Aparecer

Aparecer

“Quem tem telhado de vidro não atira pedra no do vizinho”

“Quem tem telhado de vidro não atira pedra no do vizinho”

Siga-nos no instagram

quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Justiça Eleitoral dá inicio ao treinamento de mesários que trabalharão nas Eleições 2014



Teixeira de Freitas: Na manhã desta segunda-feira, 08 de setembro, na Sala de Júri, no Fórum da cidade, a Justiça Eleitoral deu início ao treinamento dos mesários voluntários. Este ano estão participando 1.120 mesários, que foram divididos em 22 turmas. Haverá duas turmas diariamente até o dia 16 de setembro.

De acordo com o chefe de cartório, Bruno Guarino, os mesários que serão formados aprendem todo o trabalho que será realizado na Seção no dia da eleição. “Desde a desembalagem (sic) da urna, a inicialização e a preparação das mesmas para a votação, até o encerramento e o encaminhamento das urnas junto com a mídia de resultado para ser feita a apuração na junta eleitoral”, explica.

Geralmente os mesários são convocados, mas o TRE da Bahia foi pioneiro em aderir ao convênio Mesário Voluntário, que é uma parceria com as faculdades, do qual o aluno que se inscreve como mesário, em contrapartida ganha horas de atividade complementares (AC) para a conclusão do seu curso. Sendo que são 30 horas no primeiro turno, e se houver segundo turno, mais 20 horas.

A cerimônia de carga e lacração das urnas serão feitas após publicação de edital convocando todos os representantes de partidos políticos, caso queiram aparecer para averiguação. O evento acontecerá no polo de informática, ao lado do Posto Gef, no dia 24 de setembro.

O Juiz Argenildo Fernandes falou dos papeis dos mesários em cada seção eleitoral, sendo o presidente, o primeiro mesário, o segundo mesário e o secretário. “O presidente representa a justiça eleitoral dentro da sua seção. Ele tem inclusive poder de polícia, poder de disciplinar todo o funcionamento da seção eleitoral”, enfatiza.

“A importância do mesário está no fato de que, sem eles, não haveria votação. Por isso é tão importante que eles tenham um treinamento adequado, como terão nos próximos dias”, destaca o magistrado. Aproveitando a oportunidade, o juiz ainda falou sobre os mini trios que poderão ser usados nas campanhas eleitorais neste ano.

“Deve-se obedecer ao regulamentado quanto ao volume máximo do som do mini trio, além de respeitar as regras de trânsito, que exige segurança e bom funcionamento do veículo. Sendo fixado um mini trio por carreata para que não haja abuso”, esclarece o juiz eleitoral./Liberdadenews

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Rua principal de Jucuruçu - Bahia, 3 de março de 2024.

Jucuruçu - Bahia. Pedaço bom do Brasil.