Aparecer

Aparecer

“Quem tem telhado de vidro não atira pedra no do vizinho”

“Quem tem telhado de vidro não atira pedra no do vizinho”

SÍTIO RIVERSIDE RANCH, UM SONHO REALIZADO COM MUITO SACRIFÍCIO E LUTA, A HISTÓRIA DE OZILENE HERLAN

Siga-nos no instagram

quinta-feira, 28 de abril de 2022

Vereda: APLB comemora precatórios do FUNDEF e licença-prêmio para educadores


Prefeito de Vereda, Manrick Teixeira

Após anos de muitas lutas e mobilizações, os trabalhadores da educação do município de Vereda comemoraram, na última semana, duas novas conquistas para a categoria: a concessão de indenização (conversão em pecúnia) de licenças-prêmio para 59 trabalhadores da educação do município; e o rateio dos precatórios do extinto FUNDEF. 

Rateio dos precatórios 

O prefeito de Vereda, Manrick Teixeira, publicou na última sexta-feira 22, no Diário Oficial do Município, o Edital de Chamamento Público nº 001/2022 – que estabelece critérios para habilitação dos profissionais do magistério do Município, objetivando repassar os valores dos precatórios do extinto FUNDEF. De acordo com o edital, terão direito ao repasse os professores da Rede Municipal de Ensino, que atuaram nos períodos de 1º janeiro de 1997 à 31 de dezembro de 2006 e de 1º janeiro de 2007 a 31 de maio de 2020, tantos os servidores estatutários, celetistas ou contratados por tempo determinado. Em caso de falecimento do servidor com direito ao rateio, os seus herdeiros têm direito a perceber os valores. 

Para o professor Claudio Adão P. da Silva, coordenador do núcleo de APLB de Vereda, essa conquista se deu após muitas lutas: “ greves, mobilizações nas ruas, ocupações na Câmara de Vereadores, Secretaria de Educação e Prefeitura. Nosso Jurídico moveu ações judiciais e conseguimos bloquear mais de R$ 6 milhões dos recursos oriundos dos precatórios do FUDEF em 2018. Agora, finalmente, nossa luta foi honrada. Após o Governo Federal sancionar a lei que garante o pagamento dos precatórios do FUNDEF aos trabalhadores o prefeito de Vereda, provou seu comprometimento com a educação do município, e publicou o Chamamento Público, para identificar e habilitar os trabalhadores que possuem direito a receber o rateio dos precatórios”, comemorou o professor 

Licenças-prêmio 

O prefeito de Vereda, Manrick Teixeira, também publicou no Diário Oficial do Município, edição de quarta-feira (20/04), as Portarias 162 e 163/2022, que tratam das concessões de licenças-prêmio para 59 professores da rede municipal de ensino. De acordo com a portaria, a licença de 90 dias está sendo concedida de forma fracionada. Os trabalhadores gozarão de 30 dias e os demais 60 dias serão convertidos em pecúnia (indenização). 

O sindicalista Claudio Adão P. da Silva parabenizou os trabalhadores da educação pelas conquistas. “Sempre unida, nossa categoria nunca fugiu da luta. Foram muitos anos de enfretamento à gestão municipal, em governos anteriores, no objetivo de garantir nossos direitos legais. Agora, na atual gestão, o prefeito municipal está atendendo o pleito da APLB/Sindicato. Esperamos em breve comemorar também a gestão democrática nas escolas, garantido o direito de toda comunidade escolar a escolha de seus representantes nas unidades de ensino. Parabéns trabalhadores e trabalhadoras, pois só conquista quem luta”, finalizou./sigaanoticia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Rua principal de Jucuruçu - Bahia, 3 de março de 2024.

Jucuruçu - Bahia. Pedaço bom do Brasil.