Aparecer

Aparecer

“Quem tem telhado de vidro não atira pedra no do vizinho”

“Quem tem telhado de vidro não atira pedra no do vizinho”

SÍTIO RIVERSIDE RANCH, UM SONHO REALIZADO COM MUITO SACRIFÍCIO E LUTA, A HISTÓRIA DE OZILENE HERLAN

Siga-nos no instagram

quinta-feira, 21 de julho de 2022

Ubirajara Brito, ex-ministro da Educação, morre aos 88 anos em Vitória da Conquista


O doutor Ubirajara Pereira de Brito, aos 88 anos, faleceu na madrugada desta quarta-feira (20), no Hospital Samur, em Vitória da Conquista. Ele tinha forte ligação com a Bahia, em especial, com o Extremo Sul. 

Chamado de Bira por amigos e admiradores, o cientista nasceu em Tremedal, morou em cidades como Teixeira de Freitas e exerceu o carog de secretário de Educação em Eunápolis. Estudou em Vitória da Conquista e ganhou o mundo. 

Em sua vasta trajetória, o cientista, pesquisador, engenheiro civil, jornalista e conferencista, já foi ministro da Educação e da Ciência e Tecnologia e fez parte do seleto grupo de cientistas que analisaram amostras de rochas lunares, coletadas pela missão Apolo. 

Reconhecido no Brasil e no exterior, ganhou medalhas e teve destaque com diversas publicações científicas. Doutor em Ciências Físicas pela Faculdade de Ciências de Orsay da Universidade de Paris, atuou como professor de Geonuclear na mesma faculdade francesa e foi pesquisador titular do Centre National de la Recherche Scientifique (CNRS) – maior órgão público de pesquisa científica da França. 

Era ex-membro do Comitê de Ciência e Tecnologia da Organização dos Estados Americanos (OEA) e da Comissão Consultiva de Desenvolvimento Nuclear da Presidência da República, na década de 1980, e pertenceu ao Conselho Editorial da Revista Nosso Caminho, dirigida por Oscar Niemeyer. 

A Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista manifestou seu pesar pelo falecimento do ex-ministro. “À família, amigos e admiradores, a prefeita Sheila Lemos e o Governo Municipal manifestam seu pesar e solidariedade neste momento de dor“, diz nota./G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Rua principal de Jucuruçu - Bahia, 3 de março de 2024.

Jucuruçu - Bahia. Pedaço bom do Brasil.