Aparecer

Aparecer

Toda ajuda é bem vinda.

Siga-nos no instagram

sábado, 31 de março de 2018

Mais de uma década da morte do ex-prefeito Carlito Tanajura e nenhuma resposta da Justiça





Teixeira de Freitas: Francisco Silva Passos, popularmente conhecido como Carlito Tanajura, era ex-prefeito de Vereda, quando foi assassinado a tiros em sua residência. O crime aconteceu em julho de 2006, na localidade conhecida como “Bode Azul”, Distrito do Município da Vereda. As investigações foram presididas pelo delegado André Luís Serra, que ao final da investigação indiciou quatro pessoas pelo homicídio.

As investigações apontaram para a participação de Geferson Pereira da Silva ou Daniel Feliz da Guarda (nome incerto), de vulgo “Chapéu”; Manoel Francisco da Mota (Chiquinho do Posto Dois Irmãos); Jânio Pereira Leal e Escielis Correia Pinto (Helinho da Farinheira). Todos foram indiciados por crime de homicídio qualificado, sendo o Geferson o autor disparo, a mando do Manoel Francisco, do Jânio e do Helinho da Farinheira.

Segundo as investigações, na época em que Carlito Tanajura era prefeito de Vereda, ele desapropriou terras de propriedade do Manoel Francisco (Chiquinho) para que fosse construída uma cooperativa de piscicultura, fato que deixou o Chiquinho bastante irritado. Com o apoio do Jânio e do Helinho, foi planejada a morte do Carlito, sendo o Helinho, responsável por contratar o pistoleiro Geferson/Daniel, o vulgo “Chapéu”.

No dia do crime, o Geferson circulou normalmente pelas ruas do referido distrito e se dirigiu até a residência do Carlito Tanajura. O chamou para conversar, disse que queria montar uma peixaria na cidade, conquistou a confiança da vítima, pediu um cigarro, e quando a vítima trazia o cigarro distraída, o Geferson sacou um revólver e deu tiro certeiro no rosto do Carlito, que morreu na hora. O atirador fugiu tranquilamente em sua motocicleta.

Com a sequência de investigações, e por já saberem que eram alvo dessas investigações, o Geferson e o Jânio fugiram da região, e até o presente momento nunca foram encontrados. Os réus foram sentenciados e mandados a julgamento pelo Tribunal do Júri, em setembro de 2006, pelo promotor de Justiça, Dr. Wallace Carvalho Mesquita de Barros, mas recorreram da sentença e o processo ficou aguardando julgamento pelo Tribunal de Justiça.

Em outubro de 2017 todos os recursos foram indeferidos e desde então o processo aguarda a designação de julgamento pelo Júri. A vítima, “Carlito Tanajura” era pessoa muito conhecida e querida em toda a Região Extremo Sul. Na época o crime chocou toda a região e principalmente a cidade de Vereda, onde a vítima tinha laços de amizade e respeito.

A sociedade espera que os réus possam ser julgados o quanto antes, que os fatos sejam esclarecidos e que a justiça seja feita./Liberdadenews

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Rua principal de Jucuruçu - Bahia, 3 de março de 2024.

Jucuruçu - Bahia. Pedaço bom do Brasil.