Aparecer

Aparecer

Toda ajuda é bem vinda.

Siga-nos no instagram

terça-feira, 5 de janeiro de 2016

Raios matam 17 animais em Mundo; Adab orienta descarte




Raios matam 17 animais em Mundo; Adab orienta descarte


Dezessete animais morreram após serem atingidos por raios, na segunda-feira (5), em Mundo Novo, região do Piemonte do Paraguaçu. O incidente ocorreu por volta das 14 horas em ao menos três propriedades do distrito de Ibiaporã. Quinze cabeças estavam em uma única fazenda, segundo informações do blog Augusto Urgente. Além do prejuízo, a chuva acompanhada de relâmpagos e ventos provocou queda de energia e destelhou algumas casas. A previsão do tempo para a cidade nesta terça-feira é de dia nublado com pancadas de chuva e trovoadas isoladas, segundo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). 

A temperatura deve variar de 18º C a 38º C. O mau tempo em Mundo Novo deve durar até o fim de semana. A Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), por meio de nota à imprensa, orientou o descarte dos animais mortos. Segundo o informe, o diretor de Defesa Animal do órgão determinou que técnicos do escritório da agência em Mundo Novo inspecionassem a fazenda.

Leia o comunicado na íntegra: "O diretor de Defesa Animal da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), Rui Leal, determinou que técnicos do escritório da agência em Mundo Novo, a 292 quilômetros de Salvador, inspecionassem a fazenda no distrito de Ibiaporã, onde 15 cabeças de gado foram mortas por um raio, orientando o proprietário quanto ao descarte dos animais. De acordo com Rui, em casos como esse, a carne não deve ser consumida. 

"A orientação é que os animais sejam incinerados ou enterrados em valas com cal", diz o diretor de Defesa Animal da Adab, vinculada à Secretaria da Agricultura da Bahia (Seagri). Os técnicos da Adab também orientam os criadores quanto a fazer o aterramento correto das cercas para evitar que ao ser atingidas por raios a carga elétrica não se propague, atingindo os animais. "Não temos como evitar os raios, mas podemos minimizar o perigo e as consequências", diz Rui Leal. A morte dos animais ocorreu na tarde dessa segunda-feira (4), quando a região de Mundo Novo foi atingida por um temporal, com ventos fortes, relâmpagos e trovões." (Atualizado às 13h)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Rua principal de Jucuruçu - Bahia, 3 de março de 2024.

Jucuruçu - Bahia. Pedaço bom do Brasil.