Aparecer

Aparecer

“Quem tem telhado de vidro não atira pedra no do vizinho”

“Quem tem telhado de vidro não atira pedra no do vizinho”

SÍTIO RIVERSIDE RANCH, UM SONHO REALIZADO COM MUITO SACRIFÍCIO E LUTA, A HISTÓRIA DE OZILENE HERLAN

Siga-nos no instagram

segunda-feira, 10 de outubro de 2022

Outubro Rosa: Diagnóstico precoce e novas terapias ampliam chances de cura



 Este ano, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o Brasil deve diagnosticar 66.280 novos casos de câncer de mama. Destes, 3.460 serão na Bahia e 1.180, em Salvador. Os números são preocupantes, mas o diagnóstico precoce e novas terapias ampliam as chances de cura, segundo o o mastologista Ezio Novais, ex-presidente da Sociedade Mundial de Mastologia. Para alertar sobre o cenário atual do câncer de mama, realiza-se neste mês campanhas do Outubro Rosa. 

“A abordagem personalizada é uma grande conquista da ciência, significa maior eficácia e maior chance de cura”, afirma o especialista, um dos coordenadores da Mastologia da Clínica Amo. “Os tumores têm diversos tipos e cada um se comporta de uma forma. Por isso, a partir da análise individual, com a determinação de tamanho, localização, presença ou não de gânglios axilares e das características anátomo-patológicas e imunohistoquímicas do tumor, é possível estabelecer o melhor tratamento para cada paciente”. 

O mastologista relata que o tratamento recebeu nos últimos anos novas técnicas cirúrgicas. “O surgimento da oncoplastia (área dedicada à reconstrução e reparação da mama após a cirurgia), novas drogas quimioterápicas e imunoterápicas e novos equipamentos de radioterapia, entre outros avanços, levaram a melhores resultados, com um índice maior de cura”, concluiu. 

Ezio Novais alertou que, independentemente da idade, qualquer alteração na mama deve ser investigada. “Toda vez que a mulher perceber a presença de um nódulo ou de alterações da pele ou do mamilo, deve procurar imediatamente o mastologista. No entanto, o mais importante é a prevenção através da mamografia”./Bahia.ba

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Rua principal de Jucuruçu - Bahia, 3 de março de 2024.

Jucuruçu - Bahia. Pedaço bom do Brasil.