Aparecer

Aparecer

“Quem tem telhado de vidro não atira pedra no do vizinho”

“Quem tem telhado de vidro não atira pedra no do vizinho”

SÍTIO RIVERSIDE RANCH, UM SONHO REALIZADO COM MUITO SACRIFÍCIO E LUTA, A HISTÓRIA DE OZILENE HERLAN

Siga-nos no instagram

segunda-feira, 11 de abril de 2022

Um Domingo de Ramos atípico, celebração marca o início da Semana Santa em Jucuruçu

 

Fiéis de Jucuruçu percorreram ás ruas da cidade, após a caminhada, todos foram para a igreja católica, para assistir a missa celebrada pelo pároco Gilson Ferreira, que teve a igreja super lotada. 

No domingo de Ramos a Igreja celebra a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém, quando o Senhor entrou na cidade santa montado num jumentinho e foi aclamado pelo povo: "Bendito o que vem em nome do Senhor! 

Hosana nas alturas". Também é o domingo no qual se inicia a Semana Santa, que nos introduz nos sagrados mistérios da Paixão, morte e ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo. 

Essa semana deve ser vivida com toda reverência e dignidade, pois as celebrações que se realizam nestes dias estão diretamente ligadas a nossa redenção e salvação por meio do sangue de Jesus derramado por cada um de nós. 

O Domingo de Ramos é uma data móvel celebrada no domingo anterior à Páscoa.

Após passar 40 dias no deserto, em jejum e sendo tentado pelo diabo, Jesus chega na cidade sagrada. Conforme diz o evangelho, Jesus adentrou Jerusalém montado em um jumentinho e a multidão que o acompanhava jogou as vestes, mantos e ramos de árvores pelos caminhos. 

Na igreja Nossa Senhora da Esperança, localizada nas quadras 307/308 Norte, diversos religiosos seguravam os ramos de palmeiras e oliveiras — representando vitória — em respeito ao homem que dias antes, teria ressuscitado Lázaro de Betânia.

Nessa ocasião, as pessoas o saudaram com ramos de palmeira e oliveira, motivo pelo qual ficou conhecido como Domingo de Ramos, enquanto Jesus seguia montado em um jumentinho simbolizando a humildade nos seus últimos dias terrenos. 

Portanto, o significado do Domingo de Ramos é recordar o reconhecimento de Jesus como registrado nos Evangelhos: 

“E a multidão que ia adiante, e a que seguia, clamava, dizendo: Hosana ao Filho de Davi; bendito o que vem em nome do Senhor. Hosana nas alturas! E, entrando ele em Jerusalém, toda a cidade se alvoroçou, dizendo: Quem é este? E a multidão dizia: Este é Jesus, o profeta de Nazaré da Galiléia.” (Mateus 21: 9-11).

Para recordar, as pessoas costumam levar ramos para a igreja para serem benzidos, bem como realizam procissões lembrando a forma como Jesus foi aclamado. 

Os ramos simbolizam a vitória de Jesus e são levados pelas pessoas para as suas casas que os guardam como força de proteção contra tempestades e outros males. 

Hoje, há padres que recomendam que as pessoas usem raminhos de ervas que podem ser usados para consumo, chás, por exemplo, e que depois de os levarem, para a casa, elas possam utilizar para esse fim, em vez de os deixarem esquecidos. 

Nas igrejas, os ramos benzidos são queimados e as suas cinzas são usadas no ano seguinte para marcar a testa das pessoas na celebração da quarta-feira de cinzas.

Mais fotos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Rua principal de Jucuruçu - Bahia, 3 de março de 2024.

Jucuruçu - Bahia. Pedaço bom do Brasil.