Aparecer

Aparecer

“Quem tem telhado de vidro não atira pedra no do vizinho”

“Quem tem telhado de vidro não atira pedra no do vizinho”

Siga-nos no instagram

quinta-feira, 15 de dezembro de 2022

Vídeo: O município de Jucuruçu produz abacaxi diferenciado


Um fato vem nos chamando atenção nos últimos dias depois de uma postagem do nosso amigo Elton Alves da Silva - ou seja, Pebinha Alves Produções Silva, ex- vereador e ex- candidato a vice- prefeito de Jucuruçu, Pebinha Alves, é morador de Farinha Lavada no sítio Santa Luzia próximo a cachoeira aonde acontece o tradicional piquenique. a 43 KM  da sede do município de Jucuruçu. 

Então no dia 11 de dezembro, o nosso amigo Pebinha Alves, postou uns vídeos e fotos de um abacaxi de uma espécie tanto quanto muito estranho e aquelas imagens nos chamou muito atenção porque até então nunca tinha vista daquele abacaxi, peguei a foto e mandei para alguns produtores rurais para saber se eles conheciam aquela espécie de abacaxi, mas infelizmente ninguém conhecia e nem sabia que qualidade era aquele abacaxi ai começamos fazer pesquisa na internet do tal abacaxi e para a nossa surpresa nem na internet encontramos a resposta exata.

Em seguida entramos em contato com o próprio Pebinha Alves, e fizemos uma entrevista com ele para nos contar a história dessa fruta tão diferenciada.     

Jucurunet: Qual é a espécie desse abacaxi? R: Amigo não sei, estou tentando descobrir.  

Jucurunet: Tem quanto tempo que você plantou a muda dele? R: Mais ou menos uns 12 anos.  

Jucurunet: Como você conheceu essa espécie de abacaxi? R: Conheci numa viagem pra o município de Guaratinga, aí passa numa casa do parente de um amigo meu, vi uma touceira, que mim chamou muita atenção. Foi aí que pedir uma muda. 

Jucurunet: O sabor dele é igual do outro tradicional? R: Sim o sabor e o mesmo.  

Jucurunet: Você tem o plantio dele por beleza, ou por que ele é mais gostoso que o outro. É para comercializar ou pelo o fato dele ser diferente? R: Tenho por ambos, também por que ele é apropriado pra suco, por sinal muito saboroso. Não comercializo por enquanto só por que acho bonito e também aproveito pra fazer suco!   

Jucurunet: Alguém já lhe procurou muda dele, ou você ainda não tem muda dele? 

R: Mais de 100 pessoas já mim procuraram, mas infelizmente não posso atender todos, pois essa espécie e diferenciada, não tem muda igual os outros comuns, esse tipo dar pouquíssimas mudas, ao redor da touceira. Ainda tenho umas 5 mudas. As poucas que dar nunca vendi. 

Jucurunet: E se tem como você vai vender? R: Estou pensando aumentar o plantio pra no futuro vender.  

Jucurunet: Você sabe explicar se tem mais alguém de nossa região que tem plantio dessa espécie?  R: Acredito que só eu tenho, pois nunca vi e nem ouvi falar que outras pessoas têm. A não ser alguns aqui perto que dei a muda. 

Jucurunet: Seu plantio dele é grande ou médio? R: Pequeno, tenho umas 5 touceiras. 

Jucurunet: Tem algum segredo para o cultivo dessa espécie de abacaxi? R Tem não, é normal igual os outros comuns mesmo. A diferença que ele não dar muitas mudas, igual os comuns, como eu disse anteriormente. 

Jucurunet: De onde você conseguiu a muda desse abacaxi será que ainda tem mais para vender? R: Como eu disse, anteriormente, foi no município de Guaratinga, muitos anos atrás. Infelizmente tive informação que lá não existe mais.

  

Deixamos o espaço aqui se alguém sabe ou conhece a verdadeira espécie desse abacaxi pode entrar em contato com a nossa redação através do whatsapp (73) - 981647431

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Rua principal de Jucuruçu - Bahia, 3 de março de 2024.

Jucuruçu - Bahia. Pedaço bom do Brasil.