Aparecer

Aparecer

“Quem tem telhado de vidro não atira pedra no do vizinho”

“Quem tem telhado de vidro não atira pedra no do vizinho”

Siga-nos no instagram

quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Desfile cívico marca comemoração dos 242 anos de Alcobaça



A comemoração dos 242 anos de emancipação política de Alcobaça foi marcada pelo desfile realizado na manhã desta quarta-feira, 12 de novembro. Ato cívico com participação das escolas da sede e interior, da Filarmônica Lira São Bernardo (Flasb), encheu os olhos da população, na Avenida Sete de Setembro.



O evento que não era realizado há 14 anos, foi seguido de um cerimonial na Praça da Caixa D’Água, onde houve apresentações e discursos. O prefeito Bernardo Olívio, o capitão Luís Cláudio, comandante da 4ª CIA da PM, o capitão Monivon, representante do Major França, comandante da Caema, o Sargento Willian representante do Exército Brasileiro, o tenente Wilson, representando Colégio Militar de Teixeira de Freitas, o sargento Morais, representante da Marinha, o chefe de gabinete Marcílio Goulart e o secretário de Comunicação Paulo Costa, representantes do prefeito João Bosco, o venerável Elan Ribeiro, participaram das comemorações.


O prefeito destacou que o desfile foi um momento emocionante, que mostrou parte do trabalho nos setores da educação, saúde e social, que está sendo realizado no município, “acredito que o que estava realmente adormecido em nosso município, revivemos hoje”, comentou Bernardo Olívio, nascido em Alcobaça, que também relembrou da época em que ainda era um estudante, “revivi uma história dos tempos da escola, que nos fez perceber que podemos muito mais”, completou.



A noite, o show de Jarlei encerrou a programação do aniversário da cidade.

Sobre Alcobaça

O Município de Alcobaça tem origem em uma vila criada em 12 de novembro de 1772 pelo Ouvidor José Xavier Machado Monteiro, no local denominado Arraial de Itanhém, situado às margens do Rio Itanhém, ao sul da Capitania de Porto Seguro, atual Microrregião Extremo Sul da Bahia, fazendo parte da região conhecida como Costa das Baleias.


Alcobaça foi fundada "através de Carta Régia de 1755". A chamada Carta Régia que teria dado origem a Alcobaça é, na verdade, um dos documentos mais importantes da História do Brasil no Século XVIII. Trata-se de documento de 3 de março de 1755, no qual El-Rey D. José I de Portugal manda criar a Capitania de São José do Rio Negro e dá instruções sobre a fundação de vilas na Colônia. Esta Carta Régia encontra-se reproduzida nos "Autos de Criação e Ereção da Nova Vila de Alcobaça, na Capitania de Porto Seguro", documento de 12 de novembro de 1772 que é o verdadeiro ponto de partida da história de Alcobaça.


O nome da cidade deriva de Alcobaça (Portugal), cidade situada no Distrito de Leiria. Diz uma lenda, porém não comprovada, que os primeiros moradores da Alcobaça vieram da Alcobaça portuguesa.


São Bernardo foi escolhido como padroeiro da vila e por este motivo existem documentos do século XIX, onde Alcobaça é citada como "Vila de São Bernardo de Alcobaça"./SulBahiaNews

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Rua principal de Jucuruçu - Bahia, 3 de março de 2024.

Jucuruçu - Bahia. Pedaço bom do Brasil.