Aparecer

Aparecer

“Quem tem telhado de vidro não atira pedra no do vizinho”

“Quem tem telhado de vidro não atira pedra no do vizinho”

SÍTIO RIVERSIDE RANCH, UM SONHO REALIZADO COM MUITO SACRIFÍCIO E LUTA, A HISTÓRIA DE OZILENE HERLAN

Siga-nos no instagram

sexta-feira, 28 de agosto de 2020

Pré-candidato a vereador na Bahia usará Lula e Bolsonaro para pedir votos

Foto/Reprodução


Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (sem partido) estão em espectros opostos no mapa político nacional. Contudo, para Marcos Henrique Barros Pereira, 37 anos, pré-candidato a vereador em Santa Maria da Vitória, no interior da Bahia, é possível uni-los se o objetivo for atrair eleitores. É a estratégia "bolsolula". As informações são do Estadão Conteúdo.

Pereira, que será candidato pelo Avante, tem uma loja de celular na cidade de 40 mil habitantes e resolveu inovar ao anunciar sua estreia na política. Neguinho Celular, como é conhecido, lançou um santinho virtual explorando, ao mesmo tempo, uma foto do petista e outra do presidente.

Segundo ele, há que se absorver o que de melhor cada um apresenta. Por outro lado, não nega que seu objetivo era aparecer agradando a todos.

"Eu falei: 'Isso aqui vai causar. Santa Maria vai fazer resenha disso aqui. E agora estão fazendo no País todo", disse ao Estadão. "Teve uns que me chamaram de sem noção, outros me chamaram de gênio do marketing e outros falaram que a Nasa tem que estudar minha cabeça."

Mas a estratégia de Neguinho para alavancar a pré-campanha pode ser irregular, uma vez que a montagem que ele encomendou a um amigo pode ser interpretada como tentativa de ludibriar eleitores, ao sugerir que detém o apoio de candidatos antagônicos.

O advogado especialista em Direito Público e mestre em Direito Constitucional Hélio Deivid Amorim Maldonado afirma que a jurisprudência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sobre as vedações que incidem sobre a propaganda eleitoral no processo eleitoral incidem também sobre a propaganda em pré-campanha.

"Nesse diapasão, na propaganda de pré-campanha não devem ser empregados 'meios publicitários destinados a criar, artificialmente, na opinião pública, Estados mentais, emocionais ou passionais'. No caso do pré-candidato Neguinho, é certo que o mesmo quer ludibriar o eleitorado com sua indevida propaganda, ao induzir que a um só tempo detém o apoio de Lula e Bolsonaro. Uma apropriação indébita de capital político não misturável", disse Maldonado.

A ideia foi inspirada em outro santinho que ganhou a internet a partir de Santa Cruz, no Rio Grande do Norte. Com uma foto de Lula e outra de Bolsonaro, o servidor público Bruno Almeida se apresentou como pré-candidato a prefeito do município. Crítico da gestão atual, convocou a população a "renovar". Nesse caso, foi só uma brincadeira. "Muita gente concorda comigo aqui, diz que não tem nada a ver ser de um lado e falar que o outro não presta", contou Almeida. "Foi só uma brincadeira. Quem sabe, um dia, ela pode se tornar realidade".

O caso mais emblemático de "bolsolulismo" até aqui é o do prefeito de Belford Roxo (RJ). Wagner Carneiro, o Waguinho (MDB), é aliado do presidente Jair Bolsonaro e, ao mesmo tempo, apoiado pelo PT.

Waguinho foi um dos únicos prefeitos da Baixada Fluminense a pedir votos pra Bolsonaro, em 2018. A mulher dele, a deputada federal Daniela do Waguinho (MDB-RJ), também é apoiadora do presidente.

O PT chegou a discutir retirar o apoio à reeleição, mas decidiu mantê-lo apesar de a militância em favor do adversário político./zerohoranews

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Rua principal de Jucuruçu - Bahia, 3 de março de 2024.

Jucuruçu - Bahia. Pedaço bom do Brasil.