Aparecer

Aparecer

ELES MORAM NESSE PARAÍSO, DONA FELIPA QUASE QUE FOI PICADA POR UMA COBRA BEM NA HORA DA GRAVAÇÃO

Siga-nos no instagram

terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

Rico conta dinheiro - pobre conta história, assim é o nosso município de Jucuruçu





Jucuruçu: nesta terça-feira, 24 de fevereiro de 2015, está completando 26 anos de emancipação política administrativa

Conheça algumas curiosidades sobre Jucuruçu


*Em 1934 o posseiro Ramiro Rocha fez uma doação de terra para a criação do povoado do Chumbo.



*Em 1939 o então Chumbo foi elevado a categoria de Vila, e virou Vila Trindade.

*Até 1960 a Vila Trindade pertencia à cidade de Prado, depois o povoado Escondido se emancipou em Itamaraju e a vila passou a pertencer a mesma, se tornando o distrito de Jucuruçu.

*Em 08 de agosto de 1988 foi realizado um plebiscito, onde as pessoas votariam a favor ou não da emancipação da Vila Trindade em cidade. O plebiscito teve maioria de votos a favor da emancipação e em 24 de fevereiro de 1989 a Vila se tornou Jucuruçu.

*Em 03/10/89 foi realizada a primeira eleição para prefeito de Jucuruçu, onde o sr. Porfiro Antônio Rodrigues venceu as eleições.

*O primeiro rádio que veio para Jucuruçu foi trazido pelo sr. Álvaro Pompílio, que era escrivão, tabelião e foi vereador, ele comprou esse rádio na cidade de Prado nos anos 50, entre 1953 e 1954, e o curioso é que as pessoas achavam que tinha alguém dentro do rádio.

 Foto ilustrativa

*A primeira geladeira veio para Jucuruçu nos anos 50, quem trouxe foi o sr. Aderito e a geladeira foi trazida de Rubim MG. E na época teve que ser trazida num varão por 12 homens contratados por sr. Aderito, que revezavam para não se cansarem tanto, e ela funcionava à querosene, demorou de 5 a 6 dias para fazer este percurso.

Foto ilustrativa

*Essa mesma geladeira, depois de algum tempo foi trocada por uma terra, que valia muito, hoje essa terra pertence a família do sr. Zé de Berto (in memória).

*Antes de  chegar geladeira em Jucuruçu a cerveja era gelada dentro de sacos de sal grosso ou enterradas em buracos feitos no chão.


*Em 1962 entrou em Jucuruçu o primeiro carro que foi um jeep,era de uma firma madeireira FERBA, vindo pela estrada de Itanhém, as pessoas ficaram tão felizes que enfeitaram a rua Vasco da Gama,que na época era a única rua existente, com bandeirolas festejando a vinda do 1º carro motorizado.

 Foto ilustrativa

*A primeira TV chegou primeiro no povoado do Coqueiro, mais ou menos em 1985, e as pessoas saiam de Jucuruçu para assistir os programas lá.


 
Foto ilustrativa

*Em 1974 o prefeito de Itamaraju Oscar Pereira Filho conhecido como Casinho, trouxe para Jucuruçu um gerador que funcionava a óleo. O gerador ficava onde hoje fica a torre de TV, perto do cemitério, quem cuidava dele era Sidnei Soares Barbosa pai de Drª Sirlene e depois foi João Ribas.

*O gerador funcionava de segunda a sexta-feira das 6:00hs até as 22:00hs, nos sábados e domingos funcionava até meia noite e quando havia festas e velórios de alguém importante amanhecia o dia ligado.

*Em 1968 Jucuruçu ainda era Chumbo e teve a maior enchente de sua história, onde pessoas perderam casas,   móveis e animais, e foi a primeira vez que um helicóptero desceu nessas terras, pois trazia mantimentos e resgatou pessoas.

*Em 1970 chegou em Jucuruçu a primeira professora formada em magistério para lecionar, antes os professores eram leigos e a maioria só tinha o primário, ela veio de Itanhém, era filha do Sr. José Resende e a profª chamava-se Mª do Rosálio, conhecida como Rúzia, ela permaneceu aqui só por um ano.

*No dia 05/10/1985 o deputado Dr. Almir Nóbrega de Almeida, e o prefeito Orlandino Lopes da Paixão, prefeito de Itamaraju, trouxeram a energia elétrica para o povoado.

*No dia 17/07/2007 foi sancionada a lei nº 233 onde oficializava o Hino de Jucuruçu com a composição da letra e melodia do Sr. Ildeberto Onofre.

*Em Jucuruçu só havia telefone no posto telefônico que foi inaugurado no início dos anos 90, no primeiro mandato de sr. Porfiro Antônio Rodrigues e ficava na rua Trindade, no casarão e funcionava com o número telefônico 229-7138.

*Em 2001 foram empossados os primeiros agentes comunitários de saúde do município.


*O sinal de celular da Claro foi inaugurado em 24/04/2010.

*A primeira turma formada em nível superior iniciou em maio de 2005 e terminou em junho de 2008, com o curso de Licenciatura Plena em Pedagogia com 46 alunos.


 *O primeiro professor de nível superior a dar aulas em Jucuruçu para a faculdade foi René Viana formado em Licenciatura Plena em História e Pós-Graduado em Docência do Ensino Superior e veio de Santo Antônio MG.

*Em 28/08/11 houve a colação de grau dos primeiros bacharéis dos cursos de Bacharelado em Teologia, Programa de Formação Docente em História e Pós-Graduação em Psicopedagogia Institucional, pelo Instituto de Educação Teológica (IET), Instituto de Educação Superior do Brasil (IESB), Faculdades Montenegro (FAM) e Faculdade de Educação Tecnológica (FACET) todos ministrados através do sistema de educação à distância.


*Em 2007 iniciou a primeira turma do curso de Letras que foi ministrado no município de Jucuruçu pela ULBRA – Universidade Luterana do Brasil, que iniciou com 25 alunos em sua extensão no distrito de Monte Azul.

*A primeira turma de pós-graduação de Jucuruçu foi pela ULBRA e teve dois cursos Gestão, Supervisão, Coordenação e Inspeção Educacional e Psicopedagogia Institucional, foi concluída em 2010.

*Em maio de 2011 acontece a primeira invasão de terras na sede do município intitulado como Acampamento Edmundo Gusmão.


*Em novembro de 2011 inicia o primeiro informativo online da cidade o Jucuruçu Agora.

*Em Abril de 2013 foram empossados os primeiros agentes de combate de endemias.

*Em 2013 Jucuruçu começa a realizar o sonho da construção do asfalto.

*A cidade já teve seis prefeitos com o total de oito mandatos políticos:



Porfiro Antônio Rodrigues (governou por dois mandatos de 1990 à 1992 e de 1997 à 2000);
Teodolino José Pereira (governou por dois mandatos de de 1993 à 1996 e de 2005 à 2008);
Eliana Perpétuo Curvelo Cabanas (2001 à 2004);

Manoel do Carmo Loyola (mandato de 2009 à outubro de 2012 por ter seu mandato cassado);

Gelo (mandato de outubro à dezembro de 2012);

Uberlândia Pereira (mandato previsto de 2013 à 2016),

Com informações do jucurucuagora. Algumas informações foram colhidas com moradores fundadores de Jucuruçu.

Um comentário:

  1. Hoje eu tivo o prazer de ler pra a minha mãe essas histórias dê nosso querido jucuruçu.ela ficou muito felizes de ter umas lembrança de pessoas que foi citada ....Parabéns pra quem teve essa idéia de fazer esse documentário. .a minha mãe foi uma das primeiras pessoas que teve uma casa ai em jucuruçu ,ela ficava na fazenda é quando precisava ficava no chumbo na rua do cemitério hoje ela tem 90 anos e essa casa ela disse que existe até hoje pois é de herança mercina cruz de Sousa (mercina-pataca) Parabéns a todos que falou un pouco da história de jucuruçu ...terra que eu amo muito. ..

    ResponderExcluir

Rua principal de Jucuruçu - Bahia, 3 de março de 2024.

Jucuruçu - Bahia. Pedaço bom do Brasil.