Aparecer

Aparecer

“Quem tem telhado de vidro não atira pedra no do vizinho”

“Quem tem telhado de vidro não atira pedra no do vizinho”

Siga-nos no instagram

sexta-feira, 16 de outubro de 2020

confira Teixeira: diretor do presídio fala sobre protocolos para retorno das visitas a partir desta segunda-feira


As visitas presenciais nas unidades prisionais da Bahia serão retomadas a partir da próxima segunda-feira, 19 de outubro, segundo informações dada pelo Secretário, Nestor Duarte, da Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (SAEP). 

Após o anúncio feito pela SEAP, nesta quinta-feira, 15, o tenente-coronel Osíris Moreira Cardoso, diretor geral do Conjunto Penal de Teixeira de Freitas (CPTF), falou sobre os protocolos que serão adotados para retorno das visitas. 

Segundo o Coronel Osíris, com relação a esta informação, de acessos às visitas, de fato é real. A Unidade Prisional de Teixeira de Freitas já está se adequando. “Passamos um período acompanhando o plano de retomada das visitas, e já estamos na fase 4, e algumas medidas já estão sendo tomadas. Nesta quinta-feira, 15, reunimos com a Secretaria de Saúde, com toda a equipe da segurança, e serviço social, no sentido de nos prepararmos para recepcionar essas visitas”, explicou o diretor Osíris. 

“Vamos adotar critérios rigorosos de acesso. Não serão permitidas pessoas com idade de risco. Somente pessoa entre 18 e 59 anos poderão ter acesso às visitas. As barreiras sanitárias continuarão funcionando. O visitante terá que ter sua documentação atualizada com a carteira de visitante. Será uma visita por interno, devidamente autorizado, e ao ter acesso, a pessoa não poderá levar nenhum objeto”. 

“O período da visita será de uma semana, depois teremos a janela para avaliar se houve a disseminação do vírus, qual tipo de influência que ocorreu no ambiente carcerário e da unidade de um modo geral, inclusive acompanhando os dados estatísticos junto à vigilância epidemiológica do município. Iremos verificar se houve acréscimo ou não de casos, para que depois desses 15 dias possamos voltar a fazer nova avaliação, que será na outra semana, a partir do dia 9 de novembro. Esperamos que tudo dê certo para que as atividades da Unidade voltem normalmente”. 

“Todas as recomendações foram devidamente publicadas. Os internos têm conhecimento das medidas, e de todas as restrições que serão impostas. Aquelas pessoas que terão acesso na unidade também devem estar cientes, e inclusive serão orientadas como e de que forma elas terão acesso. Então, nenhum objeto será autorizado a entrar na unidade. Apenas a visita, exclusivamente a visita, que será no período das 08h00 às 12h00. Na realidade é uma visita social, é um reencontro. Aos poucos a rotina, e também o interno, terá a oportunidade junto aos familiares de se ver, de olhar e de conversar”, acrescentou. 

“Foram 7 meses sem esse contato mais próximo. Todos os internos deverão estar com máscaras, como também as visitas, o acesso só com máscaras. No momento em que as visitas chegarem na unidade, a equipe médica estará de plantão, acompanhando o acesso, para que tudo dê certo, e não tenhamos nenhuma demanda, nem que haja qualquer tipo de problema, para que não tenhamos de retornar, retroagir e suspender as visitas novamente, até que tudo se resolva em relação à Pandemia.” 

“A expectativa é para que tudo dê certo. Estamos trabalhando, juntamente com o pessoal da segurança, para que tenhamos sucesso nessa primeira fase, nesse primeiro momento da Fase 4 (da retomada das visitas). Depois dessa tomada, vamos fazer outra avaliação. Essa janela é para poder possibilitar que façamos uma avaliação. Se tudo dê certo, poderemos retornar dia 9 às novas visitas. Aí será outra avaliação, para que tudo isso volte à normalidade. É o que nós esperamos, e é a nossa expectativa”, finalizou./ SulbahiaNews

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Rua principal de Jucuruçu - Bahia, 3 de março de 2024.

Jucuruçu - Bahia. Pedaço bom do Brasil.