Aparecer

Aparecer

“Quem tem telhado de vidro não atira pedra no do vizinho”

“Quem tem telhado de vidro não atira pedra no do vizinho”

Siga-nos no instagram

segunda-feira, 29 de abril de 2013

Prefeitura recupera estradas para melhorar o tráfego no interior de Itamaraju

A Prefeitura Municipal de Itamaraju deflagrou uma frente de trabalho no patrolamento das estradas rurais do município. São três máquinas patrolando as estradas, dois tratores reabrindo as vias e duas retroescavadeiras fazendo consertos em geral nas vicinais e abrindo canalizações, o que tem assegurado condições de tráfego nas vias de terra do município, gerado acessibilidade aos agricultores e aquecido aeconomia agrícola no escoamento dos produtos do campo.

   
Em alguns lugares as máquinas estão trabalhando em conjunto (patrol, retroescavadeira e caminhões). Atualmente estão sendo feitos trabalhos de patrolamento e encascalhamento de estradas da região do povoado de Itabrasil, em áreas que tinham grandes problemas na época das chuvas onde as águas não tinham para onde escoar e as máquinas ainda irão voltar a atender as regiões do Parque Nacional, Campo Alegre, São Paulinho, Pedra Bonita, Pirajá e Prata.

Recentemente o prefeito Manoel Pedro Rodrigues Soares, o “Pedro da Campineira” (PSD), adquiriu uma nova patrol e reformou uma outra, além de uma máquina que foi colocada em funcionando desde o início da sua administração. Então hoje são três máquinas modelo patrol, além de um trator que também foi reformado pelo governo municipal. Três equipes atendem todo o município que estão contribuindo muito para a recuperação das estradas vicinais. “Quando chovia as estradas ficavam cheios de água impedindo os carros de passarem, além do atoleiro que se formava e agora esse problema está praticamente resolvido na maioria das regiões rurais”, disse o prefeito.

Conforme o diretor municipal de obras Hélio Viera, o serviço tem patrolado, nivelado e encascalhado as áreas críticas das estradas que têm ficado menos estreitas e com novas tubulações de drenagem de água nas vias, o que facilita o tráfego e a visualização dos motoristas, além da limpeza de córregos e fontes poluídas. E visando a expansão econômica do município, todas as vias dos assentamentos agrários também foram e ainda estão sendo recuperadas. Tanto que recentemente se concluiu obras nas comunidades de São Marcos, Pixixica e Lapinha, onde os trechos mais críticos foram resolvidos com a construção de pontes, bueiros e encascalhamento que estendeu uma nova realidade ao escoamento agrícola.

Na região do córrego da Barriguda as máquinas já reabriram 26 quilômetros de estradas e abriram outros 15 quilômetros de novos acessos a pedido dos produtores rurais e posseiros de terras da região. Trechos que há 10 anos não recebiam manutenção por parte da Prefeitura Municipal e os moradores possuíam grandes dificuldades até para um carro buscar a produção agrícola das comunidades. "Na gestão do prefeito Pedro da Campineira as vicinais foram reabertas e vem sendo conservadas", informou Hélio Vieira.

Segundo o prefeito Pedro da Campineira, ele acompanha pessoalmente cada etapa dos serviços e zela por isso, considerando a grandeza do território rural de Itamaraju, onde orienta sua equipe nos serviços de ampliação das estradas e ordena alguns serviços extras como limpeza lateral, patrolamento, linhas de bueiros, aterros e revestimento primário.

“O povo precisa de muito pouco para que possa ter suas vidas favorecidas, bastando o gestor ter responsabilidade e direcionamento certo para as causas do município e, sobretudo, querer enxergar os problemas e as necessidades da comunidade. Cada região tem sua precisão e o gestor precisa ter esta capacidade de gerenciamento para promover estas ações para que todos ganhem com o progresso administrativo e o município se desenvolva e gere emprego e renda”, disse Pedro.

Lembra o prefeito Pedro da Campineira que as máquinas estão trabalhando intensamente aproveitando o máximo possível o período de estiagem com máquinas e homens nas linhas dos distritos para realizar serviços e obras necessárias para o benefício direto de milhares de famílias que dependem de boas estradas para desenvolver suas atividades agrícolas.“Quando se recupera ou se abre uma estrada, também se dá acesso às oportunidades. Inclusive o acesso à educação, porque antes os filhos destas famílias andavam quilômetros até chegar ao ponto do ônibus para levá-los à escola e hoje não, o ônibus já vem buscá-los até as vossas portas”, destaca o prefeito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Rua principal de Jucuruçu - Bahia, 3 de março de 2024.

Jucuruçu - Bahia. Pedaço bom do Brasil.