A partir de março deste ano, mais de 2.500 trabalhadores de 41 municípios baianos serão qualificados, via Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre). A ação contempla o Plano Territorial de Qualificação Social e Profissional (PlanTeQ), realizado pela Setre, em convênio com o Ministério do Trabalho e Emprego.
Nesta ação de qualificação social e profissional serão investidos mais de R$ 3,5 milhões, do Fundo de Amparo do Trabalhador (FAT), com a contrapartida do Tesouro Estadual, segundo a superintendente do Desenvolvimento do Trabalho da Setre, Maria Thereza Andrade.
O plano de ação de qualificação foi aprovado durante reunião do Conselho Estadual Tripartite e Paritário de Trabalho e Renda (Ceter-Bahia), que aconteceu em dezembro, na Setre.
Os cursos oferecidos pelo PlanTeQ, dirigidos a pessoas em situação de vulnerabilidade social, serão de 200 horas/aulas, voltados para atender às cadeias produtivas de alimentos, beleza e estética, construção civil, serviço, comércio, tecnologia da informação, têxtil, transporte e metal mecânica.
O PlanTeQ tem como público prioritário de qualificação trabalhadores sem ocupação, da agricultura familiar, autônomos, beneficiários de políticas afirmativas e pessoas com deficiência. Para execução das atividades, foram credenciadas instituições sem fins lucrativos, prestadoras de serviços técnicos especializados à Setre na área de qualificação social e profissional./BG
Nenhum comentário:
Postar um comentário