Aparecer

Aparecer

“Quem tem telhado de vidro não atira pedra no do vizinho”

“Quem tem telhado de vidro não atira pedra no do vizinho”

Siga-nos no instagram

quarta-feira, 14 de dezembro de 2022

Famílias afetadas pela chuva em Jucuruçu tentam reconstruir a vida

 

Imagem g1 Bahia.

Um ano depois da enchente em Jucuruçu moradores ainda tentam reconstruir a vida quase duas mil pessoas foram atingidas pela cheia do Rio Jucuruçu 84 pessoas minha gente ainda recebem um aluguel social. 

Porque perderam a moradia cada passo um avanço o olhar atento e curioso é de quem a todo instante faz uma descoberta a persistência e a Companheira na evolução deste pequeno que acabou de completar um ano. 

Bênção de Deus né que Deus me deu isso atrás felicidades para a gente graças a Deus Victor nasceu no dia oito de dezembro em Itamaraju os pais dele saíram de Coqueiro distrito de Jucuruçu um dia antes por causa do mau tempo. 

O menino nasceu no mesmo dia em que o Rio Jucuruçu inundou a cidade nas pressas né porque tava muito quente e só sabe correndo notícia da gente eu nervosa também tava preocupada que não sabia notícia dos meus filhos mas se eu tivesse ficado aqui né imagina que ia acontecer. 

Porque os remédios que eu tava tomando ele nunca ia conseguir ter ele normal por causa que os remédios era muito forte Deus me deu um livramento muito grande né que se eu tivesse ficado aqui como que eu ia no hospital né tá tudo alagado. 

O Campo aí tava toda alagado o nível do Rio subiu tanto que chegou a cobrir parte da cidade Dona Marinelha mora em Coqueiro e teve a casa destruída com a enchente no terreno ela fez uma plantação de milho e outros alimentos depois de passar por um abrigo. 

Ela e o marido vivem há oito meses nesta casa alugada por meio de um auxílio da prefeitura perdi um bocado de coisa minha churrasqueira é um cantinho e minhas coisinhas que eu tinha eles prometeu né que vai dar nós né a casinha para arrumar e tudo vai fazer aí estamos aqui né esperar segundo a Secretaria de Assistência Social 1907 pessoas foram atingidas de alguma forma no município desse Total 307 pessoas ficaram desabrigadas e 155 casas foram destruídas.

Segundo a prefeitura atualmente 84 pessoas ainda recebem o aluguel social 155 residências que são consideradas inabitáveis sendo essas que serão reconstruídas 56 né com suporte do governo federal ao nosso município 44 residências aqui em Jucuruçu sede e 12 residências no distrito de Coqueiro. 

Os benefícios de aluguel social em média ele é assegurado em torno de 3 a 6 meses só que devido a situação que assolou né o município de Jucuruçu a gente consegue estar assegurando dando todo suporte e apoio até essas famílias conseguirem se erguer. 

Tanto por conta própria ou quanto por apoio do nosso governo estadual o governo federal ou em com recursos próprios além das casas que serão construídas em parceria com o governo federal as famílias ainda aguardam os kits com fogão geladeira e botijão de gás fornecidos pelo governo do estado. 

Os moradores dizem que até hoje não tiveram acesso ao benefício Estamos aqui no aguardo né esperançosos das entregas desses ativos que são fogões botijões e geladeiras um ano depois da enchente que inundou 60% da cidade de Jucuruçu ainda dá para ver marcas de onde o rio chegou aqui no bairro Califórnia o nível da água subiu mais de 2 metros esse muro aqui foi reconstruído há pouco tempo. 

E o medo de enfrentar tudo novamente mudou a forma de viver de algumas pessoas faltou pouco para água atingir o teto da casa de Simone que perdeu quase tudo depois disso ela e o marido se esforçaram bateram lá em uma parte da casa e construíram em cima é aqui que a família tem vivido a gente já é acostumada a ver todo ano enchente só que não nessa proporção né vem o rio sobe normal, mas não deixa de se preocupar né. 

Nos últimos dias agora teve uma chuva forte mesmo é acabou que eu nem dormi assim pensando nem na possibilidade do Rio subir de novo aí gente provocou muitos estragos e alguns ainda permanecem como essa ponte que liga o distrito de Coqueiro a BA-284. 

A estrutura foi danificada em dezembro do ano passado e ainda não foi reparada quando a chuva cai a insegurança dos moradores aumenta desde Novembro tem chovido bastante em algumas cidades do Extremo Sul e a chuva já tem provocado estragos na BA 284 a força da água abriu uma cratera na rodovia o serviço de reparos. 

Está sendo feito desde o início deste mês e enquanto a obra não é concluída o trânsito segue por um desvio ao lado ao longo da rodovia a chuva também tem provocado muitos deslizamentos de terra Bombeiros Militares do 18º grupamento estão atuando de forma preventiva em Jucuruçu a quase 20 dias entre as atividades desenvolvidas. 

O monitoramento do Rio Jucuruçu que é feito pelo menos quatro vezes por dia com uma régua confeccionada pelos próprios militares assim é possível alertar a população caso o nível do Rio suba muito a enchente do fim do ano passado deixou marcas até mesmo nas crianças na escola municipal Cecília Meireles um projeto psicológico tem auxiliado os alunos.

Desenvolvendo formas e estratégias de enfrentamento os desenhos retratam o cenário de dezembro de 2021 as crianças já começam a lidar melhor com as emoções e entendem que juntos é mais fácil superar e recomeçar começar como se a gente vai se recomeçando uma nova recomeçar como Vitor que cai durante as caminhadas mas não desiste se levanta eu prossegui aqui vocês me aposentar eu vou prosseguir aqui né que é minha terra foi onde que eu nasci aonde que eu criei na roça isso para minha mãe então né minha filha que vai correr tudo bem né em nome de Jesus que assim seja Amém né. 

Sobre a ponte que liga o distrito de coqueiro a BA 284 a Secretaria de Assistência Social informou que um processo de licitação está em andamento para que a estrutura seja reparada nós pedimos uma posição do Governo do Estado sobre a reclamação dos moradores da falta de entrega de kits com fogão geladeira e botijão de gás a secretaria de Justiça de direitos humanos e Desenvolvimento Social da Bahia informou que no ano passado o município recebeu sem colchões 37 geladeiras e 200 ferros elétricos além de 48 mil reais para serviços de assistência social ainda segundo a secretaria a entrega dos itens foi feita a partir de uma avaliação por meio do cadastramento feito pelas equipes de assistência social do município. 

A Secretaria de Assistência Social de Jucuruçu informou né as informações negando apenas que não recebeu a geladeiras nem os kits com fogões e botijões portanto tá faltando esses kits para as pessoas afinal de contas são materiais mais caros né geladeira fogão então precisa ter sim esse kit para as pessoas já é difícil né como a gente viu aí elas recomeçarem a vida em Jucuruçu então precisa desse apoio não tenho dúvida.

Edição de texto - jucurunet 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Rua principal de Jucuruçu - Bahia, 3 de março de 2024.

Jucuruçu - Bahia. Pedaço bom do Brasil.