) do Diário Oficial da União. O decreto define que as empresas deverão apresentar embasamento para a venda de energia e que o lastro terá garantia proporcionada por “empreendimentos de geração própria ou de terceiros”.

Polícia procura suspeito de estuprar menina de 12 anos; Ele gravou ato, diz polícia


Foto:

A polícia de Itabela procura um homem de 60 anos suspeito de ter estuprado uma jovem de 12 anos na noite de quarta-feira (03). O acusado chegou a gravar um vídeo do suposto abuso, mas a polícia não informou o teor das imagens.

Conforme a informação, a mãe da menina passou a questioná-la sobre o motivo de ela ter chegado tarde em casa. “Então, ela acabou dizendo que havia se encontrado com o homem”, disse um policial.

Após a denúncia, a Polícia Militar foi até a casa do acusado, no bairro Irmã Dulce, mas não o encontrou. No entanto, os policiais apreenderam o celular onde estariam armazenadas as imagens.

"Ato sexual com um menor de 14 anos é configurado estupro, mesmo com o consentimento da vítima", esclareceu um policial. Segundo a Polícia Civil, a menina vai passar por exame de corpo de delito no Departamento de Polícia Técnica em Eunápolis.

Rua principal de Jucuruçu - Bahia, 3 de março de 2024.

Jucuruçu - Bahia. Pedaço bom do Brasil.