Aparecer

Aparecer

O CARPINTEIRO MAIS VELHO DO BRASIL E SUAS HISTÓRIAS

Siga-nos no instagram

segunda-feira, 17 de março de 2014

Jucuruçu sai na frente e adere o sistema de tratamento de lixo

CONHEÇA MAIS SOBRE LIXO E CIDADANIA:

Teve início hoje domingo 16/3/2014, o trabalho de intervenção no lixão de Jucuruçu, trata-se de uma obra que irá revitalizar a área degradada e implantar o sistema de triagem do lixo a fim de extrair do mesmo todo o material que puder ser reciclado.
A obra está sendo supervisionado pessoalmente pelo diretor executivo do SISTEMA A2A LIXO ZERO, Wellington Luiz que explica o seguinte:

Após a construção da Unidade Simplificada de Tratamento de Resíduos Sólidos (UTRES)- contra partida da Prefeitura de Jucuruçu – todo o lixo da cidade receberá tratamento antes de ser aterrado, o aterramento do lixo será feito diariamente, pelos catadores, logo após terem realizado a extração de todos os materiais recicláveis.
Assim sendo, a imagem degradante do lixo largado a céu aberto deixará de existir, além do mais o volume que resíduo a ser aterrado será menos de um terço do volume total que chegará à UTRES isso reduzirá drasticamente o impacto ambiental negativo, a intervenção ainda viabilizará o funcionamento da farinheira que nunca funcionou, desde sua construção, em função da presença do lixo deixado a céu aberto.
Outro ponto importantíssimo do plano de ação do SISTEMA A2A LIXO ZERO no que tangue ao trabalho de gerenciamento compartilhado dos resíduos sólidos urbanos é a geração de trabalho e renda a partir do reaproveitamento e reciclagem da matéria prima que atualmente é JOGADA FORA.
Serão abertos imediatamente 6 postos de trabalho (só para realizar o tratamento do lixo na UTRES) com tendência a aumentar. Além dos postos de trabalho abertos na URES o SISTEMA A2A abriu um escritório de apoio no centro da cidade somando um total de SETE POSTOS DE TRABALHO SÓ PRA COMEÇAR!
De acordo com o cronograma apresentado pelo A2A, o resíduo sólido só continuará sendo aterrado até julho de 2016, quando já deverá estar em funcionamento a Primeira Unidade de Tratamento de Resíduos Sólidos, com proposta de Lixo Zero e de Gestão compartilhada do Brasil.
Essa Unidade terá capacidade para processar 250 toneladas de lixo/dia e absorverá 100% (Cem por cento) do Lixo de Jucuruçu. Vale ressaltar que a UTRES simplificada de Jucuruçu continuará funcionando a fim de gerar renda para os catadores do município.
Em Suma: a renda produzida com o lixo de Jucuruçu permanecerá no próprio município.

Além de das vantagens supracitadas o SISTEMA A2A LIXO ZERO está implantando no município uma moda solidária (a moeda verde) que irá proporcionar ganhos para a população em geral. Bastando para isso que o cidadão ou cidadã faça sua adesão ao SISTEMA A2A de coleta seletiva premiada.


 Mas, sobre isso falemos em outra oportunidade.

Wellington Luiz Ressalta: “Nada disso estaria acontecendo se não fosse pelo empenho do SECRETÁRIO DE AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE, Adriano Longo, em nos colocar em contato com a prefeita Uberlândia que abraçou essa causa imediatamente e tem nos dado todo apoio para implantar nossa proposta na cidade de Jucuruçu”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

São Sebastião de Jucuruçu - encerramento.

Jucuruçu - Bahia. Pedaço bom do Brasil.