Aparecer

Aparecer

“Quem tem telhado de vidro não atira pedra no do vizinho”

“Quem tem telhado de vidro não atira pedra no do vizinho”

Siga-nos no instagram

sábado, 20 de fevereiro de 2016

Ações para manter longe o mosquito da dengue, zika e chikungunya



A Prefeitura vai realizar, neste sábado, 20, uma caminhada de mobilização e sensibilização pelo controle do mosquito transmissor Aedes Aegypti. O evento, que começa às 8 horas com concentração na Praça da Prefeitura, abre as atividades de intensificação dos trabalhos. Toda a sociedade teixeirense está convidada.
Teixeira de Freitas está controlando a proliferação do mosquito transmissor da dengue, zika vírus e febre chikungunya. Nos últimos três anos, houve queda de 90% nos registros de dengue. Para manter o quadro positivo, o prefeito doutor João Bosco, reunido com sua equipe, na manhã desta quarta-feira, 17, anunciou a realização de ações integradas. “Precisamos de todos. Vamos contagiar a cidade a combater os focos do mosquito”, afirmou.
Em 2013, foram registrados 3441 casos suspeitos de dengue, tipo clássico, sendo 2164 confirmados, sem registro de óbito. Em 2014, o número de casos suspeitos caiu para 491, e apenas 133 foram confirmados por exames de laboratório, números parecidos aos de 2015, com 483 suspeitas e 163 confirmações. Nenhum caso de zika e chikungunya foi confirmado no município em 2015, nem em janeiro de 2016.
A redução dos números é fruto do trabalho coletivo, modelo adotado pela atual gestão, que envolve o Poder Público, agentes de endemias e população teixeirense. Além do trabalho da Secretaria de Saúde, as ações da Prefeitura quanto à coleta de lixo, entulhos e pneus, tratamento de esgoto, e melhorias na infraestrutura como a pavimentação, têm influência direta na redução dos focos e criadouros do mosquito.
Mesmo com os números favoráveis, doutor João Bosco alerta para o risco, considerando os altos índices de incidência de focos do mosquito em municípios próximos.
De acordo com a coordenadora de vigilância epidemiológica Rosidalva Barreto, este período do ano tem o agravante do pós-carnaval, quando as pessoas costumam viajar, se expondo aos mosquitos infectados, e ainda, trata-se uma época com maior incidência de chuvas, o que beneficia a eclosão dos ovos do Aedes Aegypti. Os sintomas da dengue aparecem depois de 3 a 15 dias da contaminação.
A programação da Prefeitura será planejada e realizada semanalmente, numa ação regionalizada, com atividades das diversas Secretarias./Sulbahianews

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Rua principal de Jucuruçu - Bahia, 3 de março de 2024.

Jucuruçu - Bahia. Pedaço bom do Brasil.