Aparecer

Aparecer

“Quem tem telhado de vidro não atira pedra no do vizinho”

“Quem tem telhado de vidro não atira pedra no do vizinho”

SÍTIO RIVERSIDE RANCH, UM SONHO REALIZADO COM MUITO SACRIFÍCIO E LUTA, A HISTÓRIA DE OZILENE HERLAN

Siga-nos no instagram

segunda-feira, 29 de maio de 2023

CONSTRUIR está na lista de Consórcios Públicos habilitados a receber apoio para concessões de manejo de resíduos sólidos urbanos


Está disponível o resultado do Chamamento Público conjunto SEPPI/CC-PR, CAIXA e BNDES nº 01/2022, com a lista dos consórcios públicos intermunicipais habilitados a receberem apoio do Governo Federal, por meio do Fundo de Estruturação de Projetos (FEP_CAIXA) e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para estruturar projetos de concessões de serviços de manejo de Resíduos Sólidos Urbanos (RSU). 

Dentre 86 arranjos regionais inscritos, incluindo consórcios públicos e microrregiões, 39 foram habilitados para atendimento, totalizando 511 municípios em quatorze estados – Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Pará, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Rondônia, Sergipe e São Paulo. 

Conheça a lista dos consórcios habilitados, que serão convocados conforme ordem de classificação e disponibilidade de recursos federais do FEP e do BNDES. 

Critérios 

Foram consideradas elegíveis as propostas de consórcios públicos legalmente constituídas que atendessem até 40 municípios e pelo menos 150 mil habitantes. 

Os Governos estaduais, do Distrito Federal e os consórcios públicos puderam apresentar propostas, que também deveriam considerar o compromisso de cobrança pela prestação dos serviços após a estruturação da futura concessão. 

Para hierarquização das propostas habilitadas para atendimento, o processo priorizou as propostas que beneficiassem maior número de habitantes; que incluíssem municípios com cobrança de taxa ou tarifa já instituída; que registrassem maiores déficits na prestação do serviço e/ou que apresentassem Plano Municipal ou Plano Regional Integrado de Manejo de Resíduos Sólidos Urbanos aprovado. 

A aderência à regionalização proposta no Plano Estadual de Gestão Integrada de RSU, a obtenção de licenciamento ambiental prévio das estruturas de tratamento ou destinação final de RSU também foram critérios considerados para priorização. 

Serviços divisíveis 

O Chamamento Público nº 01/2022 foi publicado em 6 de dezembro último, com base na Resolução 50/2022 do Conselho de Participação no FEP, visando apoiar a estruturação de concessões das atividades de manejo de resíduos de origem domiciliar. 

Esse conjunto de atividades corresponde aos chamados “serviços divisíveis”, que abrangem a coleta, transbordo, transporte, triagem para reutilização ou reciclagem, tratamento e disposição final ambientalmente adequada. 

Todas as atividades necessárias à estruturação das concessões serão custeadas pela Secretaria Especial do Programa de Parcerias de Investimentos da Casa Civil (SPPI/CC-PR), com recursos alocados no Fundo FEP_CAIXA, e pelo BNDES. A Caixa Econômica Federal e o BNDES serão responsáveis pelos serviços de estruturação dos projetos e pela prestação de assessoramento técnico aos consórcios habilitados, incluindo a garantia da qualidade e da isenção dos estudos. 

A iniciativa atende a demanda do Ministério das Cidades (MCID) e conta com o apoio e a participação do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA). 

Solução inovadora 

A estruturação dos projetos ora selecionados procura dar continuidade ao apoio do Governo Federal a estruturação de concessões regionais de manejo de resíduos sólidos urbanos, iniciativa inovadora pela abrangência regional e pelos requisitos de sustentabilidade econômica e ambiental exigidos./focodenoticias/Ascom

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Rua principal de Jucuruçu - Bahia, 3 de março de 2024.

Jucuruçu - Bahia. Pedaço bom do Brasil.