Aparecer

Aparecer

“Quem tem telhado de vidro não atira pedra no do vizinho”

“Quem tem telhado de vidro não atira pedra no do vizinho”

Siga-nos no instagram

sábado, 14 de julho de 2018

Jucuruçu se destacou com o 1º Casamento comunitário civil



casamento


Neste sábado dia 14 de Julho de 2018 aconteceu o 1º casamento comunitário do município de Jucuruçu e o cartório de registro civil de Jucuruçu - BA convidou toda população, familiares e amigos para participarem.

A cerimônia aconteceu no galpão municipal às 15h, casamento-coletivo Casamento Comunitário: Como Funciona? Civil E Religioso.

Casamento é uma festa cara e todos sabemos disso. Os nortes americanos costumam economizar mais de 10 anos para ter o casamento dos sonhos e muitos brasileiros ficam mais cinco depois do festejo pagando as contas. 

Agora imagine-se querendo casar com cerimônia, todas as pompas de um evento tradicional e desejado por uma grande parte dos pais e da noiva mas sem poder pagar. Existe a possibilidade de ter tudo isso, basta participar de um casamento comunitário, cada vez mais popular no Brasil.

Casamento comunitário civil

O casamento coletivo civil, conhecimento também como casamento coletivo, costuma ser realizado com abono de taxas e com uma pré - inscrição. Um juiz se dispõe a doar seus serviços e o tribunal reserva um dia em especial para diversos casais comparecerem depois de se inscreverem previamente.

A proposta do casamento comunitário no Brasil surgiu como uma idéia para legalizar a situação dos casais perante a lei que não poderiam pagar as taxas do cartório, um pouco altas para uma boa parte da população. 

É um serviço para as comunidades tanto para quem não pode pagar as taxas um pouco altas do cartório para casar como para o juiz, que doa seus serviços. Em muitas cidades o casamento será gratuito e em outros a taxa é bem inferior ao que se costuma pagar.

Com a chegada da união estável, alguns casais podem ter dúvida: por que participar de um casamento comunitário no civil? A lei protege os casais com união por um longo período de tempo, mas ainda não é tão simples como o casamento em caso de morte, auxílio e pensão. 

Quando o casal se separa ou há falecimento, com uma união de longo prazo, é preciso provar que por diversos trâmites e testemunhas que a união existe. Com os papéis em mãos, fica mais fácil. O preço da união estável no cartório também não é dos mais baratos.

Casamento - comunitário: Como participar de um casamento coletivo?

O serviço de ajuda ao público é oferecido em diversas cidades do Brasil. Como são muitos os interessados, igrejas de sua cidade e tribunais anunciam nos principais veículos de comunicação os serviços. 

Para casamento coletivo religioso, é preciso obedecer às regras da igreja e suas normas. Como se vestir, como agir e se é preciso pagar alguma taxinha fica à cargo das normas da igreja.

Para casamento comunitário no civil, é preciso morar na mesma cidade do tribunal que está oferecendo o serviço e aparecer em horário para inscrição com identidade, CPF (ou habilitação que tem os dois números) e comprovante de residência do casal. 

Uma data será marcada e o casal irá. Neste tipo de evento, usam-se apenas roupas sociais e não vestido de casamento.

Existem regras para se vestir em casamento comunitário? Os moldes do evento são como o de outro qualquer, por isso não é preciso temer como se vestir./SHOWSOM RADIO WEB

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Rua principal de Jucuruçu - Bahia, 3 de março de 2024.

Jucuruçu - Bahia. Pedaço bom do Brasil.