Aparecer

Aparecer

“Quem tem telhado de vidro não atira pedra no do vizinho”

“Quem tem telhado de vidro não atira pedra no do vizinho”

SÍTIO RIVERSIDE RANCH, UM SONHO REALIZADO COM MUITO SACRIFÍCIO E LUTA, A HISTÓRIA DE OZILENE HERLAN

Siga-nos no instagram

quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Vereadores aprovam Lei de Acesso à Informação em Itamaraju


Vereadores aprovam Lei de Acesso à Informação em Itamaraju

Os vereadores na sessão plenária da manhã desta terça-feira (26/08), da Câmara Municipal de Itamaraju, sob a presidência do vereador Rubens Cleudes de Jesus Neves, o “Rubens do Hospital” (PR), aprovaram o Projeto de Lei nº 0012/2014, de autoria do Poder Executivo Municipal que atende a Lei Lederal nº 12.527 de 18 de novembro de 2011, que regula o acesso a informações previsto no inciso XXXIII do artigo 5º, no inciso II do § 3º do artigo 37 e no § 2º do artigo 216 da Constituição Federal; altera a Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990; revoga a Lei nº 11.111, de 5 de maio de 2005, e dispositivos da Lei nº 8.159, de 8 de janeiro de 1991 e dá outras providências.

Segundo o presidente da Câmara Municipal, vereador Rubens do Hospital, os procedimentos previstos nesta Lei aprovada pelos vereadores destinam-se a assegurar o direito fundamental de acesso à informação e traz a observância da publicidade como preceito geral e do sigilo como exceção, obriga a divulgação de informações de interesse público, independentemente de solicitações, a utilização de meios de comunicação viabilizados pela tecnologia da informação, fomento ao desenvolvimento da cultura de transparência na administração pública, desenvolvimento do controle social da administração pública. E exige da gestão e de qualquer entidade social, transparência na informação, propiciando amplo acesso a ela e sua divulgação, inclusive com orientação sobre os procedimentos para a consecução de acesso, bem como sobre o local onde poderá ser encontrada ou obtida a informação almejada.  

sobd1

“Se é dever da União e do Estado, é dever mais ainda do município e autarquias públicas garantir o direito de acesso à informação, que será franqueada, mediante procedimentos objetivos e ágeis, de forma transparente, clara e em linguagem de fácil compreensão. Cabe qualquer órgão público, seja uma associação ou uma Prefeitura, proteção da informação, garantindo-se sua disponibilidade, autenticidade e integridade. Contudo, devem-se observar a proteção da informação sigilosa e da informação pessoal, observada a sua disponibilidade, autenticidade, integridade e eventual restrição de acesso e, o acesso à informação de que trata esta Lei compreende, entre outros, os direitos de obter. Até porque, o tratamento das informações pessoais deve ser feito de forma transparente e com respeito à intimidade, vida privada, honra e imagem das pessoas, bem como às liberdades e garantias individuais”, ressalta o presidente Rubens do Hospital.

Os vereadores ainda aprovaram o Projeto de Lei nº 0014/2014, oriundo do Poder Executivo Municipal, que faz doação de um terreno para a Associação de Moradores do bairro Bela Vista, na zona leste da cidade, na Rua Filândia, esquina com a rua Montes Claros, medindo 22,70 metros de frente e 32,70 metros de fundos, com área total de 742,29m². A Associação de Moradores do bairro Bela Vista tem 2 anos contando da data da sanção do prefeito, para iniciar a construção da sua sede própria e caso não atenda o dispositivo da Lei Municipal, o terreno é automaticamente devolvido para o município.

sobd

O vereador Mazurkiewicz de Oliveira Ribeiro, o “Mazuk Ribeiro” (PV), apresentou proposições legislativas solicitando ao Poder Executivo Municipal, obras de construção de duas praças públicas com jardim, parque infantil e área de lazer para crianças, adultos e idosos numa área do Caminho-II, na BNH-I, na conhecida área das Mangueiras. Um mesmo projeto foi solicitado pelo vereador Mazuk Ribeiro para uma área da parte alta do BNH-I, na transversal com a Rua Manoel Elias Ribeiro. Já o vereador Almerindo Oliveira do Nascimento, o “Irmão Almerindo” (PSC), endossou indicações já aprovadas e propostas pelo vereador Mazuk Ribeiro que requer da Prefeitura Municipal, obras de calçamento para a Rua Medeiros Neto e para parte baixa da Rua Presidente Kennedy, no centro de Itamaraju.

O vereador José Antônio Sousa Portugal (PT), levantou a discussão e pediu celeridade do prefeito de Itamaraju na contrapartida do município para que a cidade venha realmente a ganhar o campus regional do IFBA – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia. E alertou ao dizer se não haver uma maior agilidade no cumprimento da parceria, haverá o risco de se perder a unidade para outra cidade. Já os vereadores Paulo Vitor Moreira Costa (PT), Osvaldo Silveira Rocha, o “Valzão” (PT), Francisco Carlos Barbosa da Silva, o “Chico do Hotel” (PP) e Almerindo Oliveira do Nascimento, o “Irmão Almerindo” (PSC), reivindicaram e alertaram para a necessidade do município construir uma estrutura para um novo cemitério em Itamaraju. (Por Athylla Borborema)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Rua principal de Jucuruçu - Bahia, 3 de março de 2024.

Jucuruçu - Bahia. Pedaço bom do Brasil.