Aparecer

Aparecer

“Quem tem telhado de vidro não atira pedra no do vizinho”

“Quem tem telhado de vidro não atira pedra no do vizinho”

SÍTIO RIVERSIDE RANCH, UM SONHO REALIZADO COM MUITO SACRIFÍCIO E LUTA, A HISTÓRIA DE OZILENE HERLAN

Siga-nos no instagram

domingo, 7 de outubro de 2018

Estamos jogados: Açougueiros e grande parte da comunidade do Coqueiro estão indignados com a prefeita Uberlândia



A imagem pode conter: planta, árvore, atividades ao ar livre e natureza
Ao lado do campo de futebol 

Ruas com esgoto a céu aberto e matadouro caindo aos pedaços - assim se encontra o distrito de Coqueiro.

Neste sábado, 6 de outubro, o jucurunet esteve percorrendo alguma Ruas do distrito do Coqueiro, terra natal do atual vice - prefeito Erley Fernandes, ficamos tristes diante do que vimos naquele distrito, deparamos com várias Ruas esburacadas muito esgoto a céu aberto como por exemplo a Rua Brás Caldas,  e a Rua do Campo, sendo assim a área mais poluída e muito mau cheiro, a Rua do campo que é considerada uma área vip do distrito devido o esporte em alta, e por incrível que pareça é a mais poluída com uma grande vala onde escorre uma lama muito escura bem onde se aglomera o grande público em dias de esporte, mas, ficar ali com tanto mau cheiro chega ser missão difícil.

A imagem pode conter: planta, atividades ao ar livre e natureza

O número de doenças relacionadas à falta de saneamento básico adequado é crescente, desde bairros periféricos, a condomínios. A contaminação pode acontecer por diversos fatores, mas o mais comum é pelo contato com esgoto à céu aberto, água poluída, com urina, fezes humanas ou de animais, por bactérias ou vírus, como no caso daqui do Coqueiro onde administração não se preocupa com isso.

De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), aproximadamente 1,5 milhão de crianças menores de 5 anos acabam morrendo por causa da doença relacionadas à falta de esgotamento sanitário, esse cenário é uma ameaça para qualidade de vida da população.

A imagem pode conter: planta, atividades ao ar livre e natureza

O acesso ao saneamento básico, em especial aos serviços de coleta e tratamento de esgoto, é urgente para diminuirmos o número de internações por diarreia no país. O saneamento ajuda também a melhorar a qualidade de vida da população e diminui os gastos com a internação.

As vantagens de expansão da rede de esgoto são inúmeras, além da valorização imobiliária, econômica, educacional e diminuição da proliferação de doenças que coloca em risco à saúde de toda população, especialmente das crianças, que estão entre as principais vítimas na faixa etária entre 0 e 5 anos com maior probabilidade de morrerem por doenças relacionadas a falta de acesso a esgoto coletado e tratado de forma adequada.

A imagem pode conter: planta, árvore, atividades ao ar livre e natureza
Ao lado da quadra de esporte 

Incomodar para mudar

O saneamento básico deve ser uma preocupação dos órgãos de todas as cidades. Se não for, cabe aos cidadãos não se conformarem e se unirem para cobrar seus direitos.

A prefeitura é a principal responsável por conseguir recursos para resolver esta situação, mas a população precisa reivindicar estas obras, além disso, é necessário entrar em contato com autoridades locais e principalmente com o prefeito para que ele coloque a coleta e tratamento do esgoto como prioridade em seu mandato, no Coqueiro como em todo município de Jucuruçu é gritante esse problema.

 Mas claro o nosso foco principal dessa vez foi o antigo matadouro.

Há várias semanas que estamos recebendo em nosso Email, sérias reclamações por parte dos morados onde seus reclames são sobre a situação que se encontra o atual matadouro daquele distrito que segundo o senhor Eliezer ele que é açougueiro bastante antigo do Coqueiro o matadouro foi construído na gestão da Dra. Eliana Cabanas, época que o senhor Eliezer teve que correr atrás para que o mesmo fosse construído.


O senhor Eliezer açougueiro falando da situação do matadouro do Coqueiro.

Seu Eliezer fez essa reivindicação em nome de todos os açougueiros do distrito do Coqueiro para a prefeita Uberlândia, para que ela venha resolver esse sério problema, pois os açougueiros estão  prendendo o gado para o abate, mas tem que amarrar dentro do matadouro, pois o mesmo não tem segurança porque a madeira está toda podre e nem cobertura não tem mais, pois as telhas estão quase todas quebradas.

Uma família que mora próximo do referido matadouro nos contou que não suporta mais tanto medo porque se um animal escapulir dali pode até matar uma pessoa, a dita família nos disse que a prefeita poderia conseguir em outro lugar mais apropriado para poder construir outro matadouro essa mesma sugestão já havia sido nos passada também por outros açougueiros porque o local onde se encontra o matadouro está totalmente  impróprio devido o forte mau cheiro e o risco que corre animal acidentar uma criança ou uma pessoa de idade, ali mora muita gente na  proximidade.


A imagem pode conter: atividades ao ar livre e natureza

Lamentavelmente a situação do matadouro público, um órgão que era para viver no mais elevado grau de higiene, devido ao tratamento das carnes de nosso município, e se encontra em completo descaso, está em péssimas condições de trabalho.

São inúmeros os descasos, que vem desde a forma de abate dos animais até a higienização do local. A limpeza interna do local é feita todas as matanças, mais se acumula a cada dia nos arredores (a poucos metros do local de abate) uma pilha de sujeira que vem desde as fezes de gado, ossadas, a sangue na forma de salmoura que fica próximo as residências.


A imagem pode conter: céu, nuvem, atividades ao ar livre e natureza

A situação do ambiente do abate é também bastante degradante, onde devido à forma como se são abatidos os animais o chão está bastante danificado pelas pancadas de machado e outros instrumentos utilizados pelos abatedores.

Hoje o matadouro público torna-se um local insuportável de permanecer, onde essa sujeira trouxe tanto um mau cheiro horrível como também a presença de milhares de moscas que como todos nós já sabemos transmitem várias bactérias pode transmitir várias doenças graves, a exemplo de brucelose, tuberculose, neurocisticercose e leptospirose, todas elas com alto potencial de letalidade. Moradores dos arredores reclamam do mau cheiro causado pelo acumulo de sujeira. Disse uma moradora


A imagem pode conter: área interna

Artigo 196 da Constituição Federal de 1988. "A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação". Bonito artigo, não é mesmo? No papel, maravilhoso.

A população vem sofrendo com o abandono do seu matadouro Público Municipal pela atual administração que até o momento nada fez, não fala em recuperar ou de construir um novo matadouro, não entendemos porque o Município não toma nenhuma providência.


A imagem pode conter: céu, atividades ao ar livre e natureza

É amigos, a carne que nós comemos não está sendo tratada de forma correta, não se tornando tão saudável assim, é preciso se fazer uma denuncia para que as autoridades tomem providências urgentes em relação a condições de trabalho melhor para um melhor cuidado com a saúde pública em nosso município.

Mesmo num estado deplorável, o matadouro continua a funcionar e todas as quartas acontecem abate de animais de forma arcaica, sem condições de trabalho, colocando em risco a saúde da população, com total falta de higiene no local.


A imagem pode conter: céu, atividades ao ar livre e natureza

Isso é um descaso da atual administração municipal, com o povo de Coqueiro, que espera por uma solução para o problema por parte da Prefeitura de Jucuruçu o mais rápido possível.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Rua principal de Jucuruçu - Bahia, 3 de março de 2024.

Jucuruçu - Bahia. Pedaço bom do Brasil.